Como posso usar o LinkedIn para estratégias de marketing digital?

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Como posso usar o LinkedIn para estratégias de marketing digital

Como posso usar o LinkedIn para estratégias de marketing digital?

O marketing digital no LinkedIn tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. A rede social visa reunir profissionais e empresas de vários segmentos para compartilhar conhecimentos e vagas de emprego, por exemplo.

Quer saber como você pode aplicar o marketing digital no LinkedIn? Aqui no Jornal do Marketing você vai entender mais sobre o assunto, além de descobrir quais são as vantagens de sua aplicação e muito mais. Confira! 

O que é LinkedIn e para que serve?

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, ela foi criada com o intuito de facilitar conexões entre profissionais. Ele funciona da mesma maneira que as demais mídias sociais e é bem semelhante ao Facebook, no entanto, possibilita que seus usuários procurem empregos relacionados ao seu perfil profissional, criem currículo e mais.

O que é LinkedIn e para que serve?
Fonte/Reprodução: original.

De fato, o LinkedIn é uma ótima plataforma para promover marcas, qualificações, além de ser uma ferramenta eficaz para profissionais que querem evoluir e crescer no mercado de trabalho. 

Atualmente, diversas empresas de grande, médio e pequeno porte utilizam técnicas de marketing digital no LinkedIn, a fim de ampliar seu público e divulgar vagas de emprego. Algumas das mais conhecidas incluem: Natura, Unilever, Apple, P&G e várias outras.

Como o LinkedIn pode ajudar no marketing digital?

O LinkedIn pode desempenhar um papel fundamental no marketing digital para quem busca ampliar a visibilidade online da empresa. Para isso, é necessário criar uma Company page que funciona como a Fan page do Facebook. 

Como o LinkedIn pode ajudar no marketing digital?
Fonte/Reprodução: original.

Vale ressaltar que para implementar o marketing digital no LinkedIn, é necessário traçar estratégias que envolvem a criação de conteúdo relevante, voltados para a plataforma em questão. Nesse contexto, o ideal é estudar como a mídia social funciona e quais são os tipos de conteúdo que costumam obter maior volume de engajamento.

Quais as vantagens de usar o marketing no LinkedIn?

Utilizar o marketing digital no LinkedIn pode resultar em vantagens significativas para as empresas, caso estas saibam como utilizá-lo de modo correto. Confira abaixo algumas das vantagens obtidas com o uso da rede social:

  • Geração de leads;
  • Aumento de visibilidade;
  • Tráfego qualificado.

O uso do LinkedIn permite a expansão de conexões profissionais, além de possibilitar o encontro de um público-alvo qualificado. Isso se dá porque a plataforma consiste em uma reunião de profissionais que buscam informações relacionadas ao seu âmbito de trabalho e outras questões.

Como aplicar o marketing digital no LinkedIn?

Ao aplicar o marketing digital no LinkedIn existem algumas etapas que devem ser seguidas a fim de que se obtenha resultados satisfatórios e que destaquem a marca. Com isso, você deve seguir os passos a seguir:

1- Defina seu público-alvo

Para implementar suas estratégias de marketing digital no LinkedIn, é necessário definir um público-alvo. Comece fazendo uma pesquisa dentro da plataforma para entender sobre os principais interesses do grupo de pessoas que pretende alcançar.

2- Prepare seu perfil

Otimize a página da sua empresa ou perfil pessoal. Faça isso ao preencher os campos com informações necessárias e com atualizações importantes para que os usuários lhe encontrem facilmente e identifiquem em sua página ou perfil aquilo que buscam. 

A partir desse ponto, será possível nutrir conexões com seu público, compartilhar ideias, conhecimentos, além de interagir com as pessoas a fim de fortalecer a sua marca de maneira eficiente.

3- Crie conteúdo relevante para a plataforma

Com o perfil ou página bem preparado, é o momento de desenvolver um plano de conteúdo para o LinkedIn. Algumas postagens que normalmente obtêm um maior número de engajamento incluem as enquetes, artigos, imagens, vídeos e outras que contribuem para a comunidade.

Andy Crestodina, diretor de estratégia da Orbit Media afirma que “Quando criar conteúdo, seja a melhor resposta para o que as pessoas procuram na internet”. Isso significa que se seu objetivo é vender ou gerar tráfego, o conteúdo deve ajudar, inspirar e motivar as pessoas de alguma maneira.

4- Utilize o LinkedIn Ads

O LinkedIn possui um sistema de anúncios, bem como o Facebook Ads e Pinterest Ads. Essa ferramenta possibilita segmentar o público-alvo conforme as suas funções, cargos e outros. Isso faz do LinkedIn uma mídia social valiosa para gerar tráfego, engajamento e leads.

5- Mensure as métricas

Com os resultados das estratégias de marketing aplicadas, a análise de dados é essencial para entender quais são as técnicas que estão funcionando, para otimizar ou substituir os métodos que não estão alcançando bons resultados. 

Imagine que uma empresa de produtos naturais começa a utilizar o LinkedIn para aplicar todas as estratégias de marketing digital que aprendeu. Sem a análise de métricas, é quase impossível entender quais são as postagens que obtiveram os melhores resultados. Assim, é necessário mensurar os dados para melhorar as técnicas aplicadas.

Como posso usar o LinkedIn para estratégias de marketing digital?

São oferecidos uma diversidade de ferramentas e métodos para implementar o marketing digital no LinkedIn de maneira eficiente. Confira abaixo quais são algumas maneiras de utilizar suas estratégias de marketing na rede social:

  • Compartilhe ideias e conhecimentos em grupos;
  • Faça conexões com influenciadores da sua área para gerar leads no LinkedIn;
  • Divulgue sua marca nos grupos.

‌É importante salientar que no marketing digital, em geral, é fundamental ser autêntico e consistente. Nesse sentido, é ideal fornecer conteúdo de valor e ser frequentemente ativo para obter bons resultados utilizando estratégias de marketing digital no LinkedIn.

Agora, você entendeu como pode utilizar o LinkedIn ao seu favor, você já pode começar a colocar em prática as ideias e informações passadas neste artigo. Não se esqueça de criar postagens informativas que beneficiem seu público-alvo de alguma maneira e de estudar a plataforma para otimizar seus planos de ação no marketing digital.