De todas as áreas do marketing, o marketing digital é uma das que mais crescem! Pesquisas revelam que a busca pelo assunto na internet só aumenta, e cerca de 94% das empresas já escolheram essa categoria como a principal para o marketing do seu negócio, seja ele B2C ou B2B.
Independente do modo de venda, do tipo de produto ou serviço ao qual a sua marca está associada, o marketing digital é sem dúvidas uma arma poderosa e uma ferramenta eficiente. Mas, para conseguir entender e utilizar esse recurso de maneira completa, é preciso estudar sua estrutura e funções. Se atualize com o Jornal do Marketing para aumentar o desempenho de suas campanhas publicitárias!
O que é Marketing Digital?
Devido às mudanças que a tecnologia trouxe ao modo como empresas, lojas, e marcas se comportam, integrando os negócios no mundo digital e vice e versa, o marketing teve a necessidade de se orientar a esse novo mercado. É esse novo olhar do marketing, para as necessidades e desafios que a comunicação no ambiente digital trouxe que chamamos de marketing digital.
Marketing digital, nada mais é do que o marketing aplicado ao mundo virtual. O marketing digital entende as necessidades do mercado e, então, se comunica com os potenciais clientes para divulgar um produto ou serviço útil que satisfaça essa necessidade. Além dessa relação prática de compra e venda, o marketing também tenta garantir um relacionamento amigável entre cliente e empresa.
Por que o Marketing Digital é crucial para o sucesso do seu negócio
O marketing digital é a forma de fazer propaganda na internet, alavancar os resultados da empresa no mundo virtual e conseguir se comunicar com seu público. Essencialmente, não difere dos meios tradicionais de marketing, no entanto, tem seus próprios desafios e pedem da empresa constante atualização para garantir os melhores resultados.
Hoje em dia é quase impossível desvincular a ideia de negócio da própria internet. Milhões de empresas estão presentes no mundo digital, aliás, boa parte das grandes corporações e dos maiores negócios do mundo atuam principalmente na internet e na área de tecnologia.
O público também já está completamente habituado a esse novo ambiente. Se há 40 anos a internet era um assunto para poucos, longe do grande público, hoje em dia é um fator tão presente em nossas vidas que grandes metrópoles ficam simplesmente estagnadas sem acesso à internet.
Para se ter uma perspectiva, 97% das empresas utilizam internet em seu dia a dia e de todo o mercado mais da metade vendem pela internet, portanto dependem do mundo digital para ter sua subsistência garantida. Essas são as empresas que mais necessitam do marketing digital.
Fundamentos do Marketing Digital
Existem diversas formas de encarar e abordar o marketing digital, sendo uma das mais famosas a visualização e distinção dos seus diferentes fundamentos. O marketing digital tem pelo menos 4 fundamentos que devem ser levados em conta na formação da sua campanha de publicidade.
- Empresa: O primeiro ente fundamental do marketing digital é a empresa que realiza a propaganda. É ela que coloca o marketing para funcionar e pauta todas as suas características;
- Produto: O produto é o segundo ente fundamental, ele pode ser tanto um produto, um item quanto um serviço. É ele que a empresa quer comunicar ao mercado, e todo produto – ou serviço – tem a promessa de resolver um ou mais problemas e necessidades do cliente;
- Cliente: O cliente é o terceiro fundamento. O marketing é orientado a ele e deve corresponder às suas expectativas. Todo o marketing é pensado para agradá-lo, e não apenas isso, mas satisfazer suas necessidades e anseios;
- Praça: No caso do marketing digital, a praça – ou espaço – em que toda a relação entre cliente, empresa e produto se dá é o ambiente virtual, a internet. É ela que define onde esse marketing ocorre.
Note que todos esses 3 itens são essenciais e indispensáveis ao marketing digital, que depende de todos eles para funcionar e ser considerado um marketing de qualidade. Veja abaixo outros princípios básicos que devem estar no marketing para aumentar sua eficiência.
Canais e plataformas mais comuns
O marketing necessita de um meio de comunicação que seja facilmente acessível, garanta não só a qualidade da mensagem que a empresa quer passar, mas também atinja seu público alvo. Há plataformas mais eficientes para campanhas orientadas para um nicho específico, outras para atingir um público mais abrangente e há aquelas destinadas apenas a prospectar. As principais plataformas para o marketing digital são:
- Páginas em redes sociais;
- Anúncios e propagandas em sites;
- Os próprios sites e páginas, na forma de landing pages;
- Anúncios em vídeos de plataformas como YouTube;
- Cooperação e parcerias com influencers;
- Blogs.
Essas são algumas das plataformas mais comuns e toda empresa deve passar a utilizá-las se quiser resultados expressivos em sua propaganda. Estude cada uma delas, seus formatos e como aprimorar os resultados em cada uma e qual público responde melhor a cada canal e plataforma.
Inbound Marketing x Outbound Marketing
Existe uma distinção essencial no marketing que divide a prática em dois tipos: inbound e outbound. Ter em mente essa distinção auxilia a organizar o modo como a empresa lida com o público e realiza suas diferentes estratégias. Cada um desses tipos tem suas aplicações, sendo suas principais diferenças:
- Inbound Marketing: O inbound marketing é uma estratégia utilizada para atrair clientes de maneira sutil, criando um conteúdo relevante, interessante e que chame a atenção do público. Esse tipo de marketing oferece informações de interesse, um guia prático ou dissertação a respeito de um assunto interessante ao cliente e com isso consegue aproximar a empresa do público;
- Outbound marketing: O outbound marketing é direto, muitas vezes não é sutil e se feito de maneira errada é frequentemente considerado invasivo. Esse tipo de marketing se dá pelo contato direto entre empresa e público, com abordagens e anúncios tradicionais que apresentam o serviço com uma pequena headline chamativa.
Ambas categorias de marketing são essenciais. O marketing de conteúdo, frequentemente associado ao inbound marketing, é uma forma que mais cresce e é dedicada a empresas que querem criar um vínculo forte com o consumidor. Já o outbound marketing tem resultados mais rápidos, muito útil para promoções sazonais, mas são pouco expressivos e eficientes a longo prazo.
O papel do conteúdo no Marketing Digital
Como comentamos acima, o marketing de conteúdo é uma categoria que cresce cada vez mais no marketing digital. E não é à toa, já que certos meios de realizar o outbound marketing estão com seus dias contados. Por exemplo, o telemarketing já sofreu um duro golpe com a plataforma “Não Me Perturbe” que hoje já tem 11 milhões de celulares cadastrados, vetando essa linha de propaganda utilizada para abordar clientes.
Isso não significa que o telemarketing morreu ou que o outbound marketing é descartável, mas mostra a importância de adaptar a linguagem e a comunicação, e o marketing de conteúdo é a melhor forma de investir nessa área. O conteúdo é pesquisado pelo consumidor, que ao buscar resolução para um problema cai em seus artigos ou infoprodutos.
E então, dentro do seu conteúdo, a empresa oferece uma solução definitiva que chega de maneira sutil, afinal, o consumidor que pesquisou por ela não foi abordado. Assim, uma relação muito mais amigável é criada entre empresa e cliente, gerando melhores chances de venda e até mesmo uma negociação mais tranquila.
Construção de Presença Online
A persona é uma representação que o marketing faz do cliente ideal, detalhando seus atos, traços, costumes e aptidões em uma pessoa fictícia. Essa é uma estratégia muito útil, pois abre os olhos dos profissionais de marketing para um personagem mais palpável que, embora fictício, oferece uma dimensão multifacetada do cliente.
Com essa perspectiva completa e atualizada do público, empresas estão muito mais capacitadas para criar um marketing ideal que o atinja de maneira eficiente, com muito mais precisão. Até mesmo o entendimento das necessidades do cliente ficam mais óbvias, o que claramente é uma tremenda vantagem para o marketing. Após a construção da persona, a presença online da empresa será elevada a um novo nível!
O poder do site e blog
É impossível falar de presença online sem citar a importância de blogs e sites dedicados à empresa. Não só na forma de e-commerce e lojas virtuais, que também são muito importantes, mas também para a criação de conteúdo relevante e informação útil, que é o caso do marketing de conteúdo e de estratégias inbound.
O blog amplia as chances de um cliente chegar até sua empresa. Os consumidores são muito mais amigáveis quando se deparam com informações práticas e úteis a respeito do produto ou serviço, ou um guia que o auxilia a resolver seus problemas onde é sugerida uma compra. Além disso, o conteúdo conta com outras vantagens como o SEO, ampliando as chances de sua empresa ser encontrada.
Otimização para motores de busca (SEO)
Falando em SEO, as estratégias associadas a esse serviço estão cada vez mais em alta. SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Buscas, oferece novas oportunidades e vantagens para que sua empresa possa ser encontrada em buscadores quando usuários pesquisam por produtos, serviços ou até mesmo problemas que podem ser solucionados pelo seu negócio. Por dia, estima-se que mais de 3 bilhões de pesquisas são realizadas no Google, e esse é só um dos buscadores disponíveis.
Imagine se sua empresa consegue o topo dos acessos em todas essas pesquisas! As estratégias SEO buscam deixar seu site mais “recomendável” pelo Google, utilizando ferramentas simples, mas com detalhes importantes e complexos, passando por formatações que usam palavras-chave, formato de texto, backlinks de qualidade e uma série de outros métodos que tornam o site pronto para indexação dos buscadores.
Com isso, o ranqueamento do seu site cresce, sendo cada vez mais recomendado pela plataforma quando buscas relacionadas ao seu conteúdo são realizadas. Com um conteúdo de qualidade, seu site amplia as formas de “ser encontrado” pelo cliente por meio de diferentes buscas relacionadas a sua empresa.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é tão importante para o SEO porque é o local ideal onde essas informações associadas aos seus serviços e produtos são colocadas e posteriormente localizadas em pesquisas nos buscadores. Para deixar claro essa dinâmica, vamos supor um cenário fictício abaixo utilizando como exemplo uma empresa de ferramentas.
Um potencial cliente pode pesquisar por dicas de como montar um armário e com isso encontrar um artigo que fale sobre como esse armário pode ser construído em seu blog. E por meio desse artigo, sua empresa sugere sutilmente uma nova parafusadeira que auxiliará seu consumidor a montar seu armário. Com isso, você pode conquistar o cliente e ainda oferecer seus produtos a quem realmente se interessa e precisa.
Blogs
Esse marketing de conteúdo deve ser postado em algum lugar e os blogs são ideais para isso. Nos blogs, diferentes artigos, tutoriais e até mesmo infoprodutos como ebooks, podcasts e vídeos podem ser visualizados e compartilhados pelo público, disseminando o conteúdo relevante da sua empresa.
E aqui não podemos nos esquecer das práticas SEO, que elevam o ranqueamento do seu blog no Google tornando-o mais recomendado para os diferentes clientes que buscam por assuntos tratados na página. Com isso, o conteúdo relevante se torna ainda mais interessante para as vendas e o marketing digital de forma geral.
Ebooks
Os ebooks tem o seu lugar no marketing de conteúdo. As informações tratadas em um ebook são ainda mais ricas, merecem o destaque e a formatação utilizada e servem para levar até o cliente dados ainda mais interessantes sobre aquilo que seu negócio busca oferecer. Com isso, o vínculo entre cliente e empresa aumenta com um conteúdo ainda mais rico.
Outra forma útil de utilizar os ebooks é por meio de landing pages, muito eficazes para captar leads e tornar clientes em potenciais prontos para serem prospectados. Essa estratégia consiste em oferecer o ebook em troca de dados relevantes sobre o consumidor, como seu nome, dados de contato, e-mail ou telefone. Após oferecer os dados, o usuário se torna um lead.
Infográficos
Infográficos são formas mais diretas de passar informação, com representações visuais que são facilmente assimiladas. É importante para seu conteúdo, blog e artigos utilizar infográficos, pois ampliam o entendimento que os leitores têm da informação e aumentam sua utilidade para o público em geral.
Webinars
Webinars são a nova forma de conversar com sua audiência. Antigamente empresas realizavam palestras e seminários presenciais, já hoje é possível realizar esse tipo de comunicação diretamente pela internet. Esse tipo de “seminário moderno” é chamado de webinar.
O webinar é geralmente realizado ao vivo, mas pode ser gravado em plataformas de vídeo ou mesmo de streaming. No webinar, o público conhece sua empresa, recebe informações, seus produtos podem ser oferecidos e até mesmo um curso pode ser dado, enriquecendo a presença online da sua empresa.
E-mail marketing
E por fim, não há como deixar de falar de presença online sem citar o e-mail marketing. O e-mail marketing está entre uma das formas mais antigas de marketing digital, e mesmo estando presente desde os primórdios da internet o e-mail marketing continua relevante e muito útil.
Cerca de 4,03 bilhões de pessoas usam e-mail no ano de 2023 e a expectativa dos especialistas é que o número cresça para até 4,6 bilhões no ano de 2025. Essa é uma parcela considerável do mercado na qual sua empresa deve investir, portanto, se adaptar ao e-mail marketing é fundamental.
O e-mail marketing tem uma série de funções que são relevantes para os diferentes processos em sua empresa. Por exemplo, o e-mail marketing pode ser utilizado para informar o público da empresa sobre novos produtos e serviços, promoções, descontos e até mesmo lançamentos.
Redes sociais
Ter páginas e perfis nas redes sociais é bastante útil para o marketing digital. As redes sociais podem comunicar sua empresa, serviços e produtos para os clientes, e não apenas isso, também oferecem oportunidades para gerar backlinks internos, aumentando o SEO e até mesmo a disseminação do marketing de conteúdo.
Nas redes sociais também é possível realizar parcerias com influencers, sendo extremamente vantajosas quando essas personalidades da internet estão de algum modo em contato com o nicho de sua empresa. Cada uma das redes sociais oferece suas próprias vantagens para o marketing. Veja a seguir algumas dicas de como usá-las!
Com quase 3 bilhões de usuários no mundo, sendo 109 milhões brasileiros, o Facebook segue sendo a rede social mais utilizada do mundo. A plataforma conta com seu próprio recurso de anúncios, chamada de Facebook Ads e oferece um suporte dedicado a atender apenas empresas e profissionais que atuam na plataforma.
No Facebook é possível realizar posts virais, que acabam sendo uma forma de marketing de conteúdo mais informal, mas ainda incrivelmente poderoso, além de compartilhar informações úteis. Essas informações podem ser artigos em blogs externos, ou mesmo textos postados diretamente no Facebook, assim como imagens e vídeos.
O Instagram, que também pertence ao mesmo grupo do Facebook, o Meta, é mais uma rede social muito usada pelos brasileiros. Com cerca de 113 milhões de perfis em nosso país, o Instagram é uma rede mais dinâmica. Nesta plataforma, o que impera são conteúdos rápidos, práticos e mais fáceis de serem visualizados e compartilhados.
O Instagram é a terra oficial dos influencers, webcelebridades que podem gerar parcerias incríveis para sua marca. Os posts patrocinados também bombam e podem ser compartilhados na forma de Stories, que são bem aceitos por toda a comunidade e geram visibilidade. Em especial para empresas que trabalham com um conteúdo visual e chamativo, como negócios sobre moda, culinária, manufatura, dentre outros.
Com 24 milhões de usuários brasileiros, o Twitter recebeu uma nova forma de permitir que empresas atuem na plataforma. O formato é chamado de Twitter Blue, onde a rede social, diferente de outras concorrentes, vende o famoso selinho azul presente em empresas, marcas e celebridades com perfis oficiais.
O Twitter Blue permite uma série de novas funções para os usuários, em especial para as empresas como maior volume de posts, textos maiores, vídeos longos e de boa qualidade, maior entrega de posts na plataforma e até mesmo monetização de conteúdo. É um playground completo para o marketing digital.
O LinkedIn embora seja muito associado a emprego e trabalho, é uma rede social. E como uma rede social, o LinkedIn também oferece ótimas oportunidades para que sua empresa faça valer seu marketing digital. Cerca de 63 milhões de brasileiros estão ativos no LinkedIn, um mercado de peso em que seu negócio pode investir.
Trabalhar nessa rede social pode ser bastante interessante, pois, ao mesmo tempo em que sua empresa consegue buscar por novos profissionais e colaboradores, ela também pode oferecer seus serviços, produtos e gerar oportunidades de venda, inclusive capturar leads na plataforma.
Com 28 milhões de usuários brasileiros, o Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens. Mas embora esteja orientada apenas a posts breves e imagens, o Pinterest oferece oportunidades de venda e realização de boas campanhas publicitárias.
Aqui novamente, como no caso do Instagram, empresas que vendem um produto visualmente chamativo e atraente, como negócios do ramo culinário, produtos manufaturados e outros serviços que atraem olhares, são ainda mais favorecidas pelo formato da plataforma.
Vídeo marketing
O conceito de vídeo marketing vem crescendo no marketing digital. Esse tipo de marketing, como o nome sugere, é focado na comunicação audiovisual por meio de vídeos, onde a empresa pode se expressar de maneira mais clara com seus consumidores, com uma propaganda direta e eficiente.
Claro, o conceito de marketing por vídeo não é nada novo. Desde o advento da televisão, empresas focam nesse tipo de formato para realizar suas propagandas, e muitas das campanhas de marketing mais famosas vieram deste formato. A diferença é que o vídeo marketing está focado em plataformas digitais consolidadas que oferecem vantagens específicas para seu negócio. Vamos conhecer cada uma delas.
YouTube
Começaremos com a principal delas, o YouTube, que é sem dúvidas um dos sites mais acessados diariamente no mundo. A plataforma tem um acervo imensurável de vídeos e é um ótimo lugar para sua empresa realizar o vídeo marketing. O modo mais óbvio do uso da plataforma para o marketing é por meio de anúncios que passam no começo, meio ou fim de cada vídeo da plataforma.
Mas outra forma de realizar vídeo marketing na plataforma é criar seu próprio canal. Com isso, seu marketing de conteúdo se torna mais rico, focado em uma linguagem mais ampla, não condicionada aos poucos segundos oferecidos pelos anúncios, onde você pode falar sobre o que quiser com seu público.
Vimeo
O Vimeo não é tão famoso no Brasil, e mesmo a nível mundial a plataforma está abaixo do seu concorrente, o YouTube. Ambas plataformas são bem similares e essencialmente servem para agregar vídeos. Mas mesmo não sendo tão famoso, é possível fazer um vídeo marketing de qualidade utilizando o Vimeo.
O Vimeo tem um sistema de monetização de vídeos bastante interessante e acessando esta página, você pode conhecer como o serviço funciona. É possível criar um sistema de assinaturas e agregar seus vídeos de maneira privada apenas para assinantes. Um ótimo formato para vender cursos e realizar webinars fechados.
Plataformas de streaming
As plataformas de streaming são mais um espaço para o seu marketing de conteúdo. Estas páginas são focadas em conteúdo ao vivo, as famosas lives, ao contrário do YouTube e Vimeo que são focados em vídeos gravados e postados. A principal marca relacionada a essas plataformas é a Twitch, pertencente a gigante Amazon.
A forma mais conhecida de marketing nos serviços de streaming são os anúncios parecidos com os usados no YouTube, onde são apresentados no começo de cada transmissão. Também é possível criar parcerias com influencers e streamers específicos, que apresentam sua marca para o público.
Entenda que os streamings estão focados principalmente no público gamer, que é uma parcela mais nova e antenada do mercado. Logo, essas plataformas podem significar uma ótima oportunidade para empresas que querem atingir esse público, em especial aquelas que trabalham com tecnologia.
Introdução à publicidade paga
A publicidade paga é grande parte do marketing digital. Como vimos no caso do YouTube e serviços de streaming, e outras redes sociais, anúncios pagos nessas plataformas são uma das principais formas de fazer marketing.
Existe mais de uma plataforma dedicada a esse tipo de propaganda, cada uma delas oferece seus próprios desafios, são ideais para um público e contam com personalizações e ferramentas distintas. Conheça cada uma delas e veja como funcionam as publicidades pagas.
Google Ads: Search, Display e YouTube
O Google Ads é uma das principais plataformas de anúncios pagos do mundo. Ele oferece resultados impressionantes em diversos campos, dando mais visibilidade para sua propaganda. Ao todo, podemos destacar 3 formas do seu anúncio atingir um público amplo com o Google Ads:
- Display: O Google coloca sua publicidade para rodar nos diversos sites, aparecendo no formato de Display nessas páginas;
- Search: Com esse anúncio, seu site é recomendado com maior facilidade e ranqueado logo nos primeiros resultados, quando as pesquisas se relacionam com seu e-commerce, blog e página;
- YouTube: Por fim, como vimos no vídeo marketing, o YouTube é uma plataforma onde é possível vincular anúncios e publicidades no começo, meio e fim dos vídeos. O YouTube pertence ao Google e, portanto, por meio do Google Ads é possível colocar suas publicidades para rodar na plataforma.
Se você quiser conhecer mais sobre o sistema, conferir o próprio site do Google Ads é um ótimo começo. Nele você pode se integrar a respeito de inúmeros detalhes sobre o funcionamento das publicidades, do marketing digital e da forma como todo o conteúdo funciona na plataforma.
Facebook Ads e Instagram Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do próprio Facebook. Essa é uma plataforma bem útil, onde você pode segmentar e personalizar as propagandas e publicidades que irão ser disparadas para os usuários. Com a plataforma é possível conferir funções especiais como atingir determinado público local e interagir com interesses de certos perfis.
O Instagram Ads é uma plataforma de publicidade dedicada ao Instagram e que funciona para aumentar o desempenho e presença online das empresas que atuam na plataforma. O Instagram Ads é focado em outras ferramentas e formas de fazer campanha, tendo um caráter muito mais visual e com um conteúdo focado em vídeos curtos.
LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads traz inúmeras ferramentas que fazem desta plataforma muito útil. Como já dito, o LinkedIn oferece oportunidade para que as empresas realizem seus anúncios, e lá conquistem além de colaboradores, como também público. A plataforma do LinkedIn Ads é fundamental para personalizar suas campanhas.
Nela é possível segmentar o público que irá receber os anúncios, tornando assim o marketing digital mais eficaz. É possível escolher o local onde os anúncios serão disparados, incluindo o feed do próprio LinkedIn. A plataforma também oferece a possibilidade da criação de mais de uma campanha, ampliando o público a ser impactado.
Twitter Ads
O Twitter Ads é uma plataforma dedicada aos perfis com selinho azul no Twitter. Com ela, é possível realizar anúncios na rede social e promover posts e tweets que a empresa faz em seu perfil. O Twitter Ads também permite a linkagem de páginas externas que levem diretamente ao site da sua empresa.
A plataforma também conta com ferramentas de personalização e tem uma abordagem dedicada totalmente ao marketing segmentado, o que torna as publicidades ainda mais eficientes e atingem o público alvo com precisão. Lembre-se que o que mais importa é vender para os clientes interessados.
Programática e Native Ads
Acima apresentamos o que pode ser chamado de “modo tradicional” de realizar marketing em diferentes plataformas e redes sociais. Nessas publicidades, o anúncio aparece de maneira explícita com um produto, serviço ou até mesmo promovendo a empresa ao apresentá-la de modo direto.
Mas há maneiras mais sutis de realizar marketing digital, que é a Mídia Programática e o conceito de Native Ads. A ideia de Mídia Programática pauta que ao invés de procurar grandes portais, com maiores tráfegos para anunciar seus produtos e serviços, uma empresa deve buscar locais menores, mas que são orientados para seu público, a parcela do mercado que costuma consumi-la.
Já o conceito de Native Ads é uma estratégia utilizada principalmente no marketing de conteúdo, onde o produto e serviço não é apresentado de maneira clara e direta, e sim de forma mais leve e dentro de um artigo ou texto útil. O protagonista, neste caso, é o conteúdo e o serviço é sugerido como um complemento.
Análise e Monitoramento de Resultados
Uma campanha de marketing digital deve ter objetivos claros, autodeclarados e conhecidos pela empresa. Sem isso, ela sofre sério risco de fracassar e de não corresponder às expectativas da equipe. Portanto, ao criar uma campanha de publicidade, paute logo no início quais os seus objetivos.
Após declarados, os objetivos da campanha servem como um norte, um alvo a ser acertado. E com esse objetivo definido, é possível dimensionar o sucesso da campanha de marketing, e até mesmo modificá-la para conseguir atingir os resultados com precisão ao longo do seu tempo de duração. Veja outras dicas de monitoramento de resultados e análise de publicidade digital.
Métricas e KPIs no Marketing Digital
KPI é uma sigla importante para o sucesso do seu marketing digital. A sigla significa, em inglês, Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance. O objetivo do KPI é mostrar como sua campanha de marketing digital está performando, seja ela qual for. É importante ter definido todos os indicadores que serão utilizados em seu marketing. Cada publicidade tem seus próprios KPIs, mas entre os mais tradicionais estão:
- Indicador de Produtividade: Os indicadores de produtividades devem analisar o desempenho relacionado à produtividade que a publicidade traz. Esse indicador avalia a eficiência da empresa e calcula a quantidade de recursos e o retorno em produção;
- Indicador de Qualidade: Os indicadores de qualidade analisam não a produtividade, mas sim a qualidade daquilo que está sendo oferecido pela publicidade. Esse tipo de indicador é fundamental para lidar com imprevistos e outros tipos de ocorridos não calculados que podem acontecer durante a campanha;
- Indicador de Capacidade: Você já pensou sobre o retorno que a publicidade pode dar para sua empresa? E se o seu negócio não conseguir lidar com o volume? Por isso esses indicadores de capacidade são fundamentais, para calcular o máximo da capacidade de produção da sua empresa;
- Indicadores Estratégicos: Os indicadores estratégicos estão ligados aos principais objetivos da sua campanha. Lembre-se que esses devem ser definidos antes do lançamento da publicidade e devem ser monitorados por meio dessa KPI.
Além dos KPIs, também é necessário ter métricas. As métricas não se tratam exatamente de um indicador – embora também possam ser utilizadas por eles. A principal função da métrica é quantificar os resultados. São exemplos de métricas o custo da publicidade, custo médio por lead conquistado, fluxo do caixa, taxas de conversão, entre outros fatores quantificáveis.
Google Analytics e ferramentas de análise
O Google Analytics é uma ferramenta de análise oferecida pela própria Google, que funciona de forma integrada com o Google Ads e tem como principal função oferecer relatórios a respeito de suas campanhas. O Google Analytics visa reduzir o tempo de formação de relatórios, fundamentais para analisar o sucesso de uma campanha.
A plataforma do Google Analytics funciona em conjunto com as 3 principais funções do Google Ads que já mencionamos, o Display, Search e YouTube. E com a ferramenta é possível gerenciar dados, automatizar a campanha, gerar relatórios, analisar os segmentos, realizar análise de usuários e o ciclo de vida do lead.
Monitoramento e gestão de redes sociais
Além dessas ferramentas já citadas, também é necessário ficar de olho nos relatórios gerados pelas ferramentas de Ads nas redes sociais. Entre essas ferramentas, estão todas as já citadas como Facebook Ads, Instagram Ads e LinkedIn Ads. Nelas, há um espaço dedicado a analisar como foi a sua campanha de publicidade.
Testes A/B e otimização de conversão (CRO)
Uma das principais formas de garantir a eficiência das suas campanhas de marketing são os testes A/B. Os testes A/B são uma forma simples, mas muito recomendada para verificar se modificações em sua campanha podem garantir melhores resultados. O fato desses testes serem tão recomendados é que podem ser utilizados em diversas plataformas.
Para fazer um teste A/B, é necessário produzir uma campanha de publicidade. Como exemplo, iremos utilizar uma campanha de publicidade hipotética chamada de tradicional. A campanha tradicional é lançada, mas, ao mesmo tempo, uma campanha bastante similar, mas com detalhes diferentes, talvez um segmento ou personalização da ferramenta também é realizada. Vamos chamar essa segunda campanha de personalizada.
Uma vez lançada as duas campanhas, a tradicional e a personalizada, durante o mesmo intervalo de tempo, os resultados são colhidos e então comparados. Após isso, sua empresa pode escolher qual gera as melhores conversões de leads e clientes, definindo assim a CRO – Otimização da Conversão. Quanto mais CRO sua publicidade tiver, maior seu sucesso.
Automação de Marketing e CRM
Um dos melhores fatos a respeito do marketing digital é que ele pode ser automatizado, sofrendo assim o que chamamos de automação de marketing. A automação é toda e qualquer ferramenta utilizada para automatizar processos que ocorrem no marketing, e nesse sentido muitas das ferramentas que apresentamos ao longo do artigo, como as diversas plataformas Ads, são dedicadas à automação do marketing.
Além dessas ferramentas podemos citar o CRM. O Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de ferramentas usadas para gerenciar a relação entre empresa e consumidor. Todas as ferramentas de automação do marketing acabam favorecendo o CRM, que deve ser aplicado não só durante a campanha de publicidade, mas também em todo o processo de venda e negociação.
3 Ferramentas de automação de marketing
Existem algumas ferramentas que se destacam na hora de automatizar o marketing, e que devem ser integradas em suas campanhas e no marketing de seu negócio. Essas ferramentas irão trazer uma abordagem muito mais rica para a empresa e impactar de maneira positiva suas campanhas.
Quanto mais automatizadas suas campanhas, menor o trabalho em realizar a sua manutenção e maior o resultado a longo prazo. Não deixe de manter suas ferramentas atualizadas para garantir um ótimo desempenho para seus anúncios e para o marketing digital da sua empresa.
Integração com sistemas de CRM
Como comentamos, o CRM está entre uma das melhores ferramentas para a automação do marketing. Não só do marketing, mas também da prospecção e até mesmo da negociação. Quanto mais integrado ao CRM estiver suas campanhas de marketing, melhor será seu resultado e desempenho.
Segmentação e personalização de campanhas
A segmentação é um dos elementos mais essenciais do marketing e também atua de maneira profunda no marketing digital. A segmentação diz respeito a como a campanha é orientada para um público específico, definindo a área do mercado que será atingida pela campanha de maneira personalizada. Entre os exemplos de segmentação temos:
- Segmentação geográfica: Que delimita os clientes a serem atingidos pela publicidade geograficamente, por local onde residem;
- Segmentação por idade: Determina que a campanha de marketing dê preferências para clientes de determinada faixa de idade;
- Segmentação por sexo: Orienta campanhas de marketing para determinado público, como é o caso da moda feminina, focada principalmente para mulheres.
Com isso, temos algumas segmentações e personalização de campanhas que são muito úteis para definir o público alvo da sua empresa. As três segmentações acima de modo algum esgotam a técnica, que pode ser personalizada para dezenas de públicos diferentes.
Lead scoring e nutrição de leads
Lead scoring, também conhecido como qualificação de leads, é um modo de identificar entre os diversos leads que sua campanha de marketing capturou, quais aqueles que oferecem as melhores oportunidades de negócio para sua empresa, ou seja, os potenciais clientes que estão prontos para comprar.
Muitas vezes um lead está interessado em seu negócio, quer ou até precisa do seu produto, ou serviço, mas atualmente está impossibilitado de prosseguir com a negociação. Os motivos são inúmeros, mas o importante é que sua empresa deve reconhecer quais são e dar prioridade para aqueles que podem comprar atualmente. Os leads que forem “desqualificados” não devem ser desprezados. Com o tempo, a empresa deve retornar a eles.
Estratégias Avançadas e Tendências
O marketing digital é uma disciplina que só cresce. Embora esteja em alta em nossa época, não significa que já esgotamos todas as suas funcionalidades, as áreas em que atua e muito menos suas ferramentas. Ao contrário, cada dia que passa mais tendências são criadas, ferramentas compartilhadas e novidades aparecem no mercado.
Não deixe de descobrir novas oportunidades para o seu marketing digital, ampliando a forma como sua empresa se comunica, apostando em novas abordagens para suas campanhas publicitárias. Veja algumas das novas tendências, ferramentas e estratégias que separamos abaixo que valem a pena receber a atenção de sua equipe de marketing.
Marketing de Influência
A internet não trouxe apenas novas possibilidades para o marketing, ela também criou um novo ambiente onde celebridades e personalidades influentes nascem a cada dia. Essas personalidades, chamadas de influencers digitais, tem o seu público cativo e em muitos casos estão associados a nichos da internet e do mercado.
O marketing de influência cria parcerias com esses influencers e sua empresa, que indicam o seu produto ou serviço para seu público. Com isso, baseado na lealdade que esses seguidores tem no influencer, sua empresa recebe mais atenção e, para muitos, o voto de confiança dado por um influenciador é o suficiente para fechar uma compra.
Podcasts e conteúdo em áudio
Recentemente no Brasil houve uma explosão de podcasts, conteúdo feito para ser consumido na forma de áudio, sem a necessidade de prestar atenção na tela do computador. Os podcasts funcionam como um programa de rádio que podem ser escutados no trabalho, no trânsito e em diversas situações do dia a dia.
Também são ótimas oportunidades para receber sua campanha de marketing. Assim como no rádio, onde é possível anunciar seus produtos e serviços e fechar parcerias, nos podcasts sua empresa pode conseguir atingir ainda mais espectadores, inclusive realizando o marketing por influência.
Chatbots e inteligência artificial
É impossível falar sobre tendência no mercado sem citar a Inteligência Artificial. Com o famoso Chat GPT, a Inteligência Artificial foi finalmente democratizada e está à disposição de toda a internet. Você pode criar diversas campanhas publicitárias com a ajuda das famosas IAs.
Você pode solicitar à IA que crie, por exemplo, uma campanha personalizada para um segmento específico do mercado, automatizando o marketing. Uma IA pode até mesmo personalizar a mensagem para ser enviada em um e-mail, aplicativo de mensagem e até mesmo inserindo dados externos à essas campanhas, como nome do cliente e área de atuação.
Realidade virtual e aumentada
A realidade virtual e aumentada continua em seus primeiros passos. Porém, já se fala na venda de espaços digitais onde sua empresa pode atuar. É possível também criar avatares para sua empresa que interagem nesses universos de realidade virtual, principalmente no chamado Metaverso desenvolvido por Mark Zuckerberg.
O futuro do Marketing Digital
Ainda não sabemos exatamente quais os limites do marketing digital, até porque ainda não conhecemos os limites do próprio mundo digital. Ao contrário do mundo real, o ambiente virtual não apresenta limitações e pode ser personalizado de diversas formas, conforme as novas tecnologias vão surgindo como a própria Inteligência Artificial.
Por onde começar no marketing digital: Passo a passo
Chegamos ao fim de nosso artigo sobre o marketing digital, mas antes, nada melhor do que uma pequena recapitulação do que aprendemos para fixar a ideia de marketing digital, afinal, o marketing depende de uma estrutura complexa onde diversos fatores devem ser combinados e equilibrados para uma campanha eficiente. Confira o passo a passo de como começar!
- Defina seu objetivo: Lembre-se que o marketing deve ter um objetivo, por mais simples que seja. Caso seu objetivo seja simplesmente conseguir mais clientes, ele deve ser declarado e levado em conta;
- Fundamento do marketing: Para que o marketing funcione, ele deve estar bem estabelecido entre seus diferentes fundamentos como empresa, produto – serviço, cliente e meio no qual irá funcionar;
- Meio de comunicação: Mostramos algumas plataformas onde o marketing digital funciona, como Facebook, LinkedIn e Google Ads. Escolha uma delas – ou várias, para começar;
- Utilize as ferramentas de marketing: Apresentamos diversas ferramentas que podem ser utilizadas no marketing, como as próprias ferramentas “Ads” das plataformas, CRM, IA, e outras úteis;
- Analise as métricas, KPIs e realize testes: Não deixe de aplicar uma visão crítica sob seu marketing, veja o que pode ser mudado para garantir um melhor resultado.
Analisando todos esses fatores, sua campanha de marketing digital será a mais completa possível e dessa forma você poderá estabelecer estratégias satisfatórias onde os objetivos, por mais variados que sejam, possam ser atingidos.
Não deixe de consultar este e outros artigos disponíveis no Jornal do Marketing para tornar a relação da sua empresa com o público muito mais rica e dinâmica, aumentando suas vendas cada vez mais!