Como posso usar o marketing digital para gerar leads?
Como posso usar o marketing digital para gerar leads?

Como posso usar o marketing digital para gerar leads?

O marketing digital é um conjunto de estratégias muito utilizado para gerar leads. Contudo, alguns gestores de negócios e empresários ainda possuem dúvidas de como colocar em prática as estratégias de maneira eficiente a fim de obter o retorno desejado.

Confira agora, com o Jornal do Marketing, como utilizar o marketing digital para gerar leads, qual é a sua importância, quais são as vantagens e muito mais!

O que são leads e para que servem?

Leads são clientes em potencial que já demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços. Normalmente, esse cliente já forneceu suas informações pessoais como e-mail, nome e telefone em troca de um benefício que pode variar entre e-book, amostras grátis, webinar ou outros benefícios.

O que são leads e para que servem?
Fonte/Reprodução: original.

Identificar os leads é fundamental para estreitar a relação entre cliente e vendedor, pois, ao coletar as informações do comprador em potencial, o empresário pode enviar e-mails personalizados para ele, oferecendo um conteúdo de qualidade até que possam tomar a decisão de compra.

Por exemplo, o site de uma clínica odontológica oferece um e-book gratuito com informações sobre como cuidar dos dentes de crianças da maneira mais adequada e o potencial paciente (lead) que o baixa, fornece informações como nome e e-mail em troca do produto digital. Assim ele já demonstra interesse pelo serviço oferecido e a empresa sabe que terá mais chances de converter esse indivíduo interessado em cliente.

Qual a importância dos leads no marketing digital e quais as melhores estratégias?

Para uma estratégia de marketing digital eficaz, é essencial gerar leads e isso é de grande importância, pois corresponde a uma oportunidade de conquistar um público, e como consequência transformá-los em clientes, aumentando a receita da empresa.

Como posso usar o marketing digital para gerar leads?
Fonte/Reprodução: original.

Felizmente, existem uma variedade de estratégias no marketing digital para gerar leads. Contudo, embora sejam eficientes, vale ressaltar que a implementação delas requer dedicação para que tais ações tenham bons resultados. Essas estratégias incluem:

1- Ofereça produtos gratuitos

Uma das estratégias mais utilizadas por empresas de grande e pequeno porte, é o oferecimento de produtos físicos ou digitais gratuitos. Eles vão contribuir para a geração de leads de maneira satisfatória.

2- Crie conteúdo relevante

O conteúdo relevante e de qualidade é fundamental para gerar leads para seu negócio. Um bom vídeo, artigo ou e-book, podem mudar a opinião das pessoas em relação a um produto ou serviço em específico.

Jayr Baer, Presidente da Convince & Convert afirma que “Conteúdo é a ponte emocional e informacional entre cliente e negócio”. Nesse contexto, o conteúdo de qualidade pode resultar em oportunidades valiosas de venda.

3- Utilize ferramentas de marketing digital

Atualmente os gestores de empresas e empresários podem contar com uma vasta variedade de ferramentas úteis para automatizar suas estratégias de marketing. 

Por exemplo, existem ferramentas como o Tailwind App que possibilita o agendamento de postagens nas redes sociais ou plataformas como o Instagram e Pinterest. Dessa maneira, será possível otimizar seu tempo e manter o foco nas demais demandas do seu negócio.

Quais são as vantagens de usar leads no marketing digital?

Utilizar leads no marketing digital é uma das maneiras mais convenientes para construir um bom relacionamento com clientes em potencial, além de resultar em vantagens que incluem:

  • Nutrir um relacionamento com possíveis clientes;
  • Aumentar vendas ou receita de blog;
  • Reduzir custos com marketing;
  • Segmentar público.

Uma das maiores vantagens de gerar leads, é a possibilidade de redução de recursos investidos em marketing. Isso ocorre porque a captura de leads favorece o aumento de vendas, propiciando o fortalecimento de marca.

Como o marketing digital pode ajudar a gerar leads?

O marketing digital pode ajudar a gerar leads através da troca de produtos gratuitos por contatos de potenciais clientes. Esses produtos podem ser físicos ou digitais, no entanto, os produtos digitais como cursos, e-books, webinars e vídeos são os mais utilizados atualmente (por terem menor custo e mais facilidade de entrega).

Com ferramentas que possibilitam a automação das estratégias de marketing e a produção de designs mesmo para quem é leigo, é possível reduzir gastos e traçar planos de forma eficiente.

Para construir e-books de maneira mais profissional, por exemplo, você pode utilizar ferramentas gratuitas como o Canva. O site oferece uma ampla variedade de fontes, templates, elementos gráficos, imagens e outros. Quanto ao conteúdo, se não tiver segurança de fazer, é possível contratar empresas especializadas em desenvolvê-lo.

Como gerar leads com marketing digital?

Existem diversas maneiras de gerar leads com marketing digital. Dentre elas estão a criação de blog, uso de e-mail marketing, propaganda paga e várias outras. Confira abaixo com mais detalhes:

1- Email Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia utilizada por grandes empresas como a Magazine Luiza, Buscapé, Sephora e outras de variados portes. Isso se dá porque essa é uma das ferramentas de marketing mais eficientes, uma vez que possibilita que a empresa envie e-mails personalizados aos clientes em potencial ou para quem já é cliente. Assim, é possível construir um relacionamento com o público e fidelizá-lo.

2- Crie um blog

O blog é uma estratégia poderosa relacionada ao marketing digital, pois ela é focada na produção de conteúdo com informações relevantes sobre a marca, assunto específico e outros.

Imagine que uma marca pretende aumentar as vendas dos seus produtos feitos a mão, mas para que isso ocorra as pessoas precisam conhecer seus produtos e saber quais as vantagens em obtê-los. Nesse sentido, criar um blog com artigos informativos sobre esses produtos é uma ótima oportunidade para gerar leads e alcançar seu objetivo.

Se você tem uma loja de maquiagem ou trabalha com isso, pode criar um blog sobre o assunto criando conteúdos informativos. Você pode escrever sobre as melhores bases para a pele oleosa e, caso tenha uma loja, pode linkar seus produtos na postagem. 

3- Mídias sociais

Você pode utilizar suas redes sociais para capturar leads e se criar um conteúdo relevante e consistente, pode converter seguidores em clientes. Para colocar a estratégia em prática no Instagram, publique conteúdo de qualidade com frequência, uma série de stories interessantes, nos quais você pode explicar sobre curiosidades de um serviço ou produto e assim, você pode postar o link de um e-book ou outro produto gratuito.

Utilizar o marketing digital para gerar leads, pode ser a melhor estratégia, se você souber implementá-la de forma correta. Para entender mais sobre as melhores técnicas de marketing, não se esqueça de acompanhar o Jornal do Marketing e ficar por dentro das novidades para obter sucesso no seu negócio!