Conquistando seu Público-Alvo: Como Identificar, Entender e Engajar seus Clientes Ideais
Conquistando seu Público-Alvo: Como Identificar, Entender e Engajar seus Clientes Ideais

Conquistando seu Público-Alvo: Como Identificar, Entender e Engajar seus Clientes Ideais

O seu conteúdo, negócio ou serviço irá finalmente decolar quando você usar os recursos corretos de maneira assertiva, conquistando seu Público-Alvo. Mas este não é um processo fácil, pois o mercado é vasto e toda empresa deve procurar, no meio de outros consumidores, aqueles com perfil ideal para suas vendas. 

Se você quer atrair e engajar um público ideal para o seu negócio, precisa entender quem ele é, onde encontrá-lo e como se comunicar com ele. Assim, suas estratégias se tornarão mais assertivas, e com isso as possibilidades de crescimento da empresa e destaque no contexto comercial se potencializam.‌

O que é público-alvo e qual a sua importância para o marketing e a comunicação

Antes de continuar nosso guia de como se destacar no mercado, conquistando seu público-alvo, vamos definir o que é esta categoria de público, qual sua relevância para o negócio e como ele se comporta na realidade. 

Quando uma empresa é criada, ela necessariamente tem uma atividade-fim, que pode ser a produção de um produto ou a prestação de um serviço, por exemplo. Porém, independente do que seja, é a ela que a empresa se dedica, ou seja, é o que o negócio produz e como ele se torna rentável e sobrevive no mercado. 

O que é público-alvo e qual a sua importância para o marketing e a comunicação
Fonte/Reprodução: original.

Acontece que, toda atividade-fim precisa de um indivíduo que a consuma. Mesmo a mais genérica, como a prestação de serviços sanitários, por exemplo, tem um público específico que deve ser analisado e contatado conforme suas características individuais. 

No exemplo que definimos acima, é possível argumentar que o público-alvo seja a sociedade como um todo. No entanto, mesmo que a sociedade inteira seja beneficiada por esse serviço, não é sempre que ela precisa dele, e isso deve ser considerado para definir o seu público-alvo.

Ou seja, o público-alvo não é apenas um grupo qualquer que eventualmente pode precisar de um serviço ou produto. Na verdade, as condições nas quais aquele grupo está e suas características individuais o tornam mais ou menos adequado para consumir o seu produto ou serviço, bem como quando ele está disposto a comprar. 

Pautadas todas essas informações, podemos começar nosso guia, para você adotar estratégias que resultem em sua empresa conquistando seu público-alvo. Com isso, podemos definir como fatores para determinar o público-alvo os seguintes: 

  • O cliente ideal, seja de modo individual ou grupal; 
  • As condições que tornam os indivíduos clientes ideais; 
  • O momento em que um indivíduo se torna um público ideal. 

Tenha em mente todos os tópicos na hora de começar seus estudos de mercado, estratégias para conquistar seu público-alvo e outras ações para obter novos consumidores. 

É com esse público que a empresa deve tratar, conversar e se comunicar. O marketing deve mirar seus esforços para identificar onde está essa parcela de clientes e desenvolver os meios necessários para criar um relacionamento entre ela e a empresa.

Identificando seu Público-Alvo

Para que você siga conquistando seu público-alvo é preciso saber como identificá-lo. Só assim é possível concluir sua busca. Vamos entender como é este processo a fim de conseguir melhores resultados.

Analise sua atividade-fim

A atividade-fim é algo tão importante para a empresa, que analisando a mesma é possível identificar traços essenciais do seu público-alvo. Afinal, ela é feita para este público, e caso não tenha traços das necessidades que irá atender dele, pode até ser necessário mudar o curso dos seus negócios. 

Uma atividade fim só tem sentido — bem como toda empresa — quando tem alguém para atender. Sem isso está fadada ao fracasso. 

Verifique seus concorrentes

Exceto algumas atividades-fins muito específicas e distintas, é provável que hajam concorrentes no mercado que já exerçam a mesma atividade que sua empresa, ou seja, produzam o mesmo bem ou serviço. 

Você pode estudá-las para entender mais sobre qual seu público-alvo, pescando os traços dos seus clientes e qual público essa empresa atende. Caso não tenha empresas que realizam esse serviço próximo a você, pesquise ao longo da história e em outros lugares do mundo. 

Utilize os recursos digitais

As ferramentas digitais existem para serem utilizadas, e são tão versáteis que podem te auxiliar a encontrar seu público-alvo. 

Certas ferramentas são utilizadas de modo indireto, outras podem te dizer literalmente quem compõem o seu público, como as empresas de Big Data que realizam prospecção e qualificação de leads. Contratá-las é uma excelente estratégia. 

O público-alvo e sua relevância no planejamento de marketing

Como mencionamos, o marketing deve conversar com o público-alvo e criar uma relação sólida e saudável. Entre todos os motivos para o sucesso da empresa, este é um dos mais preponderantes.

Toda empresa deve ter ideia de quem é o público-alvo de sua atividade-fim, porém no caso da equipe de marketing essa definição é uma obrigação, visto que é essencial para o bom desenvolvimento de sua função. Afinal, é com esse público que o marketing quer conversar, e toda atividade da equipe será definida com base em suas características.  

Passos para identificar o público-alvo de seu negócio ou projeto

Vamos ao passo a passo para identificar o seu público-alvo, e como criar as bases para uma relação duradoura com seus consumidores.

Crie e entenda a persona do seu negócio

Uma persona é um “personagem fictício” daquele que seria seu cliente ideal. Com todos seus traços de personalidade, gostos, idade, e com todas as informações que um personagem pode ter. Para evitar qualquer confusão é necessário deixar claro: persona não é — exatamente — público-alvo. 

A persona é o seu cliente enquanto pessoa individual, já o público-alvo é uma parcela muito mais abrangente no mercado. Mas isso não quer dizer que ambos os termos não estejam conectados. Ao contrário, os termos têm conexão e podem auxiliar a entender o outro. 

Por isso, é necessário, sim, ter uma persona diante do seu negócio, para que você tenha mais consciência de como seu público-alvo se comporta na realidade. Isso irá te auxiliar nos próximos passos. 

Crie uma forma de comunicação ideal

Se o seu cliente pode ser identificado em sua individualidade ideal, a comunicação para falar com ele também. Então, seja imaginativo, e crie uma forma de comunicação perfeita para se abordar a persona que definiu.

É necessário entender os gatilhos que acionam os seus interesses, as principais palavras-chave que chamam a atenção e qual sua linha de comunicação, que abrange o que ele gosta de falar e como gosta de falar. 

Utilize meios para alcançar o público-alvo

Além do conteúdo ser voltado para o seu público-alvo, é necessário utilizar uma forma de comunicação que atinja essas pessoas, e aqui vale tudo. Como exemplo, podemos citar:

  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Anúncios na Internet e TV; 
  • Campanhas de marketing;
  • Virais;
  • Outdoors; 
  • Newsletter; 
  • Página na web. 

Tudo isso são formas de comunicação que visam expandir o alcance do seu marketing e conseguir pescar os seus clientes em potencial, mesmo os mais distantes. 

O que é segmentação de mercado e suas variáveis?

A segmentação de mercado é um conceito essencial para te auxiliar a continuar conquistando seu público-alvo. O mercado tem divisões, e o público-alvo prova isso. Afinal, os clientes ideais de uma loja de automóveis são diferentes de uma loja de doces, por exemplo. Essa é uma divisão óbvia e clara do mercado.

O que é segmentação de mercado e suas variáveis?
Fonte/Reprodução: original.

Uma divisão que não é tão clara assim, é a diferença entre o público-alvo de uma doceria, e os diferentes segmentos que esse mercado tem. Ou seja, há aqueles clientes de docerias, que consomem produtos tradicionais e outros que preferem doces artesanais ou com restrição a alguns ingredientes. 

Todos oferecem oportunidades de mercado diferentes que um serviço ou produto pode tomar como base para ser criado. Isso é segmentação de mercado, uma variável que permite um estudo mais objetivo sobre seu público-alvo. 

Entendendo as Necessidades e Preferências do Público-Alvo

É óbvio que seu público-alvo tem necessidades e preferências. Afinal, são pessoas que também sofrem com as tendências do mercado e até mesmo com as mudanças que ocorrem na sociedade. 

‌Essas mudanças, inclusive, alteram de maneira direta a percepção do seu público-alvo e dos seus clientes ideais. Por isso, estar a par das principais tendências é essencial para qualquer equipe de marketing e para a empresa de forma geral. 

Como fazer pesquisa de mercado e coleta de informações?

A pesquisa de mercado é uma forma de entender de maneira completa quem é o seu cliente ideal. Assim, para seguir com o crescimento da empresa, conquistando seu público-alvo, ter uma boa estratégia de pesquisa de mercado se torna essencial. 

Há diferentes métodos para esta pesquisa ser feita, e iremos definir quais os caminhos essenciais para realizá-la:

  • Forme metas: tenha metas bem definidas para o seu público-alvo, entendendo onde sua empresa quer chegar antes de dar o primeiro passo. Mas atenção! Seja razoável e tenha metas realistas; 
  • Entenda onde procurar: aqui as dicas que já demos sobre como identificar o público-alvo se tornam muito úteis. Saiba com quem buscar as informações sobre esses consumidores; 
  • Colete dados: não subestime o poder da informação. Anote tudo o que seja relevante a respeito do público-alvo e das suas investigações e pesquisa de mercado; 
  • Faça uma análise dos seus concorrentes: veja se os seus resultados deles mostram que as estratégias funcionam. Esse passo é muito relevante, já que você pode testar suas conclusões observando seus concorrentes;
  • Faça um balanço dos resultados: após analisar seus concorrentes, você estará mais capacitado a estudar os resultados e ponderar se o que concluiu com a coleta de dados foi correto. 

Com essa pesquisa, sem dúvidas você terá melhores oportunidades para conquistar seus clientes ideais.

Entenda o que é análise de comportamento, necessidades e desejos

A análise de comportamento é um dos primeiros passos para entender o que é a persona do público-alvo. Ou seja, é um modo e conjunto de práticas de análise que saem do campo teórico para o campo prático. Com isso, é possível identificar o comportamento dos seus consumidores e leads, e até mesmo prever como irão reagir de acordo com uma campanha de marketing ou inovação da empresa.

Estratégias para Engajar e Fidelizar seu Público-Alvo

Por fim, vamos falar sobre formas de otimizar e continuar conquistando seu público-alvo, prática que deve estar sempre entre as prioridades do seu negócio. Conheça e implemente as estratégias abaixo em sua rotina. 

Personalização de conteúdo e comunicação

Faça um conteúdo personalizado para seu público. Na verdade, esse é um costume que deve estar sempre presente na construção do marketing. Após entrar em contato com o cliente a prática deve continuar. 

Uso de canais e plataformas adequados ao público

Utilize os canais e plataformas mais adequados para conversar com seu público. Podemos citar a utilização das redes sociais, blogs, como canais de comunicação em massa. Você não precisa cuidar deles de modo direto. Se preferir, pode pagar anunciantes em rádios e TVs, por exemplo. 

Monitoramento de métricas e ajuste de estratégias

‌Por fim, nunca deixe de analisar seu próprio desempenho. A autocrítica é essencial para que você entenda o funcionamento de suas estratégias e se está próximo dos seus objetivos. 

Tenha métodos para analisar suas ações e métricas que medem o seu desempenho e sucesso em conquistar seu público-alvo. O ideal é ter uma equipe dedicada a isto. 

3 cases de sucesso e aprendizados na identificação e engajamento de público-alvo

Para que fique claro e bem fixado como se relacionar com seu público-alvo é um ótimo negócio para qualquer empresa, veja três casos de sucesso nos quais as companhias identificaram e engajaram seus consumidores. Não só isso, entenda como foi necessário para que se tornassem empresas de enorme sucesso.

Apple

A Apple é sem dúvidas uma empresa que sabe para quem vende. Além disso, também é uma das que obtiveram maior sucesso em fidelizar esses clientes, que ano após ano trocam seu iPhone, por exemplo, por uma nova versão. 

Amazon

Mais um exemplo é a gigante Amazon, que sabe identificar as características mais distintas e aleatórias de seus clientes. A empresa oferece tantos produtos que é excepcional a sua consciência a respeito dos próprios consumidores. 

Tesla

A empresa do polêmico Elon Musk, Tesla, sabe muito bem quem é o seu público-alvo e como cativá-lo. Não à toa a empresa lançou uma tendência e hoje carros elétricos são o novo futuro.

Com nosso guia, você também poderá continuar conquistando seu público-alvo no mercado e se tornar um empreendedor de sucesso. Analise sua empresa e as concorrentes do mercado, e perceba como usar as informações ao seu favor para ver seu negócio decolar.