Como o comportamento do usuário afeta o SEO?

Sumário

Posts relacionados

Como o comportamento do usuário afeta o SEO?

Como o comportamento do usuário afeta o SEO?

‌O comportamento do usuário pode influenciar diretamente o sucesso das estratégias aplicadas de SEO (Search Engine Optimization). Para manter uma página em destaque nos mecanismos de busca, é importante fazer uma análise sobre os usuários da internet.

Cada pessoa que interage em uma página ou site deixa sinais valiosos sobre seus interesses e intenções. Isso pode ser facilmente identificado por meio das ferramentas de análise de tráfego.

Um aspecto importante no comportamento do consumidor é o tempo que ele passa em uma página. Essa informação é muito útil, pois mostra se o conteúdo em questão é relevante para o leitor, além de deixar evidente se o site oferece de fato uma boa experiência para o usuário. 

No entanto, é importante salientar que o comportamento do usuário se altera com bastante frequência. Nesse contexto, é muito importante entender como esse comportamento afeta o SEO, quais métricas devem ser analisadas e outras questões pertinentes.

Neste conteúdo do Jornal do Marketing, você vai conferir detalhadamente a importância do comportamento dos usuários para o SEO, quais são os tipos de comportamentos que os usuários costumam manifestar e muito mais. Acompanhe!

Qual a importância do comportamento do usuário para o SEO?

O comportamento do usuário influencia diretamente no posicionamento da página no Google. Além disso, ele também possui um forte impacto na experiência dos visitantes e no volume de tráfego.

A maneira que os usuários interagem em um site, como a quantidade de páginas visitadas, tempo de navegação e maneira que interagem com o conteúdo, aponta para os mecanismos de busca como Bing, Google e outros, e isso reflete o quanto a página contém conteúdo valioso.

Qual a importância do comportamento do usuário para o SEO?
Fonte/Reprodução: original.

Quanto melhor a experiência do internauta, mais chances de ótimas classificações nos resultados de pesquisa. Por outro lado, uma experiência negativa mostra que o site não é útil o suficiente para ser classificado nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa.

Nesse sentido, é imprescindível proporcionar uma melhor experiência aos leitores e realizar etapas de otimização para aumentar as chances de ranquear seu site. Para isso, é necessário criar conteúdo de qualidade e útil para os usuários, além de incluir um design responsivo e um carregamento rápido para a página.

Comportamento do usuário e autoridade nos mecanismos: Qual a relação?

O comportamento do usuário pode determinar a autoridade do site nos mecanismos de busca. Um dos maiores indicadores de que a página é relevante para os usuários é o tempo de permanência na página. Quanto mais tempo o leitor investe em uma página, maiores as possibilidades de um bom ranqueamento.

Quando o usuário abre uma página e fecha rapidamente, significa que ela não é relevante para ele e os mecanismos de pesquisa entendem que ela não é boa o suficiente para estar entre as primeiras páginas.

Comportamento do usuario e autoridade nos mecanismos Qual a relacao Como o comportamento do usuário afeta o SEO?
Como o comportamento do usuário afeta o SEO?

Além disso, quando os usuários interagem com comentários, compartilhamentos e cliques, contribui para o aumento da visibilidade e autoridade do site, o que é muito importante para aumentar o tráfego de qualidade.

O tráfego qualificado, por sua vez, implica na elevação de ganhos com anúncios e na conversão de vendas como afiliado ou de produtos próprios, que podem ser físicos ou digitais. 

Tipos de comportamento do usuário

O comportamento do consumidor é um fator essencial que deve ser considerado pelos criadores de conteúdo. Além dos artigos de qualidade, é fundamental proporcionar uma boa experiência para os usuários. No entanto, é essencial conhecer os tipos de comportamentos dos usuários.

Existem tipos de comportamento do usuário distintos que podem afetar o SEO. Obter conhecimento sobre eles é o passo inicial para dar início às etapas de otimização da experiência dos leitores.

Informativa

O primeiro comportamento é o informativo, são os estágios iniciais. Nessa etapa o usuário ainda não possui um entendimento de marca ou de página que possa auxiliá-lo de forma eficaz. Por este motivo, as pesquisas ainda são genéricas.

Na etapa inicial, o internauta tem um problema e procura por uma resposta nas ferramentas de pesquisa. Por exemplo, se sua principal dúvida é descobrir qual é o melhor celular para comprar, o usuário pode pesquisar por palavras-chave como: “o melhor celular do ano”. “celular para comprar na Black Friday”, “celulares bons e baratos” e outros que podem ajudar a encontrar o produto que procura.

Shty35 6CUXMV5ZI1r2cH Como o comportamento do usuário afeta o SEO?
Fonte/Reprodução: original.

Navegação

O estágio de navegação é quando o internauta já está ciente sobre o site ou marca e não tem pretensão de optar pela concorrência no momento. Normalmente nesse caso, o usuário pode pesquisar por palavras-chave que possuem relação com o site ou página específica, ou realizar uma busca direta na barra de pesquisa.

Dessa maneira, é muito provável que o blog ou site se torne referência em seu nicho e quando o leitor tiver uma dúvida relacionada aos temas abordados na página, ele retornará mais vezes. Nesse cenário, é imprescindível ocupar diversos espaços na internet para que o leitor consiga encontrar sua página com facilidade. 

Transacional

Esse estágio está relacionado à decisão de compra do usuário. Nesta etapa, basta ele realizar a transação. Porém, vale ressaltar que o mais importante da última etapa é a conversão, que é quando o leitor de fato realiza a compra.

Uma pesquisa sobre os melhores celulares foi feita e o internauta que encontrou um site com diversas opções concluiu que a melhor escolha era comprar um aparelho específico. É aí que o criador de conteúdo deve adicionar links de afiliados indicando os produtos contidos nas postagens.

Quais métricas avaliam o comportamento do usuário?

A avaliação de métricas é uma etapa crucial para identificar o comportamento do usuário. Isso ocorre porque ferramentas como o Google Analytics e Google Search Console oferecem insights valiosos com detalhes de como as pessoas interagem no seu site.

kUhAunnUi12hwH CohnEd984tJccbcR4ItkEST9BDbaVGq8KmJHyVv2wlchV8kmLnI ncChcI0b3TxitYnrKx oOzydw7NbgA1Q2waJZ wlU7cG4SDuJYAF5hyYITaBE Como o comportamento do usuário afeta o SEO?
Fonte/Reprodução: original.

Essas informações detalhadas ajudam a identificar falhas e acertos para melhorar a experiência do usuário de forma assertiva para otimizar o desempenho das estratégias de SEO aplicadas às postagens. As principais métricas que avaliam o comportamento do usuário englobam:

Taxa de conversão

A taxa de conversão possibilita que o criador de conteúdo identifique as postagens que transformam leitores em compradores. Com as ferramentas de análise certas, é possível constatar quais são as páginas de sucesso e as que não resultam em vendas.

Dessa maneira, é possível realizar algumas otimizações de página e testes que incluem tráfego pago, atualizações, SEO, melhora nas imagens, otimização de carregamento de página e outros. 

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição permite identificar a porcentagem de leitores que clicam na página e saem rapidamente sem interagir com as demais páginas. Uma alta taxa de rejeição indica que o site não é útil ou relevante para os usuários e as ferramentas de pesquisa entendem que ele não merece destaque.

Taxa de cliques

A taxa de cliques, ou CTR, é uma métrica que indica o número de vezes que um e-mail, anúncio ou link foram clicados. Existe uma variedade de fatores que podem afetar a frequência de cliques, como o carregamento da página, palavras-chave adicionadas ao conteúdo e imagens.

Dados demográficos 

Os dados demográficos oferecem mais detalhes sobre o comportamento do usuário para personalizar a experiência de cada um deles. Esses dados fornecem detalhes como sexo e faixa etária dos visitantes do site. Assim, é possível conhecer melhor quem acessa seu site para realizar campanhas que tenham resultados eficazes.

Em conclusão, o comportamento do consumidor afeta diretamente as estratégias de SEO. Portanto, é muito importante ir além da criação do conteúdo de qualidade e otimizar o site com um design responsivo, carregamento rápido e outros fatores para facilitar a navegação.