Google Analytics para iniciantes: como pode te ajudar?
Google Analytics para iniciantes: como pode te ajudar?

Google Analytics para iniciantes: como pode te ajudar?

Ter um guia em mãos do Google Analytics para iniciantes é essencial, visto que a ferramenta pode oferecer informações valiosas sobre a performance de um site. Por mais que o seu uso pareça um pouco complexo, a análise de suas métricas é fundamental para o sucesso de um site.

Com o Google Analytics, você pode tomar decisões baseadas em estatísticas detalhadas e otimizar estratégias para melhorar o desempenho do seu site ou blog. Instruir como funciona o Google Analytics para iniciantes é o primeiro passo para poder identificar pontos de melhoria.

Como o Google Analytics pode te ajudar?

O Google Analytics é uma plataforma gratuita que pode auxiliar indivíduos e empresas de diferentes portes e setores a obter sucesso online. Portanto, entender os principais aspectos sobre a ferramenta é o primeiro passo para alcançar metas e conquistar seu público-alvo. No geral, ele dispõe de informações que englobam:

  • Taxa de rejeição: indica a porcentagem de usuários que deixa o site após acessar uma página e não interage mais;
  • Visualizações em tempo real: número de pessoas que estão acessando o site no momento;
  • Páginas mais visitadas: informa quais são as páginas mais visitadas do blog ou site e permite um melhor entendimento sobre as preferências de conteúdo, serviço ou produto do seu público;
  • Dispositivos: métrica para descobrir de quais dispositivos sua página online é acessada. Normalmente o maior número de acessos de um website provém de smartphones;
  • Número de usuários: corresponde ao volume total de visitas recebidas. A métrica possibilita que o usuário visualize os números com base no dia, semana, últimos 12 meses ou personalize conforme suas preferências;
  • Visitas ou sessões: apresenta o número de visitantes do site e são contabilizadas a cada novo acesso, mesmo que o usuário acesse mais de uma vez;
  • Duração das sessões: se refere ao tempo que as pessoas passam em um website e indicam se será necessário otimizar o conteúdo para melhorar esse aspecto, caso necessário.

É essencial aproveitar os insights fornecidos pelo Google Analytics para iniciantes e pessoas que já o utilizam. Vale lembrar que a plataforma está sempre em evolução e se informar sobre suas atualizações é indispensável para se reinventar no universo competitivo do e-commerce e dos blogs.

Como usar o Google Analytics da maneira correta?

Com o grande número de gráficos e informações, pode ser difícil para Google Analytics para iniciantes utilizá-los de maneira efetiva. Antes de começar a usar, é necessário realizar as etapas de configuração que compreende:

  1. Criar uma conta no Google Analytics;
  2. Instalar o código de acompanhamento;
  3. Configurar a vista da propriedade e gerenciamento de usuários.

Após configurar a conta, você pode começar a analisar as estatísticas e contabilizar as conversões. Ao fazer login, você terá acesso a algumas informações importantes como o número de visitantes, conversões, novos visitantes, visualizações por página, localizações dos usuários, sessões e outros.

Cada uma dessas informações contribuem para encontrar padrões de comportamento dos leitores e consumidores, além da eficácia do conteúdo. Não esqueça de verificar o desempenho diário do seu site.

Google Analytics para iniciantes é algo simples?

À primeira vista, o Google Analytics para iniciantes pode parecer algo confuso. No entanto, ao explorar a plataforma de maneira mais aprofundada e realizar análises diariamente, a ação se tornará cada vez mais simples. Ao utilizar o Analytics, não esqueça de considerar as seguintes dicas: 

  • Velocidade do site: confira o tempo de carregamento do seu site para melhorar a experiência dos internautas;
  • Relatórios em tempo real: informações valiosas em tempo real da audiência que inclui região, palavras-chave, páginas mais acessadas, dispositivo onde foi acessado e outros;
  • Monitoramento de campanha: permite o acompanhamento de campanhas de marketing e número de visitas, além de auxiliar no controle de links de sites de terceiros;
  • Configurações de metas: tem como função a definição de objetivos de negócio conforme suas metas;
  • Busca do site: pessoas que realizam buscas diretamente no site estão mais aptas a realizar uma compra ou engajar.

Embora seja uma ferramenta completa, o uso do Google Analytics para iniciantes pode ser simplificado ao se concentrar nas principais métricas visíveis na página inicial. Mas vale ressaltar que é essencial colocar em prática algumas ações para elevar o alcance da sua página online.

Como funciona o Google Analytics?

O Google Analytics é o serviço gratuito de mensuração de resultados mais utilizado do mundo. A principal função do recurso é a coleta de dados de aplicativos e sites para entender o comportamento do público-alvo.

Como funciona o Google Analytics?
Fonte/Reprodução: original.

A coleta de análise de dados é uma ação muito importante, pois contribui para o crescimento de negócios online, tendo em vista a sua capacidade de mensuração da performance de marketing e outros fatores.

Ele dispõe de meios avançados com a integração de outras plataformas que incluem o Google AdSense, Google Search Console, Ad Manager e outros, além da segmentação de público e acompanhamento em tempo real.

Vantagens de usar o Google Analytics

O Google Analytics tem como principal vantagem a capacidade de medir os resultados de um website, que podem ser mensurados por meio de tráfego orgânico, tráfego pago, SEO, campanhas de e-mail marketing e outros.

Vantagens de usar o Google Analytics
Fonte/Reprodução: original.

Esse processo é realizado por meio de métricas e relatórios precisos que identificam as fontes de tráfego que obtiveram um maior retorno e as que precisam ser aprimoradas para melhorar o alcance. As principais vantagens de usar o Google Analytics para iniciantes e profissionais de marketing incluem:

Insights inteligentes

Proprietários de negócios e blogueiros podem obter insights inteligentes através da análise dos seus resultados. Um exemplo inclui os clientes mais propícios a realizar ou desistir de uma compra.

Sazonalidades

As sazonalidades do ano, como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e outros, podem elevar os acessos de um blog ou site. Além disso, também é possível descobrir períodos onde os clientes mais consomem de um produto ou serviço.

No caso do blog, por exemplo, no período do natal as pessoas costumam fazer pesquisas de ideias de presentes para amigo secreto. Isso significa que esse tipo de postagem obterá mais acessos durante essa época em específico.

Possibilidade de experiências A/B

Existe a possibilidade de realizar teste A/B com os relatórios provenientes do Google Analytics. Para isso, basta criar diferentes landing pages e averiguar qual comunicação e layout serão mais eficientes.

Relatórios personalizados

Para aperfeiçoar suas estratégias de marketing, crie relatórios personalizados. Elas podem fornecer informações detalhadas para identificar oportunidades. Você pode optar pelo acompanhamento mensal ou semanal.

Isso facilita a definição de metas e o desenvolvimento de métodos e técnicas competentes para gerar fluxo de visitas qualificadas na página. Acessos qualificados implicam em uma maior taxa de conversão e lucratividade.

Insights relacionados aos resultados

O serviço permite o uso de insights para melhorar o desempenho das campanhas de marketing. Incorpore o Google Ads, Search Ads 360, Google Search Console e outros para a otimização do ROI. 

Configurações de metas

As configurações de metas tem como objetivo a mensuração de conversões geradas, que podem ser de diferentes origens, como a visualização de vídeo, tempo de visita, preenchimento de formulário ou a visualização de várias páginas.

Essa é uma excelente oportunidade para encontrar brechas para acrescentar estratégias de otimização. Com o alcance de uma meta, prepare-se para traçar novas para crescer ainda mais, independente da competitividade do cenário em que está inserido.

Melhora de ROI com marketing

Um bom marketing em conjunto do uso de relatório de dados exatos, é indispensável para aplicar esforços nos lugares certos. Nesse contexto, pode-se dizer que o marketing por si só não é o suficiente para melhorar o número de conversões e visitações.

O Google Analytics para iniciantes pode ajudar gestores de empresas, empresários e proprietários de blog a direcionar suas técnicas de publicidade de modo assertivo. Para isso, é necessário analisar as principais métricas para detectar padrões de comportamento. Continue acompanhando o Jornal do Marketing para obter mais dicas para seu crescimento online!