Se uma marca possui um site, é essencial que ela saiba tudo sobre a importância do SEO, uma vez que esta é uma das principais estratégias de marketing para quem deseja ter visibilidade e aparecer nas primeiras opções de resultados de pesquisa.
O uso do SEO possui muitas vantagens para as marcas e por isso é importante saber o que deve ser considerado na hora de elaborar essas estratégias com a finalidade de ter autoridade ao se posicionar como um especialista no assunto.
Qual a importância do SEO?
O SEO trata-se de um conjunto de estratégias para otimizar um site e seu conteúdo a fim de que seja facilmente localizado pelos mecanismos de busca, como o Google. Uma vez que isso acontece, ao se realizar uma pesquisa, a página aparece em destaque e bem ranqueada nos mecanismos.
A importância do SEO está relacionada primeiramente à autoridade que ele proporciona a uma página, uma vez que ela aparece nos resultados logo no topo. Isso significa que o usuário considera que aquela opção é relevante e pode o ajudar com o que ele precisa.
Além disso, a importância do SEO também influencia no volume de visitas que um site pode receber em um dia, afinal, esse tráfego é orgânico e ajuda no desenvolvimento e também na conversão, já que a depender do que o cliente encontre no site, ele pode fechar negócio.
Assim, esse conjunto de técnicas tem como finalidade otimizar os sites para proporcionar a eles um melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, o que faz com que a página crie uma autoridade e presença na internet a fim de atrair um volume maior de usuários para seu site, o que aumenta resultados e potencializa vendas.
Quais técnicas de SEO posso usar no meu site?
Em um site, algumas técnicas de SEO podem ser usadas a fim de melhorar as chances de ranqueamento do site nas páginas de pesquisa do Google e outros buscadores. Entre as técnicas mais utilizadas estão:
- Conteúdo de qualidade: A criação de um conteúdo original, sem cópias e relevante para o usuário é excelente para quem deseja utilizar o SEO ao seu favor. Por isso escrever artigos completos e de leitura fácil é uma aposta;
- Palavra-chave: Pensar na importância do SEO é pensar em palavras-chave e por isso elas devem aparecer ao longo do conteúdo, de forma moderada, porém no título, na estruturação do texto e na meta descrição;
- URL Simples: A URL do site, ou seja, o link deve aparecer simplificado e explicar de forma direta o conteúdo que ali será encontrado, além de ser uma forma mais fácil dos buscadores localizarem o conteúdo;
- Mobile First: O site deve ser otimizado para dispositivos móveis, pois boa parte dos acessos parte desses aparelhos. Além disso, a estrutura do site deve ser confortável para proporcionar uma boa experiência de navegação;
Considerar esses pontos é fundamental para estabelecer que o SEO seja aplicado em um site, o que oferece maiores chances de ranqueamento, visibilidade na página e aumenta os acessos, assim como também as possíveis vendas.
Como aplicar o SEO?
A importância do SEO é essencial para estabelecer o desenvolvimento de um site nos mecanismos de busca e favorecer sua aparição nas páginas de resultados de pesquisa. Dessa forma, pensar em um site otimizado com boas palavras-chave, URLs simples e objetivas é essencial para bons resultados.
Além disso, é preciso que o site tenha uma boa resposta, ou seja, ele precisa ser rápido e também pensado para dispositivos móveis, pois esses fatores também são considerados pelo algoritmo do Google para que o ranqueamento aconteça.
Dessa forma, é importante que as marcas realizam monitoramentos e análises constantemente de seus sites a fim de encontrar erros e realizar os reparos, a fim de favorecer uma melhor experiência de navegação a seus usuários, e a manutenção de sua boa colocação nas páginas de resultados de busca do Google, o que aumenta a autoridade do site.
O que evitar no SEO?
Assim como é importante se atentar ao que deve ser considerado para ranqueamento do site, existem práticas que podem derrubar o SEO, o que faz com que o site tenha um mau desempenho, entre os principais estão:
- Não fazer uso de imagem: As imagens são mais uma forma de agregar valor ao conteúdo e por isso devem ser sempre utilizadas nas publicações de um site;
- Site lento demais: Um site lento faz com que o usuário desista de acessar o conteúdo, assim o Google considera uma opção mais rápida para apresentar como resultado, portanto, otimizar a velocidade é essencial;
- Uso de palavra-chave em excesso: Sim, as palavras-chave precisam aparecer ao longo do texto, porém com moderação. O uso em excesso pode trazer o efeito contrário, o que pode acarretar até uma penalização da plataforma;
- Conteúdo de baixa qualidade: O conteúdo que não é original, sem informações relevantes e mal elaborado tende a não serem bem visto pelo Google e por isso deve ser evitado;
As empresas que entendem a importância do SEO devem considerar esses pontos a fim de garantir que as estratégias são aplicadas com assertividade, o que faz com que o site consiga alcançar seus resultados por meio de boas posições e ranqueamento nos mecanismos de busca, o que potencializa a importância do SEO.
5 dicas para melhorar o seu SEO e ranquear mais rápido
Algumas práticas podem melhorar o ranqueamento de um site em mecanismos de busca e fazem com que ele apareça nos resultados mais rapidamente. Confira com o Jornal do Marketing o que não pode deixar de ser feito para alcançar esses resultados:
Meta descrição
A meta descrição é o texto que aparece no Google abaixo do título do conteúdo e seu papel é dar uma introdução chamativa do que o usuário pode encontrar ao clicar ali. Para ser bem aplicada, ela precisa ter no máximo 160 caracteres.
Portanto, para que o leitor tenha interesse em ler o conteúdo completo, é necessário que essa meta descrição tenha um breve resumo, com CTA e com a inserção da palavra-chave presente no texto.
Estrutura da página
É essencial que os conteúdos tenham uma estrutura, onde H1 representa o título e as demais tags H2, H3, podem propor desdobramentos do conteúdo sempre com respostas diretas e objetivas para que o leitor tenha de imediato o que ele precisa.
Dessa forma, o conteúdo se apresenta de maneira organizada e hierarquizada, além de proporcionar uma estética no site muito mais interessante, o que faz com que o leitor mantenha o interesse na leitura do início ao fim.
Linkagem interna
Um conteúdo publicado pode se relacionar com outro e, para isso, a linkagem interna existe. Desta forma, um conteúdo do mesmo site pode ser conectado com o outro caso tenham familiaridade através do fortalecimento das palavras-chave.
Além disso, apostar nesse recurso faz com que o usuário fique mais tempo dentro do site e olhe os demais conteúdos. Também faz com que ele enriqueça a experiência, já que os assuntos possuem relação direta.
Velocidade do site
Este é um fator que ressalta a importância do SEO e principalmente do desenvolvimento do site através das técnicas aplicadas. O Google tende a priorizar sites que possuem tempo de resposta em segundos, por isso, quanto mais rápido o site carregar ao ser acessado, melhores são as chances de ranqueamento.
Vale destacar que a experiência do usuário está relacionada a esse fator, uma vez que um site mais rápido tem maiores chances de reter a sua atenção, o que evita a frustração e as taxas de abandono de acesso.
Considerar as estratégias de SEO é essencial para garantir bons resultados e maiores chances de ranqueamento e autoridade ao aparecer nos resultados de pesquisa do Google. Por isso, para potencializar a importância do SEO, o ideal é implementar estratégias e fazer o acompanhamento de todos os erros que possam atrapalhar a progressão da página.
E, para ficar por dentro dos principais insights, estratégias, técnicas e tendências do marketing para os negócios, fique ligado no Jornal do Marketing e se atualize com os melhores conteúdos que vão ajudar sua empresa a alavancar!