Entre as diversas estratégias de marketing disponíveis para uso das empresas, o remarketing pode ser utilizado para fazer com que o cliente não se esqueça de uma marca. E, com estratégias assertivas, pode trazer muitos benefícios a um negócio.
O Jornal do Marketing preparou esse post completo explicando um pouco mais dessa estratégia, e como uma empresa pode obter maiores taxas de conversão em seu site utilizando essa estratégia.
O que é o remarketing?
A estratégia de remarketing trata-se de uma técnica onde consumidores voltam a interagir com marcas que em algum momento já realizaram contato, ainda que pouco. As ações para isso são diversas, desde inscrever em uma newsletter para receber novidades ou fazer compras.
Dito isso, quando um cliente procura por algum produto na internet, entrando em sites pesquisando valores, mas não realiza a compra, é comum que logo em seguida ele comece a ver o produto em diferentes sites. Isso é o remarketing, essas publicidades, funcionam como um lembrete para o cliente finalizar a compra do que estava procurando.
Quais as vantagens do remarketing?
Se bem aplicada, a estratégia pode render às marcas maiores resultados, além de proporcionar maior visibilidade e espaço dentro do mercado que atua. Por isso, o Jornal do Marketing selecionou algumas das vantagens de se investir nessa técnica, confira!
- Branding mais forte: Os anúncios bem estruturados garantem um maior fortalecimento do branding, permitindo que os consumidores fixem a marca em suas mentes, considerando a empresa ao fazer a compra;
- Produtos na lembrança do cliente: O remarketing toca diretamente no emocional dos consumidores, com isso sempre que ele visualiza o produto que pesquisou e não adquiriu, ele tem mais chances de fazer a compra;
- Aumento das vendas: Com os anúncios aparecendo para os clientes a todo tempo, as chances de conversão se tornam maiores, aumentando o volume de vendas e de acesso no site da empresa;
Apostar nesse tipo de estratégia é mais uma chance que as empresas têm de não perder vendas e ainda se estabelecerem na mente do cliente, através da lembrança dos anúncios, que os estimula a realizar a compra.
Qual a importância do remarketing?
Apostar no remarketing, faz com que a relação entre empresa e clientes se torne ainda mais próximas, uma vez que além dos anúncios, lembretes personalizados podem ser enviados fazendo com que o cliente não se esqueça.
O intuito é fazer com que o consumidor realize sua compra, para isso, estímulos e pequenos gatilhos mentais de que aquele produto precisa ser adquirido são disparados. Com isso, temos o aumento do desejo de consumo do cliente, fazendo com que as empresas faturem mais e alcance resultados positivos através da estratégia.
Como funciona o remarketing e como usar?
Tudo começa com os cookies, uma vez aceitos é permitido que eles tenham acesso aos dados de um consumidor. É com essas informações que os sites começam a estudar cada consumidor, se aprimorando sobre seus interesses, elaborando ações e campanhas personalizadas conforme os interesses desse cliente.
Vale lembrar que, esta prática não se trata de espionagem, como muitas pessoas costumam acreditar, mas sim a estratégia de remarketing sendo aplicada, com a autorização do cliente.
Como usar?
Para aplicar esta técnica em uma empresa, algumas dicas são essenciais para se ter sucesso, e alcançar o resultado esperado. Entre as mais utilizadas no mercado para alavancar os objetivos são:
- Anúncios sem excesso: Para evitar que a ação se torne repetitiva, o indicado é até que as visualizações por consumidor sejam efetuadas, garantindo que ele se recorde da marca. Bombardeios de informação só afastaram a empresa do cliente;
- Personalize as mensagens: Faça com que o cliente se sinta especial e utilize a personalização a seu favor nos anúncios oferecidos a ele. Dessa forma, o retorno do consumidor tende a acontecer mais rápido, pois aquela publicidade falará diretamente com ele;
- Monitore resultados: Qualquer estratégia de marketing precisa de monitoramento, e com o remarketing não é diferente. Por isso, é necessário monitorar os resultados para certificar que as estratégias adotadas estão obtendo o resultado esperado.
Apostar na estratégia de remarketing é uma alternativa assertiva para as empresas que desejam conhecer seus clientes mais detalhadamente. Com isso, amplia o relacionamento e a comunicação entre clientes e empresa, e oferecendo a eles produtos de acordo com suas preferências e interesses.