O público-alvo é um dos mais importantes para empresas de pequeno a grande porte, justamente por abrirem portas a muitas vantagens. Ter conhecimento sobre quem é este tipo de público permite uma tomada de decisões assertivas, mitigando erros e fortalecendo o relacionamento.
Para melhorar as suas campanhas de marketing, saiba agora o que é público-alvo, como encontrá-lo e como ele é formado. O Jornal do Marketing tira todas as suas dúvidas abaixo:
O que é o público-alvo?
É um grupo de compradores que apresentam características muito parecidas e que compartilham de um mesmo gosto por produtos e serviços que determinada empresa oferece. Dentre as principais similaridades há a:
- Faixa-etária;
- Localização;
- Nível de escolaridade;
- Renda mensal;
- Profissão.
O público-alvo é aquele que demonstra mais identificação com os valores de sua companhia e, por este motivo, as chances de elas comprarem com você são maiores, principalmente quando você atua com estratégias eficientes.
Qual a importância de definir o público-alvo?
Ao definir o grupo de compradores mais interessados na sua marca, você cria estratégias qualificadas para levá-los a comprarem várias vezes, fidelizando-os. Com o uso de métricas adequadas, você comete menos erros e as chances de assertividade são maiores.
Imagine que você tem uma empresa de cosméticos que não faz testes em animais, e direciona o conteúdo para diversas mulheres sem fazer a devida divisão. Ao atuar dessa forma, você não cria uma comunicação adequada com as possíveis compradoras, nem sabe se elas realmente apresentam interesse no que é oferecido, uma vez que você não as separou por segmentos.
Nem todas as mulheres, neste caso, estão interessadas em consumir produtos de maquiagens veganas, por exemplo. Porém, existe outro grupo feminino ligado a estas causas sociais que precisa de produtos como os seus e demonstram interesse na proposta da sua loja.
Com a segmentação de público-alvo, você define os potenciais clientes ao separar daqueles que não demonstram o mesmo desejo de comprar com a sua marca, evitando realizar campanhas aos perfis errados.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
A persona é a criação de um perfil reunindo as principais características dos clientes ideais para você conhecê-los melhor, entender as suas necessidades e entregar soluções qualificadas.
O público-alvo é um grupo de pessoas segmentadas por sua empresa que apresentam um gosto similar. Com a devida segmentação, você encontra os perfis para auxiliá-los com diversos problemas após estudar as informações coletadas e entender o que elas precisam.
Como o marketing digital pode ajudar a definir o público-alvo?
A criação de conteúdos é uma das principais maneiras de definir este grupo de forma otimizada e que realmente chame a atenção. É neste procedimento que você deve trabalhar com CTAs para fazê-los realizarem determinada ação, como se inscrever na sua newsletter ou preencher um breve formulário para receber um e-book gratuito.
O público-alvo pode ser nutrido de diversas maneiras neste processo apresentado e você precisa se reunir com o seu time e conversar sobre estratégias corretas para aplicarem no site ou loja.
Como posso usar o marketing digital para engajar meu público-alvo?
Para manter o seu público engajado, trabalhe com o envio de e-mail marketing, como acontece com as principais fintechs do Brasil que é o caso da Nubank. Uma forma de dialogar com quem já é cliente ou pretende se tornar um é enviando e-mails falando sobre promoções ou felicitando um dos correntistas por seu aniversário.
Tenha como exemplo a Uber que, para comemorar o mês da diversidade em junho, elaborou um Guia do Aliado e enviou as informações por e-mail de todos os que pedem corridas, como visto no exemplo abaixo:
Além de ser uma forma inteligente de engajar os clientes que correm com a Uber, é uma maneira de conscientizar a importância sobre o respeito pela diversidade. Esta é uma mensagem de grande relevância a muitos públicos e, se você atuar exatamente com estratégias similares, aumentará as vendas de sua empresa com eficiência.
Este é um genuíno e-mail marketing, bem construído e com informações rápidas para não cansar o leitor. Os links estão bem dispostos e rápidos de clicar tanto por computador quanto por smartphone e a página do guia é completa e intuitiva, facilitando a navegação de todas as pessoas.
Com o Jornal do Marketing, você aprende as formas de trabalhar em prol de seus clientes, tornando o relacionamento mais agradável e forte, evitando que o concorrente tire o seu público-alvo mais engajado.