A análise de dados em marketing digital é, de fato, fundamental para o crescimento da visibilidade de uma marca, empresa ou site. No entanto, muitos ainda possuem dificuldades de fazer o acompanhamento ou mesmo de compreender como essas informações podem ser utilizadas para a otimização das ações de marketing.
Para te ajudar, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações importantes sobre a análise de dados e como ela pode ser utilizada no marketing digital. Neste artigo você vai ver qual é a sua importância, quais são os tipos de análise de dados e muito mais, confira!
O que é a análise de dados em marketing digital?
É possível definir a análise de dados em marketing digital como a coleta e processamento de informações geradas pelas ações feitas nas estratégias de marketing realizadas online. Essa coleta envolve a utilização de algumas ferramentas que extraem informações valiosas dos dados, a fim de otimizar as estratégias.
O Google Analytics, por exemplo, é responsável por coletar dados como relatórios em tempo real, sobre público-alvo, conversões e outros. A plataforma é comumente utilizada por donos de sites e blogs, que visam aumentar o tráfego, gerar leads e vendas.
Empresas de portes variados, incluindo grandes marcas como Renner, Ambev e outas, que personalizam suas campanhas a partir da análise de informações que ajudam a entender o comportamento de seus clientes.
Qual a importância de se fazer a análise de dados em marketing digital?
A análise de dados em marketing digital é de grande importância por vários motivos. Além da possibilidade de otimizar campanhas de marketing e auxiliar na tomada de decisões. A análise também inclui:
- Aumento de visibilidade;
- Identificação de tendências;
- Identificação de insights;
- Mediação de desempenho.
No geral, a análise de dados em marketing digital é essencial para melhorar as estratégias aplicadas de marketing. Isso permite que profissionais de marketing e empresários tomem as decisões certas com base nos dados obtidos e invistam seus esforços em técnicas que implicam em bons resultados.
Imagine que o dono de um site pretende aumentar o tráfego orgânico em dois meses. Para analisar os dados, ele pode utilizar o Google Analytics que possibilita a análise das métricas das visualizações orgânicas de um site. Então, durante os dois meses ele deve fazer uma série de testes com base nos resultados obtidos. Esses testes podem incluir a mudança de palavras-chave, locais de divulgação de conteúdo e outros.
Quais os tipos de análise de dados em marketing digital?
Existem vários tipos de análise de dados em marketing digital e eles incluem alguns como a análise prescritiva, análise preditiva, análise descritiva e análise diagnóstica. Confira mais detalhes sobre cada uma dessas opções:
1- Análise prescritiva
Esse tipo de análise tem como objetivo a averiguação das consequências das ações. Assim, é possível entender as conclusões de um determinado ato. Nesse contexto, é correto afirmar que essa análise serve de base para alcançar um objetivo.
2- Análise preditiva
Esse tipo de análise utiliza as estatísticas e algoritmos com o objetivo de fazer previsões sobre um evento que ainda vai acontecer. Esse tipo de estudo também analisa variações na economia e tendências entre os consumidores.
3- Análise descritiva
A análise descritiva tem como principal função descrever as características dos dados ou fazer comparações entre conjuntos, podendo ser dois ou mais deles. Além disso, esse tipo de análise não expõe parecer de valor.
4- Análise diagnóstica
A análise diagnóstica tem como principal objetivo identificar a razão de um evento. Nessa circunstância, o ideal é verificar o impacto de uma determinada estratégia e a partir desse ponto, começar a definir como otimizar esses resultados.
Como usar a análise de dados em marketing digital?
Como é possível perceber através do que foi informado até aqui, a análise de dados em marketing digital desempenha um papel essencial para qualquer tipo de negócio. Afinal, a estratégia trabalha com dados fundamentais para a tomada de decisões, que visam otimizar as técnicas de marketing. Confira abaixo algumas sugestões de como usar:
- Monitore o comportamento do seu público-alvo;
- Colete dados relevantes;
- Acompanhe o analytics, fazendo um companhamento rotineiro do engajamento;
- Entenda qual é a próxima etapa com base em seus objetivos e nos resultados alcançados;
- Organize os dados;
- Faça uma automatização de processos para tarefas repetitivas.
Com uma visão detalhada dos dados obtidos, é possível adotar novas estratégias para descobrir qual a mais assertiva. Algumas plataformas que possibilitam a análise são o Google Search Console, que tem como objetivo reunir dados provenientes da página de pesquisa, e o Google Analytics que reúne dados de todas as mídias e plataformas que geram tráfego para o site ou blog.
Amrita Sahasrabudhe, especialista em marketing digital diz o seguinte: “Arrisque e continue testando, porque o que funciona hoje não funcionará amanhã, mas o que funcionou ontem pode funcionar de novo”. Neste contexto, é fundamental sempre testar novas técnicas e estratégias.
Quais os desafios da análise de dados em marketing digital?
Infelizmente a análise de dados em marketing digital possui alguns desafios que podem ser difíceis para iniciantes. Isso se dá porque esses dados podem ser complexos, além de existir uma variedade de dados que precisam ser analisados.
Devido à quantidade de fatores que precisam ser considerados, os dados podem ser difíceis de serem mensurados. Afinal, as maneiras pelas quais os dados são coletados podem evoluir com facilidade, por este motivo, é fundamental que os profissionais do marketing e interessados em fazer a análise de dados estejam sempre atualizados sobre o assunto.
Ciente da importância da análise de dados em marketing digital, é o momento de escolher as ferramentas necessárias para te ajudar nessa estratégia, a fim de otimizar o crescimento de seu negócio. Portanto, não esquecer de sempre mensurar os dados e aprender com eles.