Tráfego Pago Descomplicado: Entenda, Domine e Aproveite as Vantagens dos Anúncios Online para Impulsionar seu Negócio”

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Tráfego Pago Descomplicado: Entenda, Domine e Aproveite as Vantagens dos Anúncios Online para Impulsionar seu Negócio"

Tráfego Pago Descomplicado: Entenda, Domine e Aproveite as Vantagens dos Anúncios Online para Impulsionar seu Negócio”

Ter um tráfego pago descomplicado é o sonho de qualquer site. Para sites novos, essa é uma enorme vantagem, mas mesmo páginas mais antigas e estabelecidas na internet podem se beneficiar deste tipo de tráfego. Se você prestar atenção, praticamente toda grande empresa na internet utiliza anúncios pagos, o que já denota a grande necessidade de manter esse mecanismo funcionando. 

Mas mesmo para o tráfego pago existe uma estratégia a ser pensada, estruturada e por fim, aplicada. Entender e dominar todo esse processo é necessário para que este tipo de estratégia funcione e traga os melhores frutos para sua página. E uma vez dominado esse mecanismo, ele pode ser utilizado em qualquer situação, seja blog, e-commerce, perfis em redes sociais, entre outros. 

Para colocar para funcionar esse processo há ferramentas específicas e muitas vezes há um trabalho artístico gigantesco por trás deste tráfego. Vamos conferir. 

A importância do tráfego pago no marketing digital

Chamamos de tráfego na internet todo o movimento presente em sites, páginas, blogs ou mesmo perfis nas redes sociais. 

O tráfego mede os acessos em seu site, o tempo que os usuários permanecem em sua página e interagem com os mecanismos e recursos presentes nela. E ele é necessário para que o site seja funcional, afinal ele só existe para que pessoas possam acessá-los e utilizá-los. 

A importância do tráfego pago no marketing digital
Fonte/Reprodução: original.

Excetuando páginas de uso profissional ou uso restrito, a maioria esmagadora dos sites buscam o maior número possível de usuários. Mesmo um site de vendas, onde necessariamente os acessos não interessam tanto quanto a venda, só se beneficiam com o número de visitantes que podem recomendar a página ou se lembrar dela em um momento de necessidade. 

Por todas essas características que fazem do tráfego um fator relevante, ele é um dos assuntos do marketing digital. Parte dos objetivos do marketing digital é trazer um bom tráfego para a página, isso significa mais acessos e visitantes. 

E quanto mais acessos, maiores as possibilidades comerciais de uma página. Podemos pontuar como benefícios diretos do tráfego pago descomplicado os seguintes pontos: 

  • Maiores oportunidades de venda; 
  • Melhores oportunidades comerciais; 
  • Autoridade no ambiente virtual; 
  • Relevância na Web; 
  • Ritmo e fluxo de usuários; 
  • Melhor conexão com quem acessa suas redes. 

Que página na web não quer todas essas vantagens? Por essas razões o Marketing Digital aprecia o tráfego em qualquer página. 

Entenda quais são os conceitos básicos do tráfego pago

Mas por que chamamos esse tipo de movimentação de tráfego pago? E por que existe o tráfego pago descomplicado? 

Entender isso é avançar no conhecimento dos conceitos mais básicos do mesmo. Este tipo de tráfego é chamado de pago porque se utiliza de anúncios pagos que colocam o site, perfil em rede social, blog ou qualquer página em evidência na web. 

Ao invés de determinado acesso chegar de forma natural até o site, de forma “orgânica”, o site aparece para o usuário por meio de anúncios pagos. Pop-ups que aparecem em páginas das mais variadas, anúncios em vídeos ou posts que são impulsionados pelas redes sociais, todos esses são exemplos de mecanismos que agregam no tráfego pago. 

Esses recursos e ferramentas são configurados por algoritmos avançados que orientam os anúncios para usuários com alto potencial de interesse. São ferramentas não só úteis, mas muito precisas. 

Para páginas que trabalham com lançamentos, o tráfego pago é ainda mais vantajoso e traz mais benefícios. Em especial quando há necessidade de lançar e emplacar um produto ou serviço novo ao público. 

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?

Estamos falando sobre o tráfego pago, mas além deste tipo de tráfego existe outro chamado de tráfego orgânico. O objetivo de ambas estratégias é o mesmo, no entanto, o método como funcionam são bem diferentes. 

Ambos são tráfegos e prezam pelo fluxo de acessos na página e conseguem as mesmas vantagens que mencionamos acima. A diferença é que o tráfego orgânico é criado de maneira natural na internet, sendo esta uma estratégia que mira resultados a longo prazo. 

Qual a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico?
Fonte/Reprodução: original.

Já o tráfego pago é muito mais preciso. Uma vez comprado o anúncio será entregue, e por conta da precisão do algoritmo será exibido para pessoas que de fato irão se importar com ele. 

Enquanto isso o tráfego orgânico é construído aos poucos conforme a página vai agregando usuários, já o tráfego pago é mais prático. Por exemplo, a maneira paga é bem direta, já as principais ferramentas do meio orgânico são: 

  • Redes sociais; 
  • Campanhas; 
  • Newsletter; 
  • Incentivo à interação com seguidores. 

Embora falemos de maneira a gerar contraste entre o tráfego pago e o orgânico, a verdade é que ambos funcionam de maneira parecida e conjunta. É normal que páginas utilizem os dois métodos, e isso também é o recomendado. 

O ideal é que o marketing digital utilize os dois métodos e chegue aos seus objetivos com uma estratégia conjunta. De modo geral, o tráfego pago é usado para páginas emergentes que têm pouca expressividade no ambiente virtual.

Depois de um bom tempo em que as empresas utilizam o tráfego pago, aos poucos o orgânico começa a surgir. Não só ambas estratégias combinam como fazem parte de um processo natural.

Mesmo depois que a empresa continua com o marketing orgânico, é possível que ela diminua o seu tráfego pago, mas ainda assim nunca deixe de utilizá-lo completamente. Em especial, como mencionamos, no lançamento de produtos, serviços, campanhas e virais de forma geral. 

4 principais plataformas de anúncios online e seus formatos

Para o tráfego pago descomplicado é necessário conhecer as principais ferramentas do mercado digital. E para montar uma boa estratégia, disponibilizamos certas plataformas abaixo que são ótimos recursos para ganhar acessos. 

Essas são plataformas utilizadas e especialmente criadas para alavancar sua página. Não só isso, alguns desses softwares contam com funções distintas e podem ser utilizados para formar estratégias específicas. Fique com nossa lista abaixo e estude todos os mecanismos para montar a sua estratégia. 

Google Ads

Esta é sem dúvidas a principal – ou uma das principais – ferramentas para gerar tráfego na internet. O Google Ads é mantido pela empresa Google que é sem dúvidas o mecanismo de busca mais utilizado na internet. 

Por se tratar da mesma empresa, o Google Ads coloca sua página no primeiro resultado de uma busca. Essa plataforma funciona como uma imensa prateleira para sua página. E se sobressai devido à inteligência do algoritmo e a combinação com o buscador. 

Facebook Ads

É a plataforma de anúncios da rede social do Facebook, que conta com quase 3 milhões de usuários ativos, segundo dados atualizados em 2023. Ninguém pode negar que a plataforma enfrenta queda de usuários, mas, ao mesmo tempo, não devemos dá-la como morta. Pelo contrário, ela segue sendo uma das principais redes sociais disponíveis no mundo todo. 

Com o Facebook Ads é possível realizar anúncios pagos na plataforma e essa é uma vantagem e tanto para empresas que contam com rede social e uma presença maciça na plataforma. Com ela é possível ter um tráfego pago descomplicado para seus perfis e posts. 

Instagram Ads

O Instagram já está alcançando o Facebook em número de usuários e é uma das redes que mais prospera. Logo o Instagram Ads também cresce em relevância e utilidade para empresas. 

Naturalmente, a plataforma serve para engajar posts no próprio Instagram, e assim conseguir ótimos resultados em seus posts e Stories. A plataforma oferece mecanismos para que você possa monitorar e configurar seus anúncios e também observá-los em seus resultados. 

YouTube Ads

Com o YouTube Ads é possível colocar seus anúncios em circulação no próprio YouTube. Essa plataforma é conhecida por ter uma ótima conversão em cliques e tráfego. 

Mas cuidado ao trabalhar com ela, uma vez que os formatos podem ser diferentes e exigir cuidados específicos como tempo de fala, formato do vídeo, edição de vídeo, entre outros.  

Planejamento e Estratégia de Tráfego Pago

É necessário que o tráfego pago descomplicado tenha uma estratégia muito bem definida. Argumentamos acima como os dois tipos de tráfegos funcionam de maneira conjunta. Então, a longo prazo é necessário que essas duas estratégias se encontrem e se combinem. 

Planeje bem suas estratégias para que o tráfego só aumente depois que os usuários sejam levados até sua página. Nesse ponto as práticas SEO devem entrar em pauta, já que o tráfego deve ser convertido em retenção e, no caso de sites de compras e e-commerce, em vendas. 

Abaixo há uma série de pontos que devem ser considerados antes de colocar o seu tráfego online para funcionar. Veja cada um deles, e preste atenção na maneira como funcionam. 

Definindo objetivos e metas para suas campanhas

A equipe de marketing deve ter ideia de onde quer chegar, metas realistas e muito bem pensadas. Ter metas é uma ótima forma de definir a qualidade de seus resultados, desde que estejam equilibradas e bem embasadas, em especial quando falamos de tráfego pago descomplicado, onde o investimento deve ser revertido na melhor retenção de usuários possível.

É preciso entender que o tráfego por si só não significa nada para certos sites, por exemplo, e-commerces, visto que esses precisam reter o cliente. E mesmo um site que pode ganhar através de cliques precisa de cada vez mais acessos, e para isso depende de algo além do tráfego que é chamar a atenção.

Segmentação de público e escolha da plataforma de anúncios

Como comentamos, o tráfego pago dispara seus anúncios para o público que já mostrou interesse pelo seu produto, serviço ou mesmo assunto. 

Tudo isso é levado em conta para que a efetividade do anúncio seja a maior possível. Ter um público que é segmentado e faz parte de um nicho específico da internet auxilia muito para a efetividade do tráfego.

Para isso você terá que configurar a plataforma e fazer com que ela entenda a que público você está se dirigindo. Assim é possível conseguir melhores resultados utilizando o tráfego pago. 

Entenda sobre orçamento, lances e otimização de custos

Encare o tráfego como um investimento, ou seja, o seu dinheiro deve trazer retorno para seu site. É claro que nem sempre significa retorno financeiro, mas algum retorno deve gerar. Com base neste retorno, calcule os ganhos que sua página conquistou no ambiente virtual, e então planeje suas novas investidas. 

Para certos ambientes virtuais o Google Ads, por exemplo, realiza leilões virtuais onde empresas disputam através de lances que anúncios serão exibidos no ambiente oferecido pela plataforma. Deste modo a empresa pode dar o valor que acha justo para seu tráfego naquelas condições. 

Criando Anúncios Eficazes e Monitorando Resultados

Antes de iniciar um tráfego pago, procure criar anúncios que sejam de fato eficazes. Veja se seu anúncio ou campanha tem um fator viral, se engaja o seu público e tem potencial de fazer os usuários se interessarem pelo seu trabalho na internet. 

O ideal é que todos esses assuntos sejam os mais interessantes possíveis, para que assim que apareçam para o público na internet, chamem a atenção e aumentem o engajamento da sua página. 

E nunca deixe de monitorar o resultado desses anúncios. Veja as métricas oferecidas pela maioria esmagadora dos recursos, ferramentas e plataformas de tráfego pago. Portanto, vamos para os pontos de um anúncio que devem ser levados em conta na produção da sua campanha. 

‌Elementos de um anúncio de sucesso: texto, imagem e chamada à ação

Vamos começar pelos elementos de um anúncio básico. A maioria dos seus anúncios serão compostos por: 

  • Texto: Que deve ser bem feito, escrito, redigido e, claro, em bom português. Ele pode ser conscientemente inconclusivo para à chamada à ação que iremos indicar abaixo; 
  • Imagem: Esta deve ser muito bem editada, bonita, ter cores agradáveis e acima de tudo ser adequada ao seu público. Tome cuidado para que não sejam chamativas e apelativas demais. 
  • Chamada à ação: Seu marketing deve chamar o público a fazer alguma coisa, seja entrar em seu site, comprar seus produtos ou conhecer seu serviço. Por essa razão, seu texto até pode ser inconclusivo oferecendo a oportunidade dos usuários entrarem no site para entender mais sobre o assunto. 

Preste atenção em tudo isso antes de comprar seu tráfego pago. Sem dúvidas seu site irá render muito mais! 

Teste A/B e otimização contínua das campanhas

O teste A/B serve para medir o resultado de suas campanhas de marketing, para que assim seja possível otimizá-las ao máximo. 

Esses testes são utilizados para medir variáveis, como um formato de texto, imagem, botão ou configuração de uma campanha. Por isso podem ser das mais diversas naturezas, o ponto é que ajudam a equipe de marketing ter uma noção completa de que variáveis costumam dar certo. 

Como fazer análise de métricas e ajustes na estratégia de tráfego pago

Assim que uma campanha é lançada ela já deve ser acompanhada em seus resultados. E para isso é necessário levar em conta diversos fatores: 

  • Como o anúncio foi configurado; 
  • Quantos anúncios foram comprados; 
  • Que plataformas de anúncios foram utilizadas; 
  • Quantos acessos e retenção esse tráfego gerou;
  • Entre outros fatores. 

Tudo em relação ao tráfego deve ser anotado, ponderado e comparado com as campanhas antigas, e guarde essas informações para comparar com as futuras. 

Siga nossas dicas e o tráfego pago descomplicado irá se desenrolar diante do seu site, fazendo com que sua página alcance resultados nunca antes vistos.