O marketing digital é uma ferramenta que gestores de negócios e empresários têm à disposição, no entanto, nem todos entendem a importância do marketing digital e como ele pode ser uma forma eficiente de publicidade.
O marketing digital é utilizado por variados portes de negócios para aumentar a visibilidade, atrair clientes, aumentar o faturamento e fortalecer a marca. Uma das vantagens da utilização dele é a possibilidade de analisar as métricas e os resultados das técnicas aplicadas. Nesse contexto, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o assunto. Saiba mais!
Para que serve o marketing digital?
O marketing digital consiste na aplicação de estratégias que visam promover uma marca, produto ou serviço para atrair clientes, fidelizá-los e como consequência alavancar o faturamento da marca .
A importância do marketing digital compreende a proximidade do cliente e do vendedor. Para isso, as empresas podem utilizar as diferentes ferramentas disponibilizadas para automatizar e facilitar o processo de promoção de uma marca online.
Quais os conceitos do marketing digital e como aplicar na minha empresa?
No marketing digital existem alguns conceitos que podem ser aplicados para expandir a sua empresa na modalidade online. Confira alguns dos principais conceitos e como você pode aplicá-los na lista abaixo:
1- Mídias sociais
As mídias sociais podem ser ferramentas valiosas no marketing digital, porque elas possibilitam que as marcas se conectem com seu público-alvo. Encontre as plataformas digitais mais relevantes para seu nicho e crie uma estratégia de marketing voltada para o público da rede social.
O Pinterest, por exemplo, é uma rede social que abrange uma diversidade de temas compartilhados todos os dias. A plataforma é utilizada por diversas empresas como Shein, Amazon, Netflix e outras.
2- E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das mais valiosas estratégias do marketing digital para negócios. Ela possibilita que as empresas enviem e-mails personalizados para possíveis clientes, assim, resultando em vendas, tráfego para site e aumento de receita para blog.
3- SEO
O SEO é um conjunto de técnicas utilizado para aumentar o tráfego qualificado de um site ou blog. Ele consiste na otimização de uma postagem utilizando palavras-chave de valor no título, meta-description, corpo do artigo e tags, possibilitando o destaque do artigo nos mecanismos de busca como o Google e similares, por exemplo.
4- Análise de dados
Com as técnicas do marketing aplicadas, é necessário fazer a análise de métricas para verificar se as estratégias aplicadas estão funcionando. Suponha que um criador de conteúdo começa a utilizar o Instagram como estratégia de marketing, e para isso ele começa a publicar todos os dias na plataforma.
Porém, ao visualizar os resultados, ele percebe que não obteve o resultado esperado e algumas postagens alcançaram um maior engajamento que outros. Nesse cenário, ele pode implementar novas estratégias como o uso de palavras-chave, otimização de conteúdo e outros, visto que ele tem um maior controle com os dados obtidos.
Quais as vantagens de usar o marketing digital na minha empresa?
Existem muitas vantagens na utilização do marketing digital na sua empresa. As principais incluem o aumento de tráfego para site, geração de leads, aumento de vendas e muito mais. Confira abaixo algumas dessas vantagens:
1- Acessibilidade
O marketing digital possui um bom custo-benefício, pois ele é mais barato que o modo tradicional, além de ser mais preciso em relação à segmentação do público-alvo. Existem opções de plataformas e redes sociais pagas de baixo custo e até mesmo gratuitas.
2- Mensuração de dados
O marketing digital permite que tenha acesso aos resultados das campanhas de forma detalhada. Você pode verificar quantas pessoas estão acessando seu site ou blog diariamente, de onde vem esses acessos e muito mais. Dessa maneira, você também poderá entender seu público-alvo.
Dan Zarella, cientista das mídias sociais da HubSpot afirma que marketing sem dados é como dirigir de olhos fechados. Nesse contexto, a análise de dados é um modo de garantir que o marketing digital da empresa está obtendo resultados eficientes.
3- Flexibilidade
O marketing digital permite que faça reparos nas estratégias utilizadas de modo mais facilitado. Se uma técnica utilizada em específico não está funcionando como o esperado, você pode fazer ajustes posteriormente à análise de dados.
4- Ferramentas variadas
Existe uma variedade de ferramentas que visam automatizar e facilitar o marketing digital. Dentre elas as empresas têm à disposição plataformas para agendar postagens, para pesquisar palavras-chave, analisar métricas e muito mais. Algumas plataformas que permitem isso incluem as seguintes:
- Google Trends;
- Google Analytics;
- Tailwind App;
- Ubersuggest.
Essas ferramentas são fundamentais para obter bons resultados, pois facilitam o sucesso das empresas no marketing digital. O Tailwind App, por exemplo, permite que os usuários agendem postagens no Instagram e Pinterest de maneira facilitada.
Qual a importância do marketing digital para as empresas?
Saber qual a importância do marketing digital é fundamental para expansão de empresas. A principal delas é a presença online, que permite que mais pessoas tenham acesso aos seus produtos e serviços. Entende-se que a sua importância se dá pelas vantagens atribuídas às estratégias aplicadas, que implicam na alavancagem de empresa, maior facilidade de uso das ferramentas e muito mais.
No geral, o marketing digital é essencial até mesmo para lojas e outros negócios físicos, isso porque possibilita que as pessoas o encontrem com mais facilidade nos mecanismos de busca, além de alavancar qualquer tipo de negócio, inclusive em relação ao faturamento.
4 dicas de como o marketing digital pode ajudar a minha empresa
Existem algumas dicas que podem ajudar a expandir a sua empresa de modo mais facilitado. Se seu objetivo inclui algo como gerar leads, aumentar a visibilidade do site, aumentar a receita do blog ou outro objetivo, o marketing digital pode fazer coisas que incluem:
1- Gerar leads
No marketing digital existem diversas estratégias para gerar leads. Esse é um dos maiores motivos da importância do marketing digital para empresas e, para isso, você pode desenvolver materiais gratuitos com um bom conteúdo como e-books, tutoriais e outros. Em troca, para que possam fazer o download, o cliente em potencial deve fornecer alguns dados como nome e e-mail, o que facilita o contado da empresa com ele.
2- Aumentar vendas
Gerar leads já é um formato de marketing para vender mais, no entanto, existem outras estratégias que você pode utilizar para aumentar as suas vendas, como criar um blog ou conta em uma rede social para apresentar a sua marca.
3- Aumentar tráfego de blog
Muitos ainda não entendem sobre a importância do marketing digital e de criar um blog para empresas, porém, essa é uma estratégia muito utilizada por empresas de grande, pequeno e médio porte. Essa é uma maneira eficiente de divulgar e transmitir todas as informações sobre seus produtos ou serviços.
Crie um blog e comece a escrever sobre os benefícios de contratar os seus serviços ou adquirir seus produtos. Caso se sinta mais confortável, você pode contratar um redator de confiança para criar conteúdo qualificado para seu novo blog.
4- Alcançar público-alvo
Existem diversas maneiras de alcançar seu público alvo por meio do marketing digital. O Google Ads, por exemplo, pode te auxiliar nessa questão. Isso porque ele possibilita que os usuários criem anúncios pagos direcionados para seu público-alvo.
Existem plataformas gratuitas como o Pinterest que possibilitam a entrega de conteúdo para o público que busca ou se interessa pelo serviço, produto ou conteúdo. Para obter sucesso, utilizando as mídias sociais, basta seguir as estratégias de otimização para cada uma delas.
Agora que sabe qual a importância do marketing digital, é o momento de aplicar as estratégias passadas aqui neste conteúdo. Não se esqueça de analisar as métricas todos os dias para saber quais técnicas estão dando certo para que possa utilizá-las ou substituí-las.