Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?

Sumário

Posts relacionados

Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?

Quais são as métricas mais importantes no marketing digital?

As métricas importantes no marketing digital apresentam informações fundamentais que auxiliam uma equipe a tomar decisões corretas, corrigir o que for necessário e avaliar novas tendências do mercado. 

Atuar com este tipo de ferramenta permite que a sua empresa resolva o que for necessário ao obter dados relevantes das métricas importantes no marketing digital, entendendo o que precisa ser modificado e como fazê-lo da forma correta.

O que são as métricas?

As métricas são informações obtidas através de relatórios que abordam dados de desempenho do seu site, das suas campanhas de marketing e das vendas concretizadas em cada período do ano.

O que são as métricas?
Fonte/Reprodução: original.

Trabalhar métricas importantes no marketing digital, permite que a sua equipe entenda o que gera bons resultados e o que não auxilia a marca crescer. É com as ferramentas de análise de dados que você monitora frequentemente e realiza avaliações complementares acerca de seus processos, de maneira simples e eficiente.

Para que serve a métrica?

A métrica serve para medir o desempenho de dado produto da sua empresa ou avaliar se determinados artigos atingiram o número esperado de interações. Se você percebe que não obteve nenhum tipo de resultado, significa haver um problema que precisa ser identificado e corrigido para os clientes consumirem o seu material.

Pense que, neste caso, as métricas importantes no marketing digital te ajudam a descobrir o que realmente dá certo e o que não gera resultados benéficos. Com este tipo de informação em mãos, você define novas estratégias ao se reunir com a sua equipe e entender o melhor caminho a seguir, potencializando as chances de sucesso futuro.

Qual a importância da métrica e quais as melhores estratégias para se usar?

Com a estratégia atribuída em sua empresa, as informações levantadas por métricas importantes no marketing digital te apresentam os pontos positivos de uma campanha, ajudando a tomar decisões adequadas para qualquer momento e melhorando essas estratégias. Algumas das métricas mais observadas são:

  • Ticket médio: esta é uma métrica que apresenta a quantidade de gastos por cliente com os seus produtos ou serviços. Se você identificar valores abaixo do que se espera, é possível atuar com o Upselling ou Crosselling;
  • Visitas no site: uma das maneiras de você saber quantas pessoas acessam o seu site e consomem o seu conteúdo todos os dias;
  • Visitas únicas: é uma métrica que apresenta o número de usuários únicos que acessaram o seu site, permitindo que você saiba se ele retornou ou não;
  • Custo de aquisição por cliente: o CAC apresenta informações sobre o quanto a empresa gasta para atrair um consumidor, colocando no relatório desde os investimentos com mídias até as vendas.

As métricas importantes no marketing digital apresentam estratégias exclusivas quanto ao tempo que os clientes gastam no seu site. Com estas informações em mãos, você sabe se há erros em informações e define estratégias para melhorar e aumentar o tempo delas consumindo o seu conteúdo.

As melhores estratégias serão aquelas que levam em conta as especificidades do seu negócio, bem como do público alvo e sua forma de interagir (medida pelas métricas). Quando se baseia os planos de ação e campanhas em dados coletados, as estratégias desenvolvidas tendem a ser mais assertivas.

Qual a importância da métrica e quais as melhores estratégias para se usar?
Fonte/Reprodução: original.

Como exemplo da importância de acompanhar as métricas e aprender com elas, podemos citar o caso da Danone, que através dos dados analisados em sua trajetória nacional, conseguiu elaborar uma forte chegada ao mercado global. Com isso, a marca fez uma estreia de grande impacto do Danoninho, porque entendeu exatamente qual o público em que deveria apostar e voltou suas estratégias para atendê-lo.

Quais são as métricas mais importantes no marketing digital e como usar?

No marketing digital, há custo de aquisição do cliente, taxa de conversão, taxa de rejeição e custo por lead que devem ser monitorados e avaliados por você. As informações obtidas, como a de rejeição, te permitem saber o que afasta as pessoas e, ciente disso, você identifica como resolver o problema de forma eficiente através de testes.

Além disso, uma das métricas importantes no marketing digital é a visualização de página que entrega dados sobre a quantidade de vezes que um conteúdo do seu site foi visto. Cada acesso conta, desde uma atualização ao carregamento da página no navegador, e você adquire estes dados através do Google Analytics para estudá-los.

Quais as vantagens?

Há muitas vantagens em atuar com as métricas no marketing, como a identificação de problemas em determinadas partes do seu site, o melhoramento de problemas e a tomada de decisões adequadas para cada momento. Tudo isso otimiza sua ação no mundo digital, aumentando os índices de aprovação do público e, como consequência, a conversão deste em clientela.

Com as métricas importantes no marketing digital, você fideliza os clientes ao encontrar soluções adequadas para os problemas apresentados anteriormente, entregando informações relevantes sobre serviços ou produtos e mostrando que entende bem do seu nicho.

O Jornal do Marketing sugere que você tenha as ferramentas do Google Analytics, Google Search Console e SEMrush para verificar as métricas importantes no marketing digital, comparando as informações e implementando modificações adequadas no site diariamente.