O que é SEO (Search Engine Optimization) e por que é importante?

Sumário

Posts relacionados

O que é SEO (Search Engine Optimization) e por que é importante?

O que é SEO (Search Engine Optimization) e por que é importante?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de diretrizes desenvolvidas para otimizar o alcance de um site ou blog no Google, através da busca dos bilhões de usuários. No entanto, para isso, é necessário que o sítio esteja adequado as boas práticas do mecanismo.

Se você está procurando estratégias para aumentar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca visando um maior número de visitas orgânicas, é indispensável aprender sobre SEO para obter bons resultados.

Para te ajudar, o Jornal do Marketing reuniu as principais informações sobre a prática, incluindo qual é a sua importância, objetivo e muito mais. Veja a seguir! 

O que significa SEO?

SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization (em português: otimização de mecanismos de busca), basicamente visa otimizar o posicionamento de sites em resultados nos mecanismos de busca como o Google.

O que significa SEO?
Fonte/Reprodução: original.

Utilizar técnicas de SEO permite que seu site alcance um número maior de visitas, gerando mais tráfego e fortalecimento da sua marca. Uma das estratégias aplicadas envolve o uso de palavras-chave em todo o corpo da postagem, incluindo título, meta-descrição e outros elementos.

Qual o objetivo do SEO?

O objetivo principal que podemos apontar do SEO é o de melhorar o posicionamento dos sites e blogs nos mecanismos de busca. Ou seja, quando alguém procura por algo relacionado ao seu nicho ou assunto que aborda, seu site aparecerá nas páginas dos resultados de pesquisa conforme a aplicação da estratégia (se feita corretamente, é possível atingir as primeiras páginas da busca).

A utilização dessas técnicas é uma das formas mais eficazes de aumentar o tráfego orgânico do seu site para que você não precise recorrer obrigatoriamente a anúncios para atrair visitantes. 

Como funcionam os mecanismos de pesquisa?

São sistemas utilizados para fazer buscas na web. Basicamente, eles funcionam por meio de um modelo de rastreamento que inclui a indexação, renderização e o ranqueamento, que serve para unir resultados relevantes de pesquisa.

Como funcionam os mecanismos de pesquisa?
Fonte/Reprodução: original.

Por exemplo, quando você pesquisa por restaurantes no Google, o mecanismo de busca vai unir as informações mais relevantes para você, incluindo um mapa informando os restaurantes mais próximos de sua localidade.

Como o Google funciona e por que ele é assim?

O Google é atualmente o maior mecanismo de busca do mundo e ele trabalha com algumas etapas para classificar os conteúdos presentes na web. 

  1. O rastreamento: serve para buscar páginas atualizadas ou novas utilizando “bots”;
  2. A indexação: tem como objetivo fazer uma análise das URLs de página descobertas pelos bots;
  3. A exibição: define quais são as páginas mais relevantes para a pesquisa.

O mecanismo de pesquisa considera uma série de fatores para ranquear uma conteúdo nas suas primeiras páginas. Por isso, o próprio Google disponibiliza dicas para que criadores de conteúdo possam entender como o algoritmo funciona e como aparece nas primeiras páginas.

Como chegar ao topo do Google com o SEO?

Para chegar ao topo do Google, é necessário realizar algumas etapas para otimizar o conteúdo. Essas etapas incluem:

  1. Otimização de palavras-chave;
  2. Conteúdo relevante;
  3. Meta-description;
  4. Otimização para mobile.

Essas são apenas algumas técnicas para alcançar o topo do Google com SEO. Existem algumas ferramentas a exemplo do Google Analytics e o Google Search Console que monitoram as métricas do seu site.

Quais as vantagens do SEO?

Existem diversas vantagens em utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para seu site, conseguindo um tráfego orgânico e frequente. E, para te ajudar, reunimos as principais vantagens abaixo:

1- Fortalecimento de marca

Aparecer no topo ou na primeira página do Google demonstra a credibilidade da página, pois os usuários acreditam que a resposta para as suas dúvidas precisam sempre estar nesses primeiros resultados.

O SEO é uma das técnicas mais utilizadas para o fortalecimento de marca, porque o mesmo melhora o posicionamento do site nos mecanismos de busca, tornando-o autoridade entre tantos outros.

2- Gera tráfego qualificado

Se seu site conta com as respostas para as dúvidas dos usuários, o tráfego gerado para seu site tem mais chances de gerar vendas.

3- Aumento de tráfego orgânico

Existem dois tipos de tráfego, o orgânico e pago. O tráfego orgânico é gerado sem nenhum investimento e por isso é muito valorizado pelo Google. O SEO (Search Engine Optimization) é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico.

Qual a importância do SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para qualquer site. Por mais que o tráfego pago consiga alcançar um bom número de pessoas, a técnica permite que o site continue recebendo tráfego por muito tempo. Isso sem contar que ele também aumenta conversões, gerando vendas e no caso dos blogs, mais assinaturas, inscrições e aumento de receita.

Rand Fishkin, fundador da MOZ e também conhecido como um dos maiores nomes do SEO, disse que “Em 2004, o bom SEO tornou você notável na web. Em 2014 o SEO é o resultado de ser notável na web.”

Isso significa que o SEO (Search Engine Optimization) é tão eficaz que dura por muitos anos destacando seu site entre vários outros. Sem utilizar as técnicas de SEO, o seu conteúdo ou site não será tão relevante para o Google e assim, será mais difícil conseguir clientes ou leitores para seu blog.

4 dicas de como ter sucesso usando o SEO

Existem algumas estratégias que você pode seguir para obter sucesso utilizando o SEO (Search Engine Optimization) a fim de aproveitar vantagens mencionadas anteriormente. Com base nelas, separamos as dicas seguintes.

1- Crie conteúdo de qualidade

Os mecanismos de busca, principalmente o Google, prezam muito pela qualidade do conteúdo. Para fazer materiais voltados para isso, é necessário entender os seus leitores e clientes.

2- Faça pesquisas de palavras-chave

Existem palavras-chave mais utilizadas e menos utilizadas na web. Você pode utilizar o planejador de palavras-chave, uma ferramenta do Google que pode te ajudar a encontrar as palavras que as pessoas buscam com maior frequência na internet e possuem mais potencial de ganhos nas visualizações.

Ao criar uma nova postagem, faça uma breve pesquisa no Ubersuggest ou no Google Trends para analisar quais são mais relevantes e lucrativas para os mecanismos de busca. No Google Trends é possível ter acesso às palavras-chave com maior potencial a longo prazo.

3- Otimize a velocidade do site

O tráfego de qualidade é muito importante para obter mais visibilidade e fortalecer a marca. Um site que demora muito para carregar dificilmente receberá um tráfego qualificado. Por este motivo é importante tomar os devidos cuidados com a velocidade do site, utilizando ferramentas de otimização de imagem e outros.

4- Meta descrições (Meta-description)

A meta descrição é um dos maiores fatores que contribuem para a melhora da visibilidade do site. Eles servem como uma maneira rápida do leitor ou cliente entender do que se trata o assunto abordado e até ter informações sobre seus serviços e produtos.

No geral, o SEO pode parecer complicado no início, mas quando a técnica é aplicada, aos poucos conseguirá dominá-la. Comece atualizando postagens aplicando as técnicas corretamente caso já tenha um blog ou site. O Google e outros mecanismos de busca, prezam por conteúdo de qualidade atualizado.

Como exemplo a ser seguido, podemos mencionar a Red Bull, que aposta em conteúdos de qualidade e atraem seu público com a boa aplicação das táticas de SEO. Para isso, a marca entende bem quem é seu consumidor e do que ele gosta, para direcionar a oferta de conteúdo e atrair interações orgânicas e duráveis.

Ciente da importância do SEO (Search Engine Optimization), agora é o momento de aplicar as estratégias em seu site para obter mais clientes e gerar mais vendas para seu e-commerce ou leitores para seu blog.