Google Analytics como funciona e vantagens!
Google Analytics como funciona e vantagens!

Google Analytics como funciona e vantagens!

Entender o Google Analytics como funciona é fundamental, uma vez que ela é uma ferramenta poderosa que fornece informações valiosas sobre o desempenho de um site. E se engana quem pensa que a plataforma é exclusiva para profissionais de marketing ou proprietários de sites. 

Na realidade, gestores de empresa e empresários também podem aproveitar seus benefícios para alcançar seu público-alvo, independente do porte ou área de atuação. Muitos empresários subestimam o potencial da ferramenta por não entenderem sobre suas principais funcionalidades. No entanto, antes de mais nada, é essencial obter conhecimento do Google Analytics como funciona e como aproveitá-lo.

Google Analytics como funciona?

Para entender o Google Analytics como funciona, é importante compreender seus atributos de análise de tráfego. Ela funciona por meio de códigos de monitoramento adicionados aos sites que possibilita a coleta de dados sobre usuários que visitam uma página online.

As métricas e relatórios personalizados permitem a avaliação da performance de um website, comportamento dos usuários e identificação de tendências. As principais métricas a serem avaliadas são:

  • Sessões: contabilizar os acessos de uma página na web, independente do número de vezes em que um único usuário o acessa;
  • Taxa de rejeição: nome atribuído para a porcentagem de visitantes que deixam um site sem interagir ou acessar outras páginas dele;
  • Dispositivos: indica os dispositivos pelos quais as pessoas acessam um blog ou site, podendo ser por meio de um smartphone, tablet ou computador;
  • Número de visitas: é o número total de acessos recebidos. A métrica pode ser personalizada de acordo com os seus interesses;
  • Páginas mais acessadas: indica as páginas com maior número de acessos e viabiliza a compreensão de quais são os conteúdos mais relevantes e interessantes para os usuários;
  • Visitas em tempo real: quantidade de acessos em tempo real para entender quais os horários com maior número de acessos.

Com as informações fornecidas pelo Analytics, você pode desenvolver estratégias de marketing mais assertivas. Essa ação garante melhorias na experiência do cliente ou leitor. Portanto, é fundamental dominar o Google Analytics como funciona.

Vantagens de usar Google Analytics

Para um entendimento mais aprofundado sobre o Google Analytics como funciona, é crucial saber quais as suas vantagens. Ao utilizá-lo, empresas e indivíduos podem obter insights valiosos sobre o comportamento dos usuários em uma página online.

Google Analytics como funciona
Fonte/Reprodução: original.

Cada informação oferecida é essencial para melhorar os resultados das campanhas de marketing e taxa de conversão. No geral, o Google Analytics traz diversas vantagens aos empresários e blogueiros que incluem:

Relatórios personalizados

Os relatórios personalizados podem ajudar a maximizar suas estratégias de marketing. A funcionalidade dispõe de informações detalhadas para identificar oportunidades de aprimoramento. 

O acompanhamento frequente de dados auxilia no progresso online de negócios de variados setores e a desenvolver técnicas eficientes para atrair conversão e tráfego qualificado e, como consequência, aumento nos lucros.

Teste A/B

Para melhores resultados, o Google Analytics dispõe de uma funcionalidade bastante vantajosa, o Teste A/B. Ele utiliza uma ou mais variações de uma única página para determinar qual a que possui um melhor desempenho.

Para executá-lo, basta integrar com uma ferramenta de teste de terceiros. Ao integrá-la, a ferramenta gerencia e realiza os testes A/B e a plataforma decifra os resultados. A solução permite que os usuários adotem técnicas eficientes.

Informações precisas

No contexto das campanhas de publicidade, obter informações precisas é imprescindível. A precisão dos dados coletados no Google Analytics pode ajudar a tomar decisões mais informadas.

Com base nesses relatórios exatos, os profissionais de marketing podem identificar pontos de melhorias para direcionar investimentos de maneira mais eficiente e alcançar o sucesso online.

Sazonalidades anuais

Através do Analytics é possível averiguar sazonalidades anuais, responsáveis por direcionar tráfego qualificado. Em um blog, por exemplo, uma postagem com título “25 ideias de presentes para o Natal” claramente aumentará as visualizações da página durante o mês de dezembro.

Configurações de metas

Tem como finalidade a mensuração de conversões de múltiplas origens. Elas podem ser provenientes de tempo de visita, visualização de vídeo ou até mesmo de variadas páginas de um website.

Melhorias de ROI com uso do marketing

O marketing de um negócio online deve ser realizado em conjunto aos relatórios do Google Analytics. Assim, será possível direcionar seu empenho nos lugares certos para alcançar mais visitas.

Oportunidades de otimização

Outra vantagem da ferramenta são as oportunidades de otimização que ela proporciona. Por exemplo, ao analisar as páginas mais acessadas, você poderá aplicar esforços nelas, como a divulgação, tráfego pago e outros fatores importantes para o crescimento do website ou blog.

Outras ações que pode tomar incluem a criação de novas postagens similares as postagens e páginas com maior número de visitas. Em um blog que as publicações mais populares são sobre ideias de nomes para negócios, seguir esse padrão pode ser uma estratégia eficiente. 

Por que usar o Google Analytics?

Algo fundamental, além de dominar o Google Analytics como funciona e quais as suas principais vantagens, é assimilar os motivos pelos quais você deve utilizar. O serviço gratuito disponibiliza insights valiosos e completos para ajudar empreendedores de diferentes áreas.

Uma das principais razões para utilizá-lo é a ampla diversidade de métricas oferecidas para que os usuários acompanhem a quantidade de pessoas que visitam sua página online a qualquer hora do dia.

Por que usar o Google Analytics?
Fonte/Reprodução: original.

Além disso, a sua capacidade de monitorar o andamento do site em tempo real, possibilita a análise de dados como a localização geográfica dos usuários, horário de acesso, dispositivos e tendências, que podem auxiliar no aumento da relevância e impacto da marca.

Outro ponto importante, é que ele dispõe de informações sobre os principais canais de onde uma página online é acessada. Esses podem incluir redes sociais como Pinterest, Instagram, Facebook ou plataformas de vídeo. Dessa forma, os usuários podem ficar por dentro de quais desses canais valem mais a pena investir.

Por exemplo, ao avaliar essa categoria e conferir que o maior volume de tráfego provém do Pinterest, o melhor a se fazer é dedicar seu tempo publicando frequentemente na rede social em questão. No entanto, é muito importante variar os canais para aplicar campanhas de marketing.

Onde posso usar o Google Analytics?

O Google Analytics pode ser utilizado para diversas finalidades e proprietários de negócios de diferentes campos e situados em cenários distintos podem desfrutar dos seus benefícios e particularidades. As principais áreas em que o recurso pode ser explorado incluem:

  • E-commerce;
  • Sites e blogs;
  • Sites corporativos;
  • Sites de instituições;
  • Aplicativos.

O Google Analytics pode ser utilizado em diferentes contextos e usufruir do seu potencial pode ser muito vantajoso não apenas para pessoas ligadas à área do marketing, como também desenvolvedores de aplicativos, criadores de conteúdo de texto, prestadores de serviços e outros.

Como acessar o Google Analytics?

Para acessar o Google Analytics como funciona mais profundamente, acompanhar o comportamento dos seus clientes e público-alvo, é necessário criar uma conta. Caso ainda não tenha uma, basta criá-la e seguir os seguintes passos:

  1. Configure sua conta;
  2. Instale o código de rastreamento;
  3. Explore o painel e relatórios.

Embora seja uma plataforma completa e considerada complexa para muitos, ela é bastante intuitiva e simples de ser utilizada. Sua página inicial aponta algumas métricas importantes como número de visitas, sessões, conversões, páginas mais visitadas, principais canais, localização geográfica e outros.

A compreensão do Google Analytics como funciona é indispensável para pessoas que trabalham com internet, desejam abrir um negócio online ou querem alcançar o sucesso online. A plataforma funciona por meio de métricas que mensuram a popularidade de uma página no meio virtual a partir de números e porcentagem. Continue explorando o Jornal do Marketing para o crescimento do seu negócio!