Pay Per Click Campaign: saiba mais sobre o que é o PPC!
Pay Per Click Campaign: saiba mais sobre o que é o PPC!

Pay Per Click Campaign: saiba mais sobre o que é o PPC!

O Pay Per Click Campaign, também chamado de PPC, é uma estratégia de marketing que visa o aumento do volume de tráfego de uma página online. Ela é bem diferente do SEO, que demanda tempo para gerar resultados, essa técnica possibilita soluções a curto prazo.

Investir no recurso pode resultar em diferentes benefícios para gestores de empresas, empresários e proprietários de sites que desejam direcionar tráfego qualificado para o site e gerar mais lucratividade.

Qual a definição da Pay Per Click Campaign?

O Pay Per Click Campaign é um modelo de publicidade online onde as empresas e indivíduos pagam apenas quando o usuário clica em um anúncio. Normalmente, os anúncios são exibidos acima na parte superior dos resultados orgânicos, o que garante uma maior visibilidade em comparação com as páginas concorrentes.

Qual a definição da Pay Per Click Campaign?
Fonte/Reprodução: original.

Considerar o PPC pode ser uma alternativa eficaz, pois as plataformas possibilitam o controle do custo por clique, do valor investido e testes para otimização de campanhas para ampliar o alcance. No entanto, é importante ressaltar que antes de direcionar recursos à estratégia, é importante entender como cada uma das plataformas de PPC funcionam para aplicá-las de maneira inteligente.

Como o Pay Per Click Campaign funciona no SEO?

Duas das estratégias de marketing mais utilizadas são o Pay Per Click Campaign e o SEO. Enquanto o PPC consiste na exibição de anúncios pagos nos resultados de anúncios de pesquisa ou redes sociais, o SEO baseia-se na utilização de um conjunto de estratégias e  técnicas para otimizar o posicionamento do site nos resultados de buscas orgânicas:

  • PPC: o anunciante paga uma quantia específica a cada clique de usuários nos anúncios;
  • SEO: direciona tráfego orgânico a longo prazo para sites e blogs. Independente do ano em que foi publicado, a postagem ou produto consegue se destacar entre as buscas orgânicas por muitos anos.

No contexto do marketing, ambas estratégias se completam, embora o SEO traga resultados a longo prazo. Em conjunto, elas podem auxiliar na melhoria de conversões, visibilidade e autoridade do site.

O que é um leilão de anúncios Pay Per Click Campaign?

Ao realizar uma pesquisa com intenção comercial, é iniciado um leilão entre os anúncios mais relevantes para o usuário. Durante o processo, são considerados alguns fatores importantes, como:

  • Ordem que os anúncios aparecerão na página;
  • Valor que será pago por cada anunciante;
  • Qualificação dos anunciantes.

Um dos aspectos mais importantes para obter bons resultados ao investir em PPC, é a criação de anúncios relevantes. Essa é uma estratégia indispensável, pois auxilia no alcance de uma boa posição. Nesse sentido, entender como os leilões de anúncios Pay Per Click funcionam é fundamental para garantir tráfego de qualidade, conversões e atingir metas específicas de maneira eficiente. 

Como funciona?

Existem dois fatores considerados em um leilão de anúncios. O primeiro é o lance, que indica o valor máximo que o anunciante deseja pagar a cada clique. O segundo fator é a relevância, algoritmo responsável por aperfeiçoar a entrega de conteúdo ao priorizar os mais relevantes. 

Anúncios irrelevantes não proporcionam uma boa experiência aos consumidores e como consequência, o Google perde receita dos cliques. Ao detectar um anúncio qualificado, um algoritmo faz um cálculo de custo por clique máximo e índice de qualidade. 

Benefícios do Pay Per Click Campaign

O Pay Per Click Campaign pode oferecer diferentes benefícios aos empreendedores e blogueiros de diferentes setores e portes. A melhor parte é que o próprio anunciante pode determinar o valor que será pago por anúncio, o que significa que é possível iniciar com valores menores e aumentá-los conforme achar necessário.

Benefícios do Pay Per Click Campaign
Fonte/Reprodução: original.

O método é altamente eficiente e pode elevar qualquer tipo de negócio em um curto período de tempo sem investir muito dinheiro. Confira abaixo os principais benefícios que pode obter se investir no recurso:

Segmentação de clientes

Plataformas de Pay Per Click Campaign oferecem ferramentas úteis para segmentar clientes de modo eficaz e preciso. Essa ação é feita baseada em dados e possibilita a realização de ajustes de lances de campanhas de acordo com a localização geográfica dos usuários, dispositivos de acesso e o período.

Agilidade nos cliques

Quando um anúncio é criado, algumas horas depois, após uma análise, ele é aprovado e publicado. Com isso, quanto maior o volume de pesquisa e lance, mais chances de resultados rápidos em cliques.

Engajamento

O PPC não garante apenas cliques rápidos e a segmentação de clientes, mas também o engajamento. Nesses casos, os consumidores ou leitores são tão suscetíveis a interagir na página quanto os usuários provenientes de buscas orgânicas.

No Facebook Ads, por exemplo, além de cliques no link, você também pode conquistar um bom engajamento com curtidas, comentários ou até mesmo compartilhamentos, que podem gerar ainda mais resultados.

Conversão

O recurso pode facilmente converter um internauta em comprador ou seguidor. Isso porque, ao realizar uma pesquisa, as primeiras páginas do Google são consideradas mais relevantes para os consumidores. Esse fator torna a criação de anúncios relevantes indispensável à conversão.

Controle

As plataformas de Pay Per Click Campaign permitem o controle de anúncios, incluindo o valor gasto em cada um deles. Isso proporciona um melhor gerenciamento de gastos para uma empresa.

Monitoramento e avaliação

Um dos maiores benefícios do PPC é a capacidade de monitoramento e avaliação frequente do retorno da plataforma. Dessa maneira, é possível compreender o volume de conversões e avaliar o ROI adequadamente.

De fato, a ferramenta oferece uma diversidade de benefícios rapidamente perceptíveis e agrega valor às estratégias de marketing utilizadas para o alcance de público qualificado, aumento de vendas ou de leitores de um blog.

Com a capacidade de mensurar resultados, controle de orçamento, segmentação de público, ajustes de campanhas e outros, considerar o PPC pode te ajudar a se destacar no mercado digital de maneira prática e conveniente.

Como o PPC pode afetar o seu SEO?

Você pode contar com duas opções para crescer no âmbito virtual de forma efetiva: PPC e SEO. Para divulgar sua marca de maneira ágil e eficiente, o Pay Per Click Campaign se torna a melhor alternativa.

Já o SEO –  Search Engine Optimization -, por sua vez, é uma técnica menos ágil, mas tão eficaz quanto a opção anterior. Contudo, vale ressaltar que os dois utilizados em simultâneo, aumentam a visibilidade de um negócio e atraem clientes em potencial.

Como o PPC pode afetar o seu SEO?
Fonte/Reprodução: original.

Ao utilizar as duas abordagens regularmente, a autoridade do site e relevância são garantidas. No entanto, a análise de dados das campanhas realizadas é fundamental para descobrir quais anúncios geram mais conversões e cliques, além de viabilizar a otimização de páginas de conteúdo com palavras-chave específicas.

Você pode utilizar algumas plataformas gratuitas para a análise de dados que incluem o Google Search Console, especialmente para verificar o desempenho das estratégias de SEO e o Google Analytics para obter uma visão geral de performance do tráfego orgânico e pago.

Uma maneira de selecionar as palavras-chave corretas é por meio de ferramentas gratuitas de palavras como a Ubersuggest, disponibilizada por Neil Patel, e o Planejador de palavras-chave do Google. Os dois dispõem de informações valiosas sobre o volume de pesquisa de uma palavra ou frase, bem como o custo por clique.

O método Pay Per Click não é uma técnica dispensável para pessoas que trabalham com internet. Diferente do que muitos acreditam, não é caro investir dinheiro nas plataformas, que garantem o gerenciamento de valores gastos e de anúncios exibidos. Para entender melhor sobre as melhores ferramentas de marketing, continue acompanhando o Jornal do Marketing!