Como fazer um CTA: melhores formas de como montar

Sumário

Posts relacionados

Como fazer um CTA: melhores formas de como montar

Como fazer um CTA: melhores formas de como montar

Aprender como fazer um CTA é essencial para campanhas de marketing, landing pages e, até mesmo, para gerar leads qualificados e prospectar clientes! Essa é a base que coloca uma campanha de marketing digital para funcionar, aquilo que pede do cliente um objetivo que deve ser realizado e cria o vínculo entre o material da propaganda e o possível consumidor. 

Dominar o CTA é essencial para qualquer profissional da área! Por isso, separamos as melhores formas de como montar a sua e se destacar dentro do mercado – saiba mais!

O que é um CTA?

CTA é a sigla do termo Call To Action, ou no português Chamada Para a Ação. Esse termo é utilizado no marketing digital como uma forma de guiar o visitante de uma página a realizar determinado ato. 

Um CTA em uma propaganda é um dos recursos mais versáteis que uma empresa pode usar. Ela pode garantir desde a venda de um produto, o cadastro em uma plataforma, a geração de um lead entre outras tarefas. 

O que é um CTA?
Fonte/Reprodução: original.

Isso se estamos falando de negócios, afinal, um CTA pode ser adaptado para servir aos interesses de uma instituição sem fins lucrativos, de um influencer que deseja views e seguidores, um evento beneficente, entre outras tarefas que não necessariamente tem a ver com a venda de um produto ou serviço. 

Para tudo que o marketing digital serve, o CTA também está incluído. E por isso essa ferramenta é usada em tantas situações e em diversos contextos. Geralmente um CTA leva uma palavra de ordem e imperativa aos consumidores para orientá-los a realizar uma ação que o marketing solicita. Por exemplo, é comum encontrar nessa ferramenta as seguintes palavras: 

  • Acesse;
  • Clique;
  • Compre;
  • Veja;
  • Conheça. 

Todas essas palavras proferem uma ação a ser realizada e, portanto, servem a um CTA. São elas que garantem a eficiência daquela propaganda ou campanha específica.

Além da palavra, um bom CTA deve ter um texto de qualidade, um objetivo específico e decisões de design inteligentes, como cor, botões chamativos e outros aspectos que variam de acordo com a empresa, página ou pessoa favorecida pela ação. 

É preciso que haja um contexto dentro da propaganda para o CTA funcionar. Sem esse contexto, uma CTA se torna vazia e sem qualquer objetivo. 

Todos esses elementos e aspectos fazem parte do que é uma Call To Action. E antes de realizar a construção da sua CTA você deve planejá-los muito bem. 

Melhores formas de como fazer um CTA

Se você quer saber como fazer um CTA, apresentaremos agora as melhores formas de criar uma boa chamada para a ação. Usando as dicas que iremos disponibilizar abaixo, seus CTAs terão muito mais qualidade, atingirão seu público em cheio e trarão sucesso a sua campanha de marketing! 

CTA orgânico

Um CTA pede ao visitante de uma página para realizar uma determinada ação. Sempre que isso ocorre, há uma leve mudança no tom da mensagem. E embora certas campanhas possam focar no fator do choque, o ideal é que exista uma mudança de tom gradativa do texto para a ação levando o leitor da página até o objetivo da propaganda sem qualquer choque.

Ao criar um CTA orgânico, você estará apostando em um estilo de propaganda muito mais agradável para o público em geral, que pode ser aproveitado em inúmeros contextos e por muitos visitantes. 

CTA que apresenta garantias

Nenhum consumidor quer comprar um produto ou serviço que não ofereça garantias caso não funcione ou agrade. Portanto, uma ótima opção é criar um CTA que deixe claro que o consumidor terá certas garantias. Entre as principais garantias estão: 

  • Reembolso;
  • Troca do produto;
  • Devolução;
  • Cancelamento do serviço. 

Esse tipo de garantia torna sua chamada à ação mais agradável e quebra as barreiras que o cliente poderia ter ao seguir a recomendação da página. 

CTA objetiva

Uma ótima forma de criar um CTA é apostar em um bom texto sem que ele se perca em sua objetividade. É necessário encontrar o equilíbrio perfeito entre apresentar um texto interessante e manter o objetivo intacto e direto. 

É possível usar elementos visuais no CTA, como vídeos e imagens, porém esses elementos também podem desviar o foco da ação e acabar poluindo de maneira desnecessária o conteúdo da página. Se for utilizar, pense bem e busque esse mesmo equilíbrio que mencionamos, com isso você saberá como fazer um CTA eficiente.

CTA com ICP

O Ideal Customer Profile – ICP -, ou Perfil de Cliente Ideal, é essencial para seu CTA. Ao apostar nessa forma de CTA, todo conteúdo da página deve ser pensado para atender e se relacionar com esse perfil ideal.

Em muitos casos esse ICP nem mesmo é o público-alvo geral da sua empresa. No entanto, para aquele CTA em específico atender aqueles clientes é mais importante e vantajoso para uma campanha de marketing. 

CTA com enquete

Todo consumidor gosta de ser ouvido pela empresa. É um desejo que todo cliente tem, e é essencial que empresas saibam receber o feedback para adaptar seus produtos, serviços ou novas ações de marketing.

Portanto, uma ótima forma de realizar um CTA é com enquetes! Pergunte ao seu consumidor o que ele deseja, como deseja e quando, e então indique o produto ideal que ofereça todas essas características que ele pontuou em sua enquete. 

CTA com benefícios

Um CTA com benefícios é tudo o que um cliente quer encontrar na internet! Esse CTA apresenta um produto ou serviço, mas junto também oferece um desconto especial, um benefício, uma promoção ou compra facilitada. 

É aquele CTA que apresenta um produto que pode ser dividido no cartão, que é mais barato ou até mesmo que acompanha serviços exclusivos, uma garantia estendida, por exemplo. Esses CTAs costumam ser eficientes tanto para clientes que já fizeram negócio com sua empresa, quanto para captar novos consumidores. Aliás, parte de como fazer um CTA é oferecer os benefícios e qualidades do seu produto de maneira clara e direta. 

CTA com conteúdo para download ou newsletter

Esse é um CTA muito bom para gerar leads. Leads são aqueles consumidores que, embora não tenham feito negócio com sua empresa, ofereceram de bom grado seus contatos. 

Um CTA com conteúdos para download é ótimo para atraí-los. Você pode oferecer o download de um ebook, programa no estilo podcast ou mesmo escrever artigos com certa periodicidade e enviar em seus e-mails como a newsletter. 

Mas em troca, o seu CTA solicita um e-mail, nome, telefone para contato e outras informações do consumidor. Isso facilita o trabalho da sua equipe de vendas para prospectar, qualificar e até mesmo abordar esses consumidores. 

Por que é importante ter um bom CTA?

Uma página sem CTA não tem tanta expressividade. Você já teve a impressão de ver uma campanha de marketing e no fim não entender onde ela quer chegar? Esse tipo de sentimento é comum quando não há um CTA que sirva como objetivo da campanha. 

Sabendo como fazer um CTA você irá criar campanhas e propagandas com muito mais propósito, fazer sempre o visitante da página entender onde você quer chegar e qual o próximo passo a ser feito. 

Como fazer um CTA para redes sociais?

É possível fazer um CTA em redes sociais e aproveitar o número de usuários que as redes têm. As redes sociais são ótimas para que o conteúdo seja compartilhado e popularizado, e com isso fazer com que sua campanha atinja mais consumidores e tenha ainda mais público. 

Como fazer um CTA para redes sociais?
Fonte/Reprodução: original.

Para fazê-lo você pode usar imagens ou vídeos virais, usar uma sequência de imagens ou mesmo links específicos. Mas tome cuidado ao usar links externos, pois o alcance do seu post pode ser diminuído pela plataforma. Sempre estude as métricas de ranqueamento da rede social antes de iniciar um CTA por lá. 

O que é necessário ter em todo CTA?

Ao mostrar como fazer um CTA, vimos que há diversas maneiras de criar uma chamada para a ação. No entanto, existe uma estrutura e elementos que devem estar presentes em todo e qualquer CTA. Esses elementos são: 

  • Clareza: O CTA deve ser o mais claro e objetivo possível;
  • Ação: Claro, para uma chamada à ação é necessário que haja uma ação proposta e bem definida;
  • Design inteligente: Uma boa CTA deve ser pensada em seu design, proposta no momento certo dentro do texto e ocupando o espaço correto, entre outros;
  • Benefícios: O que o cliente ganha ao responder à ação proposta? Esse benefício deve ser claro. 

Além de tudo, verifique sempre se o CTA está respondendo bem independente de que dispositivo, navegador ou meio de acesso que o usuário está utilizando.