Não se pode negar que as mídias sociais no e-commerce pode ser um dos maiores impulsionadores no que se refere ao aumento de vendas e reconhecimento de marca. Em um cenário pós-pandemia, as pessoas estão cada vez mais optando por fazer compras online.
Sem dúvidas, as mídias sociais no e-commerce e a pandemia mudou o modo como os consumidores estão se comportando online atualmente. Por este motivo, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações sobre o tema e você vai entender como pode utilizar as redes sociais para vender mais online.
O que é E-commerce nas Mídias Sociais?
O E-commerce nas mídias sociais, também chamado de Social Commerce, é uma estratégia de vendas que utiliza as mídias sociais para aumentar vendas e obter novos clientes. Essa estratégia de marketing envolve a estruturação de um perfil, bem como a criação de conteúdo para construir relacionamentos e atrair mais clientes.
As mídias sociais permitem que os empresários integrem seus produtos ao perfil para facilitar o acesso dos clientes, incluindo a compra. O Facebook e o Instagram são algumas das redes sociais que permitem isso.
Se um empresário pretende utilizar o e-commerce para expandir seu negócio, ele pode ir muito além de um site integrando seus produtos aos seus perfis nas mídias sociais para aumentar as vendas.
Qual a importância das Mídias Sociais no E-commerce?
As mídias sociais no e-commerce podem desempenhar um papel fundamental e é muito importante para empresas de diversas áreas. No geral, sua importância se dá principalmente pelos seguintes fatores:
- Engajamento;
- Feedbacks;
- Campanhas;
- Análise de dados;
- Construção de relacionamento.
Esses são apenas alguns dos principais motivos das mídias sociais no e-commerce ser tão relevante para impulsionar o crescimento de qualquer negócio, independente da área de atuação. Empresas como Shopee, Amazon, Duolingo e diversas outras, estão constantemente investindo nas redes sociais para alcançar seu público-alvo.
6 dicas para utilizar as Mídias Sociais e aumentar vendas no E-commerce
Embora o uso das mídias sociais no e-commerce sejam fundamentais para o crescimento de uma empresa, é necessário adotar estratégias sólidas para obter o sucesso desejado. Confira algumas dicas que pode utilizar:
1- Crie conteúdo útil
O conteúdo relevante para o público é a principal ferramenta para atrair clientes. Esse conteúdo útil refere-se a postagens que tire possíveis dúvidas das pessoas e que de alguma maneira elas possam aprender algo.
O diretor de estratégia no Content Marketing, Robert Rose, diz: “Encante sua audiência com um conteúdo que proporciona experiências”. Nesse contexto, o conteúdo deve passar informações para a audiência.
2- Conheça seu público-alvo
Conhecer o público-alvo é muito importante. Comece identificando seus interesses e necessidades para poder entregar o melhor atendimento possível e continuar entregando conteúdo interessante para todos.
3- Ofereça ofertas exclusivas
Oferecer ofertas exclusivas para seguidores vai incentivar as pessoas a seguirem o perfil da empresa e possivelmente se tornarem clientes com facilidade. Uma maneira de mantê-los é criando conteúdo interessante.
4- Utilize hashtags corretamente
As hashtags devem ser utilizadas corretamente para que seu público-alvo te encontre. Por exemplo, existem hashtags mais utilizadas que outras e os empreendedores precisam saber quais são as mais populares do seu nicho e que seja coerente com o conteúdo publicado.
5- Acompanhe as métricas
O uso das mídias sociais no e-commerce permite a mensuração de métricas. Dessa maneira, é possível entender quais são as estratégias que estão funcionando ou não para ajustá-las caso preciso.
6- Interaja com o público
A interação é fundamental para os clientes entenderem que a marca se importa com elas e que pode oferecer o melhor atendimento para eles. Dessa maneira existem muito mais chances das pessoas escolherem seus serviços ou produtos como primeira opção ao em vez de uma empresa concorrente.
Quais são as principais tendências das Mídias Sociais para usar em seu E-commerce?
As tendências das mídias sociais no e-commerce estão constantemente em evolução, por isso, é fundamental entender quais são as principais tendências do momento e quais são as melhores formas de comunicação atuais. Algumas delas incluem:
- Live;
- Vídeos curtos;
- Infográficos.
Algumas empresas como IFood e Duolingo criam conteúdo utilizando trends e memes para despertar o interesse na marca e aumentar o engajamento. Essa é uma das melhores maneiras de conquistar o público-alvo.
Vantagens de utilizar Mídias Sociais no E-commerce
Utilizar as mídias sociais no e-commerce sem dúvidas oferece uma variedade de vantagens além de aumentar as vendas e promover o alcance e visibilidade da empresa. As principais delas incluem:
- Construção de relacionamento;
- Fidelidade do cliente;
- Aumento de tráfego para site;
- Análise de dados.
Essas são apenas algumas das principais vantagens da utilização das mídias sociais no e-commerce. Se as estratégias de marketing digital forem aplicadas corretamente, os objetivos serão alcançados com êxito.
Ao usar as redes sociais para aumentar as vendas, é fundamental estar sempre atento às tendências e sempre estudar sobre como elas devem ser aplicadas. Continue acompanhando o Jornal do Marketing para aprender quais são as melhores estratégias para alavancar os seus negócios