O que é o Google Search Console?

Sumário

Posts relacionados

O que é o Google Search Console

O que é o Google Search Console?

Entenda o que é a ferramenta Google Search Console, seus benefícios de tráfego, SEO e quem pode usar.

O Google Search Console é uma das ferramentas mais acessíveis, juntamente com o Google Analytics, para você que tem dificuldades em usar o SEO e avaliar suas métricas. Com ele, é possível melhorar as estratégias a partir de diferentes indicadores sobre o tráfego da sua página, tal como o tempo que o usuário demora na página, por exemplo.

Apesar de oferecer um serviço gratuito, o Google tem suas particularidades. Com isso em mente, o Jornal do Marketing simplifica todas essas informações para você saber como funciona o Google Search Console, seus benefícios e como realizar o seu uso em relação ao Analytics.

O que é o Google Search Console?

Google Search Console é o novo nome da ferramenta gratuita do Google, que se chamava antigamente de Webmaster Tools. Ele, basicamente, monitora uma série de dados no site e mostra os acertos, se há erros e quais são eles.

O que é Google Search Console
Fonte/Reprodução: original

Após a atualização do Google e seus algoritmos, o Google Search Console passou a estudar mais os usuários e suas métricas, especialmente como fazem pesquisas para chegar até um site. Através de suas métricas, é possível acertar nas estratégias para garantir maior autoridade, ranqueamento e tráfego orgânico.

Quem pode usar o Google Search Console?

Por ser uma ferramenta voltada para solucionar e melhorar o desempenho de sites no geral, o Google Search Console pode e deve ser usado por qualquer pessoa com uma página online. Seja um site para vendas em e-commerce, blogs ou outros. – ou seja, podem usar o Google Search Console:

  • Empreendedores;
  • Proprietários de grandes e pequenas empresas;
  • Administradores de sites e blogs;
  • Especialistas em SEO;
  • Profissionais de Marketing;
  • Programadores e desenvolvedores de sites.

Mesmo que você não tenha conhecimentos aprofundados em marketing digital e SEO, por exemplo, é possível aprender sobre o Google Search Console entrando no portal oficial. Ali, a ferramenta informa diversos pontos que você precisará se atentar no site e como ele é visto nas pesquisas do Google.

Quais os benefícios de usar o Google Search Console?

Um dos principais benefícios do Google Search Console é analisar de forma aprofundada o comportamento do visitante do site quando utiliza o Google. Além desse, outros benefícios do Google Search Console incluem:

  • Descobrir exatamente de onde vem o tráfego, ou seja, quais palavras-chave usaram na pesquisa;
  • Corrigir seu site se ele não for indexado e ser alertado;
  • Saber quais links internos do seu site foram usados e controlar a estratégia de backlinks;
  • Otimizar a experiência do usuário;
  • Aumentar o tráfego orgânico.

Além de receber informações úteis sobre o desempenho do site, o Google Search Console é benéfico por apontar problemas e solucioná-los. Com o seu uso, é possível aprender a trabalhar melhor com suas páginas e torná-las fáceis de navegar.

Qual a diferença entre Google Analytics e Google Search Console?

A diferença básica entre Google Analytics e Google Search Console é a análise de tráfego. O Analytics identifica os acessos vindos de anúncios em redes sociais e links patrocinados – ou seja, o tráfego pago.

Enquanto isso, o Google Search Console analisa apenas os cliques vindos de pesquisa no Google, o tráfego orgânico em sua essência. Dessa forma, é possível desfrutar dos benefícios da ferramenta para otimizar o SEO e garantir excelentes resultados para a sua página.

Como funciona o Google Search Console?

O Google Search Console funciona de forma complexa, mas vantajosa para seu site ganhar mais tráfego. Em resumo, ele busca todas as informações sobre o seu site e mostra como o Google o enxerga. Para visualizar o painel, basta acessar a ferramenta com uma conta Google e configurar o Google Search Console.

Como funciona o Google Search Console
Fonte/Reprodução: original

Com isso, ele irá cruzar a propriedade do seu site com as pesquisas do Google. As etapas da ferramenta consiste em analisar títulos, descrições de produtos, imagens, o html, situação atual do tráfego, as páginas indexadas e suas respectivas palavras-chave, assim como outros recursos da navegação.

Na verdade, o Google Search Console não é a única ferramenta gratuita que existe para você saber detalhes técnicos e melhorar o SEO. Quer conhecer mais opções? Leia nossos outros conteúdos, aqui, no Jornal do Marketing para se informar e aumentar o tráfego orgânico do seu site!