O marketing digital para aumentar a participação de mercado é fundamental para o crescimento de uma marca ou empresa. A estratégia de marketing pode ser utilizada por empresas de variados portes, que tem como objetivo o fortalecimento de marca.
O Jornal do Marketing trouxe algumas informações sobre o tema e neste artigo você vai ver como utilizar o marketing digital para aumentar a participação de mercado e muito mais. Acompanhe!
O que é a participação de mercado?
A participação de mercado também conhecida como Market Share refere-se a porcentagem que um determinado setor de uma empresa possui em relação a vendas. Esse fator é fundamental para compreender a relevância da marca ou empresa em relação às outras.
Geralmente, a participação de mercado é calculada conforme o volume de vendas de um período específico como mensal ou anual, por exemplo. No entanto, também pode depender da época do ano.
Por que o marketing digital é importante para participação de mercado?
Utilizar o marketing digital para aumentar a participação de mercado pode ser o modo mais eficaz e satisfatório para alcançar objetivos. Além de ser ideal para o alcance de público-alvo e outras finalidades, que incluem:
- Aumento de engajamento;
- Monitoramento de resultados;
- Automação;
- Interatividade de público.
Em linhas gerais, o marketing digital é uma das alternativas mais poderosas de marketing atualmente, expandindo o alcance, tornando a empresa e atendimento mais acessível para os clientes, além de obter participação de mercado.
Atualmente empresas de grande, médio e pequeno porte investem no marketing digital para aumentar a participação de mercado. Algumas delas como a Amazon, por exemplo, cresceu significativamente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia.
Como usar o marketing digital para aumentar a participação de mercado?
Para usar o marketing digital para aumentar a participação de mercado de modo eficiente, é necessário fazer um bom planejamento de marketing. Confira abaixo alguns detalhes sobre cada etapa a ser seguida:
1- Adote estratégias de marketing
Existem diversas estratégias de marketing digital para aumentar a participação de mercado. Elas podem ser adotadas conforme as necessidades e área de atuação da empresa ou marca.
2- Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing mais utilizadas atualmente. Um conteúdo relevante que possa solucionar problemas de clientes em potencial, pode ser o principal fator para aumentar a participação de mercado.
O diretor de estratégia do Content Marketing Institute, Robert Rose, diz: “Encante sua audiência com conteúdo que proporcione experiências”. Nesse contexto, é correto afirmar que quanto melhor o conteúdo, mais chances de aumentar as vendas a empresa tem.
3- Utilize o e-mail marketing
O e-mail marketing é atualmente uma das melhores estratégias de marketing digital para aumentar a participação de mercado. Ela consiste no envio de e-mails personalizados para clientes já fidelizados ou potenciais clientes.
Empresas como a Magazine Luiza, Coca-Cola e outras utilizam a estratégia visando o aumento de vendas, além da retenção de clientes e diversos outros objetivos que a empresa possa ter.
O MailChimp é uma plataforma que permite que seus usuários enviem e-mails personalizados e tenham acesso aos resultados, além de dispor de diversas ferramentas para auxiliar nessas atividades.
4- Faça um atendimento de excelência
O atendimento pode dizer tudo sobre a decisão final de um cliente. Se fornecer um atendimento excelente para as pessoas, as chances de finalizar a venda e até fidelizar clientes são maiores.
Como a participação de mercado funciona?
A participação de mercado está relacionada à porcentagem da totalidade de produtos oferecidos pela empresa em sua área de atuação. Essa participação é calculada com base na divisão de vendas de uma empresa com o total de vendas de uma categoria específica.
Ao utilizar o marketing digital para aumentar a participação de mercado é fundamental definir objetivos e aplicar as estratégias de modo correto para alcançar os objetivos da empresa.