Foi anunciado hoje pelo Google que, sua mais nova atualização, trará uma drástica mudança na geração de relatórios para jornal em 2023. E, sem sombra de dúvidas, os criadores de conteúdo precisam estar por dentro de tudo o que está por vir!
Afinal, esta é uma das modificações mais relevantes organizadas pelo Google, havendo a necessidade de você e seu time se adaptarem às informações prestadas pela geração de relatórios . Confira as principais alterações realizadas, com o Jornal do Marketing!
Como era a geração de relatórios para sites jornalísticos?
Antes da presente atualização a geração de relatórios ocorria mensalmente através do e-mail. Assim, era fornecido aos donos de sites quatro semanas com todas as métricas necessárias para acompanhar o desenvolvimento do jornal.
Para muitos criadores de conteúdo, estes dados obtidos eram relevantes e auxiliavam a ter controle de erros, assim como corrigir quaisquer problemas. No entanto, com as novas modificações, você que tem um site jornalístico terá de se habituar a nova metodologia aplicada pelo Google.
O que mudou na geração de relatórios para Jornal em 2023?
A alteração principal em gerar relatórios para jornal em 2023 permite que você acompanhe todas as métricas, através das ferramentas voltadas ao autoatendimento. Ou seja, todos os dados que você precisa saber ficarão visíveis através da Central do Editor.
Sobre os dados de publicações, estes ficam disponíveis através do Google Search Console (GSC) para acompanhar suas métricas sempre que desejar. Dessa forma, possibilita que você otimize as suas estratégias e mantenha o seu conteúdo forte nos mecanismos de buscas.
Como acessar a geração de relatórios?
É fundamental que toda a sua equipe tenha acesso pleno às métricas do GSC, portanto, realize as configurações corretas para verificar a geração de relatórios para jornal em 2023, além de poder frequentar a Central do Editor.
Verifique de imediato se todos os protocolos estão corretos e devidamente configurados para os colaboradores não perderem tempo, solicitando a você o acesso para checar os novos dados.
Acessar o Google Search Console
No Google Search Console, há diversos tipos de permissões e, para possibilitar que a sua equipe acompanhe a geração de relatórios para jornal em 2023 em tempo integral, libere-os através de uma destas opções:
Clique em gerenciar usuários e, na nova página, coloque o domínio ou o prefixo da URL de seu conteúdo e clique em continuar. Na sequência, você encontrará informações que pedem para iniciar uma verificação, o que permite que o Google analise os dados e, em seguida, faça a colocação da sua equipe.
Acessar a Central do Editor
Assim como acontece no GSC, na Central do Editor você precisa escolher os níveis de acesso de cada um dos seus funcionários. Há desde o proprietário, até editor e visualizador. Entenda como funciona:
Para chegar nesta parte, prossiga para “gerenciar publicação”, “gerenciar permissões de usuários” e clique em “adicionar usuário”. Coloque o e-mail dos colaboradores, o tipo de acesso, adicione e salve cada um dos nomes.
Qual a importância da geração de relatórios para os sites jornalísticos?
Através da geração de relatórios para jornal em 2023, você e todo o seu time acompanham as informações mais importantes sobre a relevância dos posts na internet, além de dados que podem ser melhorados para atrair a atenção certa.
Antes da atualização, você tinha informações mensais, o que atrapalhava a produtividade e a mitigação de erros. Se você já teve muitos problemas por atuar com poucos dados disponibilizados saiba que, com a atualização da geração de relatórios para jornal em 2023, você os obtém em tempo real e consegue prevenir falhas.
Quando a atualização será lançada?
O lançamento da atualização não está disponível no momento e, conforme o próprio mecanismo, esta nova métrica ficará ativa logo em breve. Acompanhe sempre as informações enviadas pelo Google para não ficar de fora de uma das alterações mais importantes aos sites jornalísticos.
Ainda, de acordo com o buscador, os detalhes e outros documentos de suporte serão enviados para você através do e-mail, portanto, fique atento às mensagens para lê-las e conversar com o seu time.
Através da geração de relatórios para jornal em 2023, você compreende melhor o que seu público gosta de consumir em seu site, possibilitando que até mesmo o tipo de linguagem e matérias sejam readequadas a estes consumidores. Para mais informações sobre a atualização, fique por dentro do Jornal do Marketing!