O que é marketing viral e como posso alcançá-lo?

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O que é marketing viral e como posso alcançá-lo?

O que é marketing viral e como posso alcançá-lo?

O marketing viral tem se tornado uma das principais estratégias de empresas pequenas e médias que querem crescer e atingir um público maior, devido às vantagens proporcionadas quando bem construído.

Para atingir o sucesso necessário de que busca, é importante entender primeiro determinadas questões, como o que é o marketing viral, e como você pode se beneficiar do que ele tem a oferecer. Acompanhe esse conteúdo e veja como o marketing viral é feito e o que ele pode alcançar!

O que é o marketing viral?

Este tipo de marketing é direcionado a criação de conteúdos que se espalham rapidamente entre as pessoas, através de compartilhamentos em redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, e outras.

O que é o marketing viral?
Fonte/Reprodução: original.

O termo marketing viral é uma referência ao vírus que se espalha rapidamente de uma pessoa a outra. Mas, a sua diferença para os conteúdos da internet, é por atrair o público de forma rápida quando o conteúdo é interessante e apresenta relevância.

Além disso, o marketing viral é uma das formas de fazer com que as pessoas se identifiquem também com os valores que a sua empresa possui através da mensagem apresentada na imagem ou vídeo.

Qual a importância do marketing viral?

O uso frequente deste tipo de marketing, gera um impacto maior e positivo tanto em empresas quanto pessoas. Com a nova autoridade conquistada, é importante cuidar da reputação através de boas atitudes como o fortalecimento da relação com os parceiros e clientes.

O marketing viral entrega um feedback imediato sobre o que as pessoas acharam do conteúdo, reprovando ou gostando com auxílio de ferramentas disponibilizadas nas redes sociais. Você acompanha o número de visualizações e os comentários para entender se elas verdadeiramente gostam ou desgostam do que viram.

Trabalhar com o marketing viral não é um processo complexo e nem demorado, porém precisa ser bem estruturado, fazer sentido e possuir relevância. Com o Jornal do Marketing, você entende que, quando um conteúdo é agradável, surgirão pessoas assíduas que defenderão a sua marca e estarão ali para te manter engajado. 

Como é a estrutura do marketing viral?

Dentre as suas principais estruturas, podemos listar características simples, mas que fazem sucesso e chegam rapidamente às mais variadas pessoas, mesmo aquelas que nunca compraram com a sua marca. Saiba como o marketing viral é estruturado:

  • Campanhas de marketing: a criação de uma peça, campanha ou uma estrutura devem trazer uma mensagem útil, que desperte o interesse nas pessoas;
  • Canal de distribuição: redes sociais, YouTube, etc.;
  • Semeadura: local onde deve ser iniciado o processo de viralização;
  • Usuários alfas: os primeiros a entrarem em contato com a sua mensagem e propagá-la;
  • Campanhas por vídeos: os vídeos carregam uma emoção maior a quem assiste, além de ser um dos conteúdos mais consumidos nos últimos anos;
  •  Estruturas que envolvem o sentimento: humor, prazer, raiva, tristeza, entre outros., são métodos muito praticados para a estruturação adequada do marketing.

Com o marketing viral você constrói uma rede de pessoas que se interessaram por sua marca, que consomem os conteúdos e os compartilham mesmo após a campanha ter acabado. No entanto, para manter este público ativo, é essencial criar conteúdos interessantes, tanto quanto foi o de sua peça viral.

Como fazer o marketing viral e como alcançar?

O primeiro passo é conhecer o seu público, acompanhando as ações realizadas em cada post do seu site para saber o que eles gostam de consumir. Na sequência, verifique as redes sociais para entender o que essas pessoas compartilham e o que as diverte. Para alcançar este objetivo com eficácia, no momento de criar o marketing viral, é necessário que haja uma mensagem qualitativa e atraente.

Como fazer o marketing viral e como alcançar?
Fonte/Reprodução: original.

Com os vídeos você tem mais chances de, no decorrer dos dias, fazê-lo dobrar de visualizações devido às suas características emotivas que despertam no público desde o sentimento de amor, raiva, tristeza, alegria e diversão, gerando mais intimidade, como aconteceu com Nissan em 2011 através da canção “Pôneis Malditos” na promoção da campanha da picape Nissan Frontier.

Através do Jornal do Marketing você aprende que avaliar as informações comportamentais do seu público são fundamentais para conseguir lançar um conteúdo viral, além de entender a importância de não criar conteúdos forçados e desinteressantes. Estude outros conteúdos e desenvolva estratégias de Marketing digital ideais para o seu negócio!