O relacionamento com os clientes é uma dos processos fundamentais para qualquer empresa, independente do ramo de atuação. Fortalecer a união auxilia a sua companhia por criar uma relação harmoniosa entre comprador e marca.
Com o Jornal do Marketing você aprende como estreitar a relação com os seus compradores, atendendo sempre as necessidades deles e respeitando os limites impostos em contatos.
O que é o relacionamento com os clientes dentro do marketing digital?
O marketing de relacionamento é voltado à criação de uma união mais forte com os compradores e a marca, onde se mantém a relação sempre positiva por meio de benefícios exclusivos que fidelizam essas pessoas.
Dentre os principais objetivos do relacionamento com os clientes criados pelo marketing digital, está o de transformar os compradores em verdadeiros fãs da sua marca, que gostam dos produtos e consomem frequentemente.
No entanto, para que o relacionamento com os clientes ocorra naturalmente, é necessário criar um programa de fidelização desde o primeiro contato. A conversa inicial é fundamental para melhorar a forma como aquele comprador potencial enxerga a sua companhia, aumentando as chances de ele, futuramente, fechar um bom negócio com você.
Para que serve o relacionamento com os clientes?
Como explicado pelo Jornal do Marketing, o fortalecimento da relação serve para cativar o comprador e mantê-lo engajado através de posts, envios de e-mail marketing e acompanhamento no pós-compra.
É no relacionamento com os clientes através do marketing bem construído que aquele comprador fala para outras pessoas sobre o produto adquirido, como ele é eficiente e os diferenciais.
Como ter um bom relacionamento com os clientes?
Nos primeiros contatos é fundamental você entender as dores do cliente, demonstrando empatia sobre o que é dito e apresentando uma solução qualificada. Você precisa se colocar no lugar da pessoa e se imaginar com aquele mesmo tipo de problema, pensando em como poderia resolvê-lo.
Além disso, para estreitar o relacionamento com os clientes, é fundamental ser honesto e nunca mentir, porque é desta forma que você cria confiança e mantém a imagem da sua empresa transparente.
Deixar os consumidores esperando para serem atendidos, por exemplo, é visto como uma prática negativa. Ninguém gosta de esperar e você precisa entregar o melhor atendimento possível ao cliente, seja através de um chatbot ou uma conversa virtual em seu site.
Nunca desapareça da vida do comprador e apareça após meses apenas com o interesse de vender. Para melhorar o relacionamento com os clientes, é fundamental você conversar com essa pessoa durante o pós-compra, perguntando se o produto atende as expectativas, o que poderia melhorar, entre outros.
Tipos de clientes
Com o Jornal do Marketing você descobre que existem diversos perfis de clientes e cada um precisa de um serviço ou produto específicos, assim como o atendimento. Para priorizá-los, é fundamental conhecer os principais e aplicar novas estratégias em seu campo de trabalho.
Cliente confuso
Este é um tipo de cliente que fica confuso sobre as diversas oportunidades oferecidas por não conseguir decidir entre as opções. Eles não se expressam objetivamente e é neste momento que a sua equipe de vendas deve estar bem preparada para melhor auxiliar o comprador, dando dicas e explicando a vantagem de determinado produto.
Cliente apressado
Um dos mais comuns tipos de clientes é aquele que tem pressa, não gosta de esperar e fica inquieto o tempo inteiro. Neste momento, preze pela objetividade e valorize o tempo disponibilizado ao entregar dados úteis sobre o seu produto ou serviço.
Cliente não comunicativo
Uma pessoa que adora se comunicar é mais fácil de lidar, porém, aqueles que falam muito pouco e apenas ouvem se transformam em um verdadeiro desafio. Para contornar o problema, realize perguntas de respostas rápidas, dando soluções ao comprador para fazê-lo dialogar mais.
Cliente grosseiro
É possível que o cliente mais grosseiro tenha tido problemas desagradáveis com outras empresas e não confia em nenhuma. No entanto, para resolver este problema é necessário firmeza e foco, não desistir dessa pessoa e ignorar qualquer comentário negativo à empresa para ajudá-la da melhor maneira.
Benefícios de um bom relacionamento com os clientes
Quando você cria uma relação agradável com os seus consumidores, obtém uma série de vantagens como o retorno futuro para comprar mais, a recomendação para novas pessoas e a divulgação nas páginas pessoais. O Jornal do Marketing te apresenta mais estas vantagens:
- Resolve os problemas: antes dos obstáculos se tornarem um caos na vida do cliente, você pode se antecipar para resolvê-los;
- Melhora a confiança: quando o cliente entende que é valorizado, ele se sente mais confiante porque se identifica com a marca;
- Aumenta o faturamento: o faturamento cresce exponencialmente quando o comprador encontra o que precisa com você.
O relacionamento com os clientes precisa se manter firme para todo o sempre, como acontece em empresas extremamente famosas como a Natura, Nubank, PetLove, O Boticário e Cacau Show.
As marcas mencionadas não apenas são excelentes em fidelizar os clientes, como também em atendimento, sendo ótimas na resolução de problemas e respeitando as necessidades dos compradores.
Com as dicas apresentadas pelo Jornal do Marketing, você terá mais oportunidades de fortalecer o relacionamento com os clientes de maneira eficaz, tornando a jornada de compra mais agradável e prática.