À medida que nos aprofundamos sobre como fazer análise de dados, podemos estabelecer uma base para entender como alcançar o público-alvo. Seja um proprietário de site, empresário ou possui um blog, compreender como é feita uma análise de dados de maneira adequada é fundamental.
Em um mercado competitivo repleto de sites, blogs e plataformas de e-commerce, é fundamental desenvolver estratégias eficientes para atingir um público qualificado. Nesse sentido, analisar métricas e entender como fazer análise de dados e como funcionam pode ser o primeiro passo para o crescimento do seu negócio.
Defina o objetivo da análise
Antes de iniciar o processo de como fazer análise de dados, defina o objetivo da análise. Ao fazer isso, você pode direcionar seus esforços e recursos nos locais e para as pessoas certas.
Se você possui um blog e tem como objetivo aumentar o CPC (Custo por Clique), deve analisar dados para entender quais estratégias estão dando certo e quais não dão certo para maximizar seus ganhos com anúncios.
Ao definir objetivos, ficará por dentro de quais métricas deve analisar e tornar cada descoberta mais relevante para aplicar e implementar as estratégias de marketing nos locais certos.
Verifique a natureza dos seus dados
Verificar a natureza dos seus dados para melhorar a qualidade da sua análise é tão importante quanto entender como fazer análise de dados. Os tipos de dados apontam diferentes questões, e por isso é essencial que entenda como cada uma delas funciona. Algumas das principais compreende:
- Análise descritiva: é feita a partir de resultados obtidos por meio de relatórios, segmentação de clientes, análise de negócios, avaliação de resultados e aplicação de métricas;
- Análise prescritiva: é a recomendação de uma situação potencialmente prevista;
- Análise preditiva: ainda que não seja capaz de prever um ocorrido, ele pode prever o que o que deve acontecer caso ocorram determinadas situações;
- Análise diagnóstica: tem como função encontrar relações de causa e efeito para que um entendimento seja compreendido.
Compreender como funcionam os principais tipos de análises de dados é crucial para entender como pode alcançar o crescimento do seu negócio ao utilizar algumas ferramentas específicas.
Adote ferramentas específicas
Além de compreender como fazer análise de dados, a escolha das ferramentas certas de análise de dados é fundamental, e pode ter um impacto significativo no que se refere aos insights valiosos e o desenvolvimento de estratégias para alcançar melhores resultados.
Essas ferramentas são cruciais para realizar uma análise de dados, e a melhor parte é que existem uma diversidade de opções para contribuir para que faça uma análise exata e sem erros.
Microsoft Power Bi
Para obter relatórios dinâmicos a Microsoft Power Bi é a ferramenta ideal e está entre as mais indicadas. Por meio dela é possível automatizar situações de rotina da empresa, como ajustes de dados e análises menos complexas.
Excel
Desde 1987 o Excel é uma ferramenta amplamente utilizada em diversos cenários. Ele possibilita o armazenamento de dados, criação de planilhas, cálculos e gráficos que podem garantir a confiabilidade de cada análise.
Google Analytics
Ferramenta mais conhecida por profissionais de marketing, proprietários de sites e blogs. O recurso gratuito fornece insights valiosos relacionados a campanhas, estratégias de marketing e diferentes informações sobre os usuários. A ferramenta é bastante intuitiva, e você pode aprender facilmente como fazer análise de dados por meio dela.
Analise os dados e crie hipóteses
Ao entender como fazer análise de dados e analisá-los, é crucial criar hipóteses para facilitar o processo. À medida que identificar novas oportunidades ou um possível problema, colete informações para realizar uma análise mais aprofundada sobre elas.
No entanto, é essencial comprovar cada hipótese através de ferramentas como folhas de verificação ou diagrama de causa e efeito. Ao passo que cria hipóteses, pode criar estratégias mais eficientes.
Compreender como fazer análise de dados é crucial para o crescimento da sua empresa ou negócio, quer seja no e-commerce ou possua um site ou blog e pretenda transformá-lo em sua principal fonte de renda. Para saber mais sobre análise de dados e outros assuntos, confira as nossas outras matérias no Jornal do Marketing e fique por dentro!