As páginas de destino são cruciais no que se refere a conversão de visitantes em clientes. De fato, elas desempenham um papel essencial para atrair cliques e incentivar as pessoas a realizar ações como se inscrever em uma lista de e-mails ou simplesmente efetuar uma compra.
Elas são amplamente utilizadas principalmente no Inbound Marketing, uma estratégia que visa o alcance orgânico para sites, blogs e outros. Neste guia, exploraremos alguns elementos relacionados às páginas de destino e como criar uma estratégia eficaz para garantir bons resultados de conversão.
O que são páginas de destino?
Páginas de destino são criadas especialmente para direcionar os usuários após clicar em um anúncio. Essas páginas tem como objetivo fazer com que os visitantes realizem uma ação específica.
As ações em questão podem variar entre a assinatura de newsletter, uma compra ou preencher um formulário. Para resultados eficazes, o ideal é que as landing pages sejam totalmente focadas em um único objetivo e dessa maneira será mais fácil incentivar o visitante a agir rapidamente.
Qual a diferença entre página inicial e páginas de destino?
A página inicial e as páginas de destino possuem algumas distinções. A página inicial é a primeira página que os usuários acessam ao entrar em um site e normalmente contém uma visão geral dos serviços e conteúdos oferecidos. Já as páginas de destino são páginas específicas com um conteúdo ou produto. Confira um exemplo abaixo:
Página Inicial | www.jornaldomarketing.com.br/ |
Páginas de Destino | www.jornaldomarketing.com.br/seo-mobile/ |
Ambos são de grande importância para a experiência do usuário e no sucesso da empresa, site ou blog, especialmente no que se refere às estratégias de marketing digital, aplicadas para melhorar o alcance.
Principais tipos de páginas de destino
Existem diferentes tipos de landing pages e que podem ser utilizadas para diferentes finalidades. Cada uma delas pode atender a necessidades e possuem características que as torna mais convenientes para cada situação. Algumas dessas páginas incluem:
- Página para geração de leads;
- Página de vendas;
- Download;
- Conteúdo.
O tipo de página de destino depende dos objetivos da empresa. Imagine que o proprietário de um blog deseja gerar leads para aumentar o tráfego orgânico. Nesse caso, o ideal é criar uma página para gerar leads com uma Call to action (CTA) atrativa.
5 melhores práticas para páginas de destino
Para obter bons resultados, é necessário seguir algumas práticas, além de manter o foco no que se refere as páginas de destino como a inscrição para uma newsletter, formulário, conteúdo ou produto específico. Confira abaixo cinco práticas para alcançar o sucesso desejado:
Utilize elementos visuais
Vídeos, imagens e gráficos são essenciais para atrair usuários, pois ajudam a transmitir a mensagem efetivamente. A melhor maneira de obter bons resultados é destacar os benefícios do seu curso, produto, conteúdo ou serviço.
Título atraente
Um título atraente é fundamental para fazer com que as pessoas realizem ações desejadas como clicar em um link. No entanto, é fundamental que o título seja condizente com o que oferece para as pessoas. Isso é essencial para elevar a confiança das pessoas sobre a sua marca.
Faça testes
Qualquer estratégia de marketing eficiente requer testes frequentes. Se uma estratégia não deu certo, o correto é testar novas até alcançar o objetivo esperado. O fundador da Virgin Group, Richard Branson diz: “Não se envergonhe por seus fracassos, aprenda com eles e comece novamente”. Sendo assim, crie duas ou mais versões de páginas de destino e teste elementos, títulos e cores.
Chamada de ação fácil de entender
Uma chamada de ação eficiente pode ser a porta de entrada para o sucesso. Isso não significa que toda call to action (CTA) converte cliques em clientes, no entanto, é uma forma prática das pessoas entenderem o que sua empresa oferece.
Faça uma otimização para os mecanismos de busca
Atualmente, grande parte dos usuários da internet visitam sites por meio das redes sociais, e-mail e outros. No entanto, a otimização para mecanismos de busca ainda é uma estratégia eficiente e proporciona mais oportunidades de visitantes.
Para entender se suas estratégias obtiveram os resultados esperados, é essencial fazer análises em plataformas como o Google Analytics e Google Search Console, que são gratuitas e fornecem informações exatas do tráfego de um site ou blog.
No decorrer do texto, discutimos um pouco sobre as landing pages e a importância delas. Ao seguir as dicas e práticas, você poderá criar páginas eficientes que geram ótimos resultados para a sua empresa, site ou blog. Para ficar por dentro de mais notícias e dicas de marketing, continue acompanhando o Jornal do Marketing!