Medir o sucesso de uma campanha de marketing digital é fundamental, pois é por meio dessa análise que o gestor de uma empresa ou empresário poderá entender quais estratégias precisam ser melhoradas, substituídas ou mantidas.
Veja agora no Jornal do Marketing como você pode medir o sucesso de uma campanha de marketing digital, para que serve, qual o objetivo, quais são as melhores estratégias e muito mais. Confira a seguir!
O que é uma campanha de marketing digital?
Uma campanha de marketing em modelo digital é um conjunto de estratégias realizadas através do ambiente virtual, que visam expandir a presença de uma empresa, resultando no fortalecimento de marca online ou offline.
Essas ações podem incluir estratégias gratuitas ou pagas que podem ser definidas conforme as necessidades e condições da empresa. Medir o sucesso da campanha diariamente é essencial para alcançar os objetivos desejados.
Para que serve uma campanha de marketing digital?
A campanha serve para alavancar o alcance de uma empresa de maneira eficiente. Atualmente negócios de pequeno, grande e médio porte, recorrem ao marketing digital para construir relações com clientes em potencial ou fidelizá-los, assim aumentando o lucro da empresa de maneira eficaz.
Por exemplo, uma loja de itens para casa pretende fortalecer a marca para alcançar mais clientes e aumentar a receita da empresa. Com isso, ela pode recorrer a campanhas de marketing digital.
Essas estratégias podem ajudá-la a obter resultados satisfatórios, fazendo com que clientes em potencial possam ter acesso aos seus produtos com base na sua localidade, caso seja uma loja física, ou na região definida prévia ao lançamento da campanha para lojas virtuais.
Qual o objetivo da campanha de marketing digital?
Uma campanha de marketing digital normalmente tem como principal objetivo expandir o negócio e desenvolver a identidade da marca. No entanto, as técnicas e ferramentas utilizadas dependem dos objetivos específicos de uma empresa. Outras finalidades dela incluem:
- Atrair clientes;
- Nutrir relacionamentos com clientes em potencial ou fidelizá-los;
- Expandir negócios;
- Gerar vendas.
Para obter sucesso na campanha, é necessário aplicar as estratégias definidas de modo organizado e eficiente. Com isso, pode utilizar ferramentas que possibilitam o agendamento de postagens, análise de métricas e pesquisa de palavras-chave. Essas permitem que otimize seu dia a dia e possa focalizar em outras demandas do negócio.
Quais são as estratégias usadas na campanha de marketing digital?
As estratégias utilizadas na campanha de marketing digital são variadas. Os profissionais do marketing podem utilizar ferramentas pagas e gratuitas para otimizar e automatizar essas estratégias que variam entre:
1- Propaganda paga
A propaganda paga é uma estratégia de marketing que funciona assim como as propagandas físicas. A empresa paga para que seus anúncios sejam exibidos nas redes sociais, sites e outros locais da web.
2- SEO
O SEO é uma estratégia que visa ranquear sites ou blogs nas primeiras páginas do Google. Isso é muito importante, pois resulta no fortalecimento da marca gerando mais lucro para qualquer tipo de negócio.
3- Mídias sociais
As mídias sociais são ferramentas poderosas no que diz respeito à campanha de marketing digital. O Facebook, por exemplo, possibilita que as empresas façam propagandas pagas, além de poderem utilizar outras estratégias gratuitas, como as hashtags, para divulgar seus produtos ou serviços.
4- E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta utilizada para enviar e-mails personalizados para clientes em potencial ou para fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente. Algumas empresas de e-mail marketing englobam:
- Mailchimp;
- E-goi;
- LeadLovers.
Essas são algumas plataformas de e-mail marketing mais utilizadas por empresas de variados portes como a Amazon, Buscapé, Sephora e outras. A ferramenta possibilita a conversão de leads em clientes.
Como criar minha campanha de marketing digital?
Para criar uma campanha de marketing digital, é necessário seguir algumas etapas que vão ajudar a empresa obter sucesso alcançando seus objetivos, independente de quais sejam. Essas etapas incluem:
- Defina o objetivo;
- Estabeleça um orçamento;
- Entenda seu público-alvo;
- Defina os canais que vai utilizar;
- Faça uma análise das ferramentas disponíveis.
Um dos fatores mais importantes para uma campanha de sucesso, é o conteúdo de qualidade. Marcus Sheridan, consultor profissional de vendas digitais, afirma que “Um bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo”.
Nesse sentido, é fundamental oferecer conteúdo de qualidade para que as pessoas conheçam seu produto ou serviço de maneira simplificada. Para quem é leigo no assunto, pode contratar um profissional de marketing para aplicar as estratégias, caso se sinta confortável.
Como posso medir o sucesso de uma campanha de marketing digital
Para saber se sua campanha de marketing digital está obtendo o resultado esperado, é necessário medir o sucesso. Com o objetivo definido, faça uma análise dos resultados por meio de ferramentas como o Google Analytics, que mostra todas as métricas do site.
A análise dos resultados vai te ajudar a entender quais são as estratégias que estão funcionando. O melhor a se fazer, é analisar as métricas e fazer testes e ajustes que melhorem o desempenho da campanha.
Como posso definir?
Para definir uma campanha de marketing digital, é essencial estabelecer objetivos específicos e realistas. Defina metas e escolha métricas relevantes para analisar, essas podem incluir a taxa de cliques, volume de visitantes de sites, leads gerados e outros.
O sucesso da campanha pode variar conforme o objetivo. Por exemplo, um blogueiro tem como meta aumentar a receita mensal, mas para isso, dobrar o tráfego do blog nem sempre é o suficiente, visto que o posicionamento dos anúncios e outros fatores influenciam muito na receita. Portanto, se o objetivo de ganhos não for alcançado, a campanha não obteve sucesso como esperado.
Nesse contexto, o ideal é estudar a plataforma de anúncios para entender como ela funciona, como posicionar os anúncios de forma assertiva, buscar pelas palavras-chave mais lucrativas e testar estratégias.
4 dicas de como realizar campanha de marketing digital de sucesso
Para realizar uma campanha de marketing digital de sucesso é importante definir objetivos claros, criar conteúdo de qualidade e acompanhar os dados obtidos. Confira mais detalhes sobre as etapas:
1- Entenda seu público-alvo
Entender seu público-alvo é o ponto de partida para realizar uma campanha de sucesso. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado e principalmente conhecer seu produto ou serviço.
2- Varie os canais de marketing digital
A web é um espaço inconsistente, pois todas as mídias podem perder ou ganhar valor com muita facilidade. Por exemplo, se você utiliza o Pinterest para levar tráfego para seu site, deve investir em outras plataformas também, visto que o algoritmo do Pinterest pode mudar.
3- Crie conteúdo relevante
Criar conteúdo relevante é fundamental para qualquer gestor de negócios que pretende fazer marketing online. Um conteúdo de qualidade é o que responde uma dúvida, ensina ou soluciona um problema do leitor.
4- Acompanhe os resultados
Acompanhe as métricas para verificar o que funciona em sua campanha. Para verificar o desempenho de um site ou blog no Google, o Google Search Console é a melhor ferramenta para isso, mas para verificar o desempenho geral, o ideal é utilizar o Google Analytics.
Criar uma campanha de marketing de sucesso no ambiente digital pode ser a estratégia ideal para alcançar o objetivo do seu negócio se aplicar as técnicas de maneira correta. Não se esqueça de continuar acompanhando o Jornal do Marketing para entender mais sobre marketing digital!