O que é remarketing e como posso usá-lo?
O que é remarketing e como posso usá-lo

O que é remarketing e como posso usá-lo?

Saiba como o remarketing pode auxiliar no aumento das vendas e relacionamento com a marca, estimulando o cliente a fazer sua compra de maneira assertiva.

Entre as diversas estratégias de marketing disponíveis para uso das empresas, o remarketing pode ser utilizado para fazer com que o cliente não se esqueça de uma marca. E, com estratégias assertivas, pode trazer muitos benefícios a um negócio.

O Jornal do Marketing preparou esse post completo explicando um pouco mais dessa estratégia, e como uma empresa pode obter maiores taxas de conversão em seu site utilizando essa estratégia.

O que é o remarketing?

A estratégia de remarketing trata-se de uma técnica onde consumidores voltam a interagir com marcas que em algum momento já realizaram contato, ainda que pouco. As ações para isso são diversas, desde inscrever em uma newsletter para receber novidades ou fazer compras.

O que é o remarketing
Fonte/Reprodução: original

Dito isso, quando um cliente procura por algum produto na internet, entrando em sites pesquisando valores, mas não realiza a compra, é comum que logo em seguida ele comece a ver o produto em diferentes sites. Isso é o remarketing, essas publicidades, funcionam como um lembrete para o cliente finalizar a compra do que estava procurando.

Quais as vantagens do remarketing?

Se bem aplicada, a estratégia pode render às marcas maiores resultados, além de proporcionar maior visibilidade e espaço dentro do mercado que atua. Por isso, o Jornal do Marketing selecionou algumas das vantagens de se investir nessa técnica, confira!

  • Branding mais forte: Os anúncios bem estruturados garantem um maior fortalecimento do branding, permitindo que os consumidores fixem a marca em suas mentes, considerando a empresa ao fazer a compra;
  • Produtos na lembrança do cliente: O remarketing toca diretamente no emocional dos consumidores, com isso sempre que ele visualiza o produto que pesquisou e não adquiriu, ele tem mais chances de fazer a compra;
  • Aumento das vendas: Com os anúncios aparecendo para os clientes a todo tempo, as chances de conversão se tornam maiores, aumentando o volume de vendas e de acesso no site da empresa;

Apostar nesse tipo de estratégia é mais uma chance que as empresas têm de não perder vendas e ainda se estabelecerem na mente do cliente, através da lembrança dos anúncios, que os estimula a realizar a compra.

Qual a importância do remarketing?

Apostar no remarketing, faz com que a relação entre empresa e clientes se torne ainda mais próximas, uma vez que além dos anúncios, lembretes personalizados podem ser enviados fazendo com que o cliente não se esqueça.

O intuito é fazer com que o consumidor realize sua compra, para isso, estímulos e pequenos gatilhos mentais de que aquele produto precisa ser adquirido são disparados. Com isso, temos o aumento do desejo de consumo do cliente, fazendo com que as empresas faturem mais e alcance resultados positivos através da estratégia.

Como funciona o remarketing e como usar?

Tudo começa com os cookies, uma vez aceitos é permitido que eles tenham acesso aos dados de um consumidor. É com essas informações que os sites começam a estudar cada consumidor, se aprimorando sobre seus interesses, elaborando ações e campanhas personalizadas conforme os interesses desse cliente.

Como funciona o remarketing e como usar
Fonte/Reprodução: original

Vale lembrar que, esta prática não se trata de espionagem, como muitas pessoas costumam acreditar, mas sim a estratégia de remarketing sendo aplicada, com a autorização do cliente.

Como usar?

Para aplicar esta técnica em uma empresa, algumas dicas são essenciais para se ter sucesso, e alcançar o resultado esperado. Entre as mais utilizadas no mercado para alavancar os objetivos são:

  • Anúncios sem excesso: Para evitar que a ação se torne repetitiva, o indicado é até que as visualizações por consumidor sejam efetuadas, garantindo que ele se recorde da marca. Bombardeios de informação só afastaram a empresa do cliente;
  • Personalize as mensagens: Faça com que o cliente se sinta especial e utilize a personalização a seu favor nos anúncios oferecidos a ele. Dessa forma, o retorno do consumidor tende a acontecer mais rápido, pois aquela publicidade falará diretamente com ele;
  • Monitore resultados: Qualquer estratégia de marketing precisa de monitoramento, e com o remarketing não é diferente. Por isso, é necessário monitorar os resultados para certificar que as estratégias adotadas estão obtendo o resultado esperado.

Apostar na estratégia de remarketing é uma alternativa assertiva para as empresas que desejam conhecer seus clientes mais detalhadamente. Com isso, amplia o relacionamento e a comunicação entre clientes e empresa, e oferecendo a eles produtos de acordo com suas preferências e interesses.