Uma das maiores estratégias utilizadas por empresas de diversos portes, é o Pinterest no marketing digital. A rede social é uma ferramenta de publicidade valiosa que pode alcançar um grande volume de público, se for utilizado de maneira assertiva.
As redes sociais podem ser ferramentas essenciais para a expansão de uma empresa. Atualmente gestores de negócio e empresários podem contar com a propaganda gratuita e paga que algumas dessas mídias sociais oferecem.
Para sanar as suas dúvidas sobre o assunto, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre como usar o Pinterest no marketing digital, quais são os benefícios, quais recursos que pode utilizar no Pinterest e mais, confira!
O que é o Pinterest no marketing digital?
O Pinterest é uma rede social que possibilita que seus usuários pesquisem, salvem, publiquem e separem inspirações de diferentes temas em quadros. As postagens do Pinterest são chamadas de:
- Pin;
- Idea Pin.
Enquanto “Pin” é o tipo de postagem principal, o “Idea Pin” funciona como os stories do Instagram, porém, ele não some após 24 horas de postado, ele permanece. Apenas contas Business podem publicar Idea Pins.
Para isso, é necessário converter uma conta comum em Business nas configurações. Basta acessar a categoria de configurações, gerenciamento da conta e converter conta. Esse tipo de conta também permite que o usuário tenha acesso ao Analytics. Assim, tem um controle maior sobre o alcance dos post e o que gera engajamento.
Para que serve o Pinterest?
O Pinterest permite encontrar inspirações de diversos assuntos diferentes, como: beleza, culinária, viagem, decoração e vários outros. A rede social conta com 445 milhões de usuários que diariamente compartilham seus gostos e trabalhos.
Por isso, o uso do Pinterest no marketing digital é fundamental e compartilhar seus produtos e serviços. A rede social é uma oportunidade de alavancar seu negócio dentro e fora da web, tendo em vista que grandes, médias e pequenas empresas também o utilizam e afirmam que obtiveram sucesso com os conteúdos criados.
Por que aplicar o Pinterest no marketing digital?
A utilização do Pinterest no marketing digital oferece oportunidades valiosas para as marcas promoverem seus produtos e serviços, alcançando seu público-alvo, fortalecendo a marca e aumentar o tráfego do site.
Um dos maiores segredos para obter sucesso no Pinterest, é criar e compartilhar conteúdo visualmente atraente e não esquecer de adicionar o link de redirecionamento do seu site. As imagens do Pinterest contém um link externo e dessa maneira, os usuários podem ser redirecionados para a loja virtual, site ou blog.
Nesse contexto, explorar o Pinterest pode ser uma estratégia eficiente no marketing digital, desde que entenda como a plataforma funciona. Matt Goulart, diretor-executivo de marketing, afirma que: “Social media é sobre pessoas. Não sobre suas empresas”.
Assim, o conteúdo deve ser voltado para ajudar pessoas ou inspirar. Isso não será benéfico apenas para os usuários da plataforma, como também para o engajamento da postagem, resultando no crescimento da empresa.
Quais são os benefícios do Pinterest no marketing digital?
O Pinterest no marketing digital pode ser benéfico de diversas maneiras para empresas, lojas virtuais, sites, blogs e outros negócios. Por isso, confira alguns dos principais benefícios do uso dessa rede social:
1- Gerar tráfego para sites
Uma das ferramentas mais utilizadas por blogueiros para gerar tráfego é o Pinterest. A plataforma é muito eficaz para direcionar tráfego para site, pois oferece a oportunidade de atrair clientes em potencial e visualizações para o blog.
Imagine em um blogueiro que pretende aumentar o alcance orgânico do seu blog da forma mais eficiente possível. Para que isso seja possível, ele deve utilizar uma plataforma que disponha de muitos usuários e que proporcione um bom volume de engajamento.
Nesse contexto, ele pode utilizar o Pinterest no marketing digital para gerar tráfego no blog. Diariamente, diversos blogueiros fazem isso, pois sabem que a rede social é a ferramenta certa para publicidade.
2- Aumenta o engajamento
O Pinterest é a rede social onde os usuários passam tempo salvando inspirações e ideias de determinados assuntos pertinentes para eles. Isso significa que a rede social oferece ótimas oportunidades para as marcas terem visibilidade e alcancem seu público-alvo compartilhando conteúdo relevante para eles.
3- Fortalecimento de marca
O uso Pinterest no marketing digital é uma das maneiras mais eficientes de atrair público, visto que os usuários da plataforma possibilitam o alto engajamento que ela possui. Se utilizar o SEO para Pinterest em todos os pins, pode obter mais sucesso ainda em suas postagens.
4- Alcance de público-alvo
O Pinterest conta com públicos variados, por isso, é muito fácil alcançar seu público-alvo compartilhando imagens interessantes para eles. Assim, seu conteúdo terá chances de conversão, engajamento e gerar renda.
Quais recursos são aproveitados do Pinterest no marketing digital?
A plataforma oferece diversos recursos que podem ser utilizados para impulsionar negócios, resultando em um marketing eficiente. Esses recursos, além do uso das estratégias de modo correto, podem fazer com que os objetivos sejam alcançados com mais facilidade. Alguns deles envolvem:
- Pins;
- Idea pins;
- Criar campanhas de publicidade paga;
- Analytics.
Além desses recursos, existem otimizações que podem ser realizadas nas postagens. Descrições otimizadas são essenciais para possibilitar que os usuários encontrem o conteúdo de modo mais facilitado.
Como criar uma conta no Pinterest?
Criar uma conta no Pinterest é bem simples, mas caso nunca tenha utilizado a plataforma e não saiba como criar uma, listamos abaixo as etapas que precisa realizar. Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o Pinterest;
- Clique em “Criar conta”;
- Escolha a maneira de criar sua conta (Diretamente na plataforma ou fazendo login no Google, Apple ou Facebook)
- Clique em “Continuar” se está criando sua conta com seu e-mail;
- Clique em “Avançar”;
- Forneça as informações pedidas (Idioma, interesses e outras);
- Clique em feito.
Pronto! A sua conta do Pinterest está criada. O próximo passo é investir em conteúdos exclusivos para a rede. Assim, estude quem é o seu público o que eles consomem e como o seu produto ou serviço pode sanar as dúvidas e problemas de seus clientes, através do Pinterest.
Agora que você sabe o que fazer para utilizar o Pinterest no marketing digital, pode começar a compartilhar seus produtos e serviços na plataforma. Não se esqueça, que a criação ou conversão de uma conta Business é muito importante para obter melhores resultados. E para mais dicas e estratégias de Marketing, veja outros conteúdos do Jornal do Marketing.