O que é marketing de mídia social e como usá-lo efetivamente?

Sumário

Posts relacionados

O que é marketing de mídia social e como usá-lo efetivamente?

O que é marketing de mídia social e como usá-lo efetivamente?

O marketing de mídia social une ferramentas valiosas que gestores e empresários têm à disposição. Com o mundo cada vez mais conectado, é fundamental utilizar estratégias de marketing para promover marcas.

Por isso, o Jornal do Marketing reuniu algumas informações importantes sobre o marketing de mídia social. Nesse conteúdo, você vai ver para que serve, quais os tipos, suas principais vantagens, como usar de forma efetiva e muito mais!

O que é marketing de mídia social?

Se pode dizer que o marketing de mídia social é uma estratégia que abrange o uso de plataformas como Instagram, TikTok, Facebook, Pinterest, LinkedIn, Twitter, Facebook e outras, a fim de promover uma marca, produto ou serviço. 

Essa estratégia consiste na criação de conteúdo qualificado para as redes sociais em questão. Nesse contexto, o conteúdo deve ser voltado aos usuários e otimizado conforme as estratégias de SEO da plataforma.

O que é marketing de mídia social?
Fonte/Reprodução: original.

Por exemplo, um dono de site de notícias percebeu que o Twitter é uma rede social com maior potencial para gerar tráfego. Nessa situação, o melhor a se fazer é investir na mídia social em questão, estudando sobre os Tweets que mais recebem engajamento.

No geral, o Twitter valoriza postagens com conteúdo valioso para os usuários. Esses são aqueles em vídeo ou, no caso de notícias, é interessante publicar um tweet com a informação e o link no comentário da postagem. 

Para que serve o marketing de mídia social?

O marketing digital serve para uma diversidade de propósitos para as empresas. Um dos principais motivos, é a construção de um bom relacionamento entre cliente e marca, além de ser uma ótima estratégia para gerar leads. De modo geral, as empresas também a utilizam para os seguintes propósitos:

  • Aumento de tráfego para site ou blog;
  • Gerar vendas;
  • Engajamento;
  • Fortalecimento de marca;
  • Aumento da visibilidade.

O aumento de vendas e de tráfego para site ou blog, são dois dos maiores motivos pelos quais as marcas promovem seus produtos, serviços e conteúdo nas mídias sociais. Para grande parte delas, o resultado obtido é satisfatório.

Quais os tipos?

Existem vários tipos de marketing de mídia social que as empresas podem utilizar para alavancar as vendas ou alcançar qualquer outro objetivo. Alguns deles incluem os seguintes tipos: 

  • Publicidade paga;
  • Marketing de influência;
  • Marketing de conteúdo;
  • Social Media Optimization (SMO)
  • Monitoramento das mídias sociais.

Os tipos de marketing de mídia social listados acima são apenas alguns dos vários que podem ser utilizados. É fundamental que os gestores de empresas e empresários adotem as estratégias mais adequadas conforme necessidades, objetivos, orçamento e disponibilidade de recursos.

Quais as vantagens do marketing de mídia social?

Considerado uma das melhores estratégias, o marketing de mídias sociais resulta em uma variedade de vantagens para as marcas. Além do aumento da visibilidade, outras vantagens consideráveis incluem: 

1- Segmentação de público-alvo

As mídias sociais permitem que seus usuários direcionem suas postagens e anúncios para seu público-alvo de maneira mais facilitada, utilizando imagens, palavras-chave e outros recursos. Isso possibilita a entrega para o tipo de cliente, leitor ou seguidor que procura.

2- Possibilidade de mensurar métricas

Uma das maiores vantagens do marketing de mídias sociais é a mensuração das métricas. Isso significa que ao publicar um conteúdo ou anúncio, a própria rede social ou plataforma, disponibiliza todos os dados referentes a postagem em questão. Assim, é possível entender quais estratégias estão dando certo e o que o público-alvo procura.

De acordo com Peter Drucker, escritor considerado o pai da administração, o que não pode medir, você não pode gerenciar. Considerando esse fator, é válido afirmar que mensurar as métricas é uma etapa importante, visto que os dados demonstram as técnicas que estão funcionando.

3- Geração de leads

A estratégia de marketing também ajuda na geração de leads e vendas. Você pode fazer isso promovendo produtos ou serviços, ou compartilhando links para páginas de conteúdo relevante. Essas opções aumentam as chances de gerar leads.

4- Baixo custo

Outro ponto positivo é o fato de que o marketing de mídia social é de baixo custo, podendo também ser totalmente gratuito. Isso sem contar no custo-benefício, visto que pagar por anúncios nas redes sociais, é mais barato que pagar pela publicidade tradicional.

5- Aumento de tráfego para site

Uma das maiores vantagens dessa estratégia de marketing, é o aumento de tráfego para site ou blog. Atualmente, grande parte dos blogueiros utilizam as redes sociais para gerar tráfego, assim obtendo mais clientes ou leitores, consequentemente resultando em um maior faturamento.

Como funciona o marketing de mídia social?

Social media marketing, como também é chama-se o marketing de mídia social, em inglês, refere-se a introdução de uma marca no cotidiano do público-alvo da marca. Com isso, é necessário identificar qual é a rede social mais adequada e onde sua audiência ou possíveis clientes estão inseridos.

Como funciona o marketing de mídia social?
Fonte/Reprodução: original.

Atualmente, o Pinterest é utilizado como uma das maiores ferramentas de marketing por empresas e marcas que visam aumentar as vendas, gerar leads ou obter mais visualizações para o site. Algumas marcas que utilizam a rede social incluem SHEIN, Amazon, Magazine Luiza e outros. 

A plataforma possui um enorme potencial, pois abrange um grande público que busca diariamente por inspirações, ideias e soluções para seus problemas. Com mais de 400 milhões de usuários, o Pinterest conta com um público diversificado e é onde seus clientes em potencial podem estar.

Como fazer e como usar de forma efetiva?

O primeiro passo é escolher a rede social correta, ou seja, encontrar onde seu público-alvo se concentra para finalmente começar a investir nela de forma efetiva. Com a mídia social escolhida, é hora de estudar sobre ela para entender quais são as técnicas ideais para a plataforma.

‌Por exemplo, Pinterest é uma rede social bem diferente das outras. No entanto, assim como as outras, ela também exige que as pessoas publiquem conteúdos relevantes para os usuários como infográficos e imagens de alta qualidade. Dessa maneira, é muito mais fácil que o pin obtenha um bom engajamento.

Agora que sabe o que marketing de mídia social, como usá-lo efetivamente e quais delas você pode utilizar, é o momento de fazer uma pesquisa para encontrar seu público-alvo e começar a investir na rede social escolhida. Não esqueça de mensurar as métricas para alterar as estratégias que não estão dando certo e acompanhar o Jornal do Marketing para conhecer as variadas estratégias para alcançar seus objetivos no marketing digital!