Como Implementar uma Estratégia de SEO Local para o seu E-commerce

Sumário

Posts relacionados

Como Implementar uma Estratégia de SEO Local para o seu E-commerce

Como Implementar uma Estratégia de SEO Local para o seu E-commerce

Se você atua com E-commerce numa determinada região precisa conhecer a estratégia de SEO local para ter destaque no imenso tráfego online de produtos e serviços! O SEO local vai mais a fundo nas otimizações para mecanismos de busca, consegue posicionar o seu e-commerce na primeira página do Google e entregar exatamente o que o consumidor quer, o que é ótimo para você que tem uma loja física ou ponto de venda poder aplicar no seu site e mostrar onde está localizado.

Sabemos que hoje o consumidor está mais exigente e específico na hora de procurar na internet um termo ou estabelecimento. Ele precisa e quer comprar o melhor produto, chegar o mais rápido, ir no local mais próximo, e para encontrar faz pesquisas como “pizzarias no centro de São Paulo”, “posto mais próximo da Rua tal”. Portanto, vamos conhecer tudo a respeito do SEO local, vantagens e dicas para o seu negócio. Confira essa leitura!

O que é o SEO local?

O SEO local é um conjunto de estratégias baseado nas técnicas do SEO para posicionar um e-commerce na web (entre os resultados do Google e Bing), durante uma pesquisa do consumidor por produto ou serviço específicos. Assim como nos mecanismos de busca tradicionais, ele serve para que a pessoa identifique um estabelecimento próximo, conforme o que precisa.

O que é o SEO local
Fonte/Reprodução: original

Como o SEO local utiliza os mesmos critérios já conhecidos, é possível encontrar não apenas o endereço, mas também o site, um aplicativo, ou até mesmo um conteúdo de posts e blogs. Hoje, com muitos negócios atendendo tanto online como offline, há uma preferência por procurar um serviço que seja rápido, sendo a procura por um ponto de venda físico a mais comum.

Porém, o SEO local é mais usado por empresas que pretendem ser achadas fisicamente, que atuam localmente, seja a sede da loja ou pontos de venda e agências representantes. Portanto, o sistema de SEO local utiliza a geolocalização do negócio e da pessoa que solicitou a busca. Ele irá reconhecer a localização de ambos e fazer com que mais pessoas próximas conheçam a sua loja e marca.

Vantagens do SEO local

Uma forma de entender melhor como o SEO local funciona para empreendedores e consumidores, é saber que este recurso fornece todos os dados possíveis para a melhor experiência do cliente. Essa é a principal vantagem do SEO local, pois o usuário irá conseguir encontrar o que precisa dentro da sua realidade de gastos para se deslocar numa distância maior. As vantagens do SEO local são:

  • Maior visibilidade da empresa;
  • Autoridade em seu bairro, cidade e país;
  • Ajuda na localização precisa;
  • Te dá destaque em seu círculo de referência e entre a concorrência;
  • Garante experiência rápida e satisfatória para o cliente;
  • Aumenta o público do seu negócio;
  • Ser uma preferência para o cliente que gasta com taxas de entrega.

Aqui, as técnicas de SEO são o segredo para a otimização do espaço em que o consumidor está em relação ao tipo de necessidade, principalmente para pesquisas com a expressão “perto de mim”. Esse é um tipo de busca que amplia a visão de um vizinho da loja, por exemplo, cuja existência ele nem sabia.

Quais são as principais estratégias do SEO local para e-commerce?

Deseja que seu e-commerce apareça nas principais listas de busca do Google e outros? Você pode aproveitar as vantagens do SEO local ao utilizar o recurso de algumas plataformas, saber qual a palavra-chave que seu público mais utiliza e outros fatores de ranqueamento.

Quais são as principais estratégias do SEO local para e-commerce
Fonte/Reprodução: original

Logo abaixo você confere todas essas estratégias do SEO local antes de implementar:

Proximidade do usuário

O SEO local funciona a partir do algoritmo do Google e de critérios como a proximidade, o mais importante deles, pois ele filtra na localização não somente a região em que o consumidor está, mas também a questão da distância. As pessoas preferem ir a um ponto mais próximo, a um local que tenha mais destaque em comparação com outros na cidade.

Mesmo que o usuário faça uma pesquisa curta, colocando apenas um nome e a cidade, o buscador do Google irá fazer sua pesquisa conforme a geolocalização. Perceba que o SEO local ajuda tanto numa pesquisa mais elaborada quanto numa pesquisa mais simples.

Popularidade e relevância

A popularidade e a relevância são também dois termos estratégicos para o SEO local e o Google pode avaliar antes de apresentar ao consumidor. Apesar do fato que a popularidade pode não ser tão aproveitada para as pequenas e médias empresas com pouco tempo de atuação, quando existem outras já populares no mercado.

Contudo, o Google não avalia apenas se uma loja é popular. Ele avalia se a loja tem relevância para o público, como se as informações que ela fornece são verdadeiras e batem com o que os clientes procuram, se há postagens e conteúdos, etc. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta online para sua estratégia de SEO local que registra o seu negócio e publica as informações dele tais como o endereço, telefone e WhatsApp, o site, horário de funcionamento, fotos. Assim, quando uma pessoa interessada pesquisa pelo nome de um comércio, o Google mostra tudo sobre ele. Já quando o usuário pesquisa por um produto ou local, aparecerá uma lista com as principais lojas por perto.

Essa dica de como usar o SEO local ajuda a atrair os consumidores que moram perto ou estão na região, bem como a mostrar para o público geral que existe um estabelecimento reconhecido pelo Google, que por sua vez compartilha tudo o que você precisa para saber se é o que procura. Ele facilita mais por conta das categorias em que o seu comércio fica cadastrado.

5 dicas para implementar o SEO local no e-commerce

Não bastando entender o que é o SEO local e como funciona, veja que é importante ter uma visão melhor de como aplicar a estratégia no seu negócio. Hoje, as pesquisas incluem detalhes, as pessoas especificam a sua necessidade, e após verem as opções de comércio, decidem o melhor. Mas para ter destaque, aqui selecionamos as 5 dicas para implementar o SEO local no e-commerce e ter um bom ranqueamento no Google:

1. Abrir sua conta no Google Meu Negócio

O primeiro passo é fazer um cadastro no Google Meu Negócio (Google My Business), pois é a melhor estratégia relacionada ao SEO local de um e-commerce. Além disso, é a forma mais simples e eficaz. Por isso, se você ainda não tem um cadastro nessa plataforma, indicamos fazer agora mesmo.

É importante que o comerciante faça postagens, inclusive a opção de fazer reservas ou agendamentos, se for um restaurante ou outro atendimento ao público. Outra opção é colocar um espaço para os clientes deixarem sua impressão, reviews e nota da loja.

2. Usar palavras-chave 

Se você já faz estratégias de marketing de conteúdo direcionados ao e-commerce para o seu site ou blog, é imprescindível fazer uma busca por palavras-chave relevantes sobre o que você vende. Para isso, conheça melhor o seu público e o que cada um digita ao pesquisar o produto ou serviço. 

Descubra qual o termo os consumidores mais utilizam entre “loja de decoração festiva” e “loja de itens para festa”, sendo que você ainda pode usar variações dessa palavra-chave, com o nome de um tem específico (balão de aniversário, forro de mesa, velas para bolo, etc).

É muito importante montar um texto ou descrição dos produtos com o que é exatamente buscado, sendo necessário, às vezes, montar palavra-chave Long Tail. Isso ajuda o buscador a identificar mais rápido, sendo mais fácil aparecer no ranking e diminui a concorrência para o seu e-commerce.

3. Escolha as categorias certas

Ao entrar para o Google Meu Negócio, é importante se destacar. Você pode conseguir isso ao configurar o seu perfil comercial para aparecer com o nome que você deseja ser conhecido e juntamente com isso escolher a categoria certa que se encaixa seu negócio. Isso mostra ao Google qual é o tipo de empresa e lança o algoritmo para direcioná-la nos resultados de busca.

Geralmente, o que mais chamará a atenção é a categoria principal da sua empresa, pois será o mais relevante para conectar você ao seu público. Assim como no exemplo de uma pizzaria, sendo que a pesquisa mostrará apenas os estabelecimentos que comercializam pizzas e, no máximo, um restaurante italiano. Se você possui um salão de festas, não escolha apenas a categoria “salão”, sendo provável o seu público encontrar pelo termo completo “salão de festas”. 

Portanto, se atente quanto às categorias de departamento e o recurso do Google Meu Negócio para incluir especificações do comércio, pois pode confundir os consumidores. Ou seja, se o seu salão de festas possui uma lanchonete interna, não adicione a opção “Lanchonete” no mesmo cadastro.

4. Poste fotos do seu comércio

Ainda na página do Google Meu Negócio, você pode otimizar os mecanismos de busca com o SEO local do e-commerce. Ao se cadastrar nas categorias certas, publique também fotos da sua localização, dos produtos, ou da equipe responsável pela prestação de serviço. Pode ser um ponto a mais se postar fotos dos clientes conforme permissão deles. Isso contribui para conferir credibilidade a sua empresa e e-commerce.

Além disso, servem como um bom sinal de que o comércio possui localização local para o consumidor que não conhece a região. Adicione, se possível, vídeos que mostram melhor o espaço, sendo necessário seguir as diretrizes do Google. Mais dicas de fotos e vídeos para o SEO local do e-commerce no Google Meu Negócio são o logotipo, uma foto que fique na capa do perfil e imagens que mostram as características dos produtos, além de um pouco da rotina e o que a empresa faz.

5. Peça avaliações dos clientes e as publique

As avaliações e reviews são importantes para que o SEO local mostre às pessoas interessadas no seu produto ou serviço se vale a pena ou não tomar a decisão da compra. Elas levam em consideração também as impressões de quem consumiu da loja. Conforme o Google, as reviews positivas de clientes melhoram a visibilidade da empresa.

Para conseguir conquistar o público e o Google, o principal é, obviamente, oferecer atendimento, serviço e produtos de qualidade. Assim que a reação for boa, peça para que o cliente acesse a Pesquisa Google ou o Google Maps, ou faça uma busca direta do nome da empresa, bastando clicar para deixar um comentário e avaliação. Entre os consumidores online o mais comum é ler os comentários antes de adquirir o que é vendido no local. 

Usar o SEO local precisa ser focado na melhor experiência do cliente, não apenas para ser encontrado através das palavras-chave certas ou da categoria e tipo de empresa você tem.

Com isso, a melhor estratégia para conquistar boas avaliações e aumentar o seu SEO local de e-commerce é realmente aproveitar todos os benefícios e recursos do Google Meu Negócio.

Mantenha sua página sempre atualizada sobre as informações de endereço, contato, fotos e vídeos dos produtos, bem como o conteúdo das descrições. Aprenda mais a ser competitivo nos mecanismos de busca do Google, seja com o SEO local e outras estratégias para e-commerce, aqui no site Jornal do Marketing!