O que é marketing de palavra-chave e como posso usá-lo?

Sumário

Posts relacionados

O que é marketing de palavra-chave e como posso usá-lo

O que é marketing de palavra-chave e como posso usá-lo?

O marketing de palavra-chave é uma das estratégias mais utilizadas para aumentar o alcance e lucro de um negócio. Muitas empresas de variados portes utilizam a técnica para aumentar a visibilidade da marca no formato online.

O uso das palavras-chave corretas, é essencial para fortalecer uma marca. Porém, muitos criadores de conteúdo e gestores de negócio tem dúvidas sobre o assunto, que realmente pode parecer confuso.

Para sanar as suas dúvidas sobre o assunto, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o marketing de palavra-chave, como funciona, como usar, qual a importância e muito mais!

O que é o marketing de palavra-chave?

O marketing de palavra-chave é uma estratégia que abrange a busca de palavras-chave e a escolha das mais relevantes para incluí-las em campanhas, anúncios e conteúdos. Essa estratégia visa ranquear sites e blogs nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

O que é o marketing de palavra-chave
Fonte/Reprodução: original

Algumas palavras-chave de determinados temas podem ser mais relevantes e lucrativas que outras. E, para fazer uma pesquisa eficiente, existem ferramentas de pesquisas de palavra-chave, como:

  • Google Trends;
  • Ubersuggest;
  • Semrush.

Por exemplo, um blogueiro ou copywriter precisa escrever uma postagem sobre sapatos de uma determinada marca e pretende colocar como palavra-chave principal “sapatos da Nike”, no entanto, ao fazer uma pesquisa no Google Trends, viu que “Tênis da Nike” é uma palavra-chave mais relevante e lucrativa.

Nesse contexto, o ideal é utilizar “tênis da Nike”, incorporando a palavra-chave em todo o corpo do artigo para aumentar o alcance da postagem. Isso faz com que o artigo tenha uma maior visibilidade no Google, logo terá um alcance maior e atrai mais leitores/consumidores para seu site.

Como usar o marketing de palavra-chave?

Para utilizar o marketing de palavra-chave, é necessário realizar alguns passos essenciais, além da criação de conteúdo, pesquisa de palavras e aplicar estratégias necessárias. Assim, confira algumas dicas abaixo:

1- Pesquisa de palavra-chave

Antes de qualquer coisa, a pesquisa de palavras-chave relevantes para seu nicho deve ser realizada. Sem a pesquisa, o negócio dificilmente obterá bons resultados. Nesse sentido, se quer que todas as postagens de blog tenham um bom alcance por muito tempo, ou sua loja virtual tenha um bom desempenho nos mecanismos de busca, o uso das palavras-chave é fundamental.

Com isso, ao definir o tema ou assunto do texto, busque a palavra-chave ideal e assim, monte a estrutura e conteúdo do texto conforme a palavra escolhida. Fazendo isso, as plataformas de buscas analisam o conteúdo e podem classificar como relevante, assim seu site terá mais alcance.

2- Desenvolva um conteúdo otimizado

Após a escolha das melhores palavras-chave, é preciso criar um conteúdo otimizado inserindo essas palavras nos títulos, subtítulos, corpo da postagem, tags, meta descrição e no link permanente. Procure criar conteúdo de qualidade para despertar a atenção do público, sem pensar apenas em incorporar palavras-chave no texto ou postagem.

De acordo com Lee Oddeon, CEO da TopRank Marketing: “Conteúdo não é rei, conteúdo é o reino”. Considerando esse fator, o texto deve ser bem pensado e desenvolvido para ajudar pessoas a solucionar um problema ou aprender algo.

3- Acompanhe o desempenho

Existem algumas ferramentas de análise de tráfego que possibilitam que criadores de conteúdo acompanhem o desempenho do site ou blog. O Google Analytics, por exemplo, é o mais utilizado, por dispor de todas as métricas.

Dessa maneira, é possível verificar as estratégias de marketing que estão funcionando para testar novas técnicas, substituindo aquelas que não estão dando certo, para alcançar a técnica mais assertiva.

4- Ajuste suas estratégias

Considerando os dados obtidos, faça ajustes nas estratégias utilizadas. Você pode adicionar novas palavras-chave e fazer testes conforme necessário. Essa etapa é fundamental para o alcance de público.

Seguindo essas dicas, respeitando quem é o seu público-alvo e claro, desenvolvendo a produção conforme a necessidade ou objetivo que você estipulou, o seu conteúdo poderá ser bem ranqueado e assim atrair diversos leitores ou consumidores.

Como a palavra-chave funciona no marketing?

As palavras-chave são compostas por palavras que revelam do que se trata um conteúdo em questão. O marketing de palavra-chave desempenha um papel fundamental no mundo digital, por viabilizar o ranqueamento de sites nos mecanismos de busca, segmentação de público e aumenta a relevância da marca.

Como a palavra-chave funciona no marketing
Fonte/Reprodução: original

Isso significa que a estratégia possui um peso em relação ao alcance de público. Você pode começar por planejar suas postagens fazendo pesquisas de palavras-chave para adicionar em suas postagens.

Por que palavras-chave são importantes no marketing?

No geral, o marketing de palavra-chave é importante, pois proporciona visibilidade para o conteúdo de qualquer segmento em qualquer plataforma ou mídia social. Elas tornam a postagem mais relevante.

As palavras-chave também são relevantes em todas as redes sociais do momento como o Instagram, TikTok, Twitter, Facebook, Pinterest e outros. No Pinterest, por exemplo, os pins que possuem a palavra-principal no título, descrição e até mesmo no design são valorizados pelo algoritmo da rede social.‌

Ciente da importância do marketing de palavra-chave, você já pode começar a implementar a estratégia em suas postagens. Faça otimizações nos conteúdos que já existem, se possível, para elevar a sua marca. E claro, para entender mais sobre o universo do marketing digital, confira outros conteúdos do Jornal do Marketing.