O que são backlinks?
O que são backlinks

O que são backlinks?

Não conhece as vantagens dos backlinks? Conheça tudo neste artigo do Jornal do Marketing e venda muito mais!

Para quem deseja obter um site bem ranqueado na internet, é essencial investir em algumas estratégias, como a de backlinks, para que essa página seja considerada relevante. Com isso, ela é recomendada para usuários quando fazem uma busca relacionada ao tema de interesse.

Os backlinks, entre as técnicas para tornar um site relevante, são muito conhecidos e uma das mais importantes de SEO, pois ainda que se tenha um site otimizado e bons conteúdos, esse é um fator importante para ranqueamento. Confira, neste artigo do Jornal do Marketing, tudo o que precisa saber sobre essa estratégia indispensável!

O que são os backlinks?

Os backlinks são links criados dentro de um site para outro site e os mecanismos de busca de sites como o Google consideram quantidade e qualidade desses links para fazer o ranqueamento de um site em sua plataforma, no momento da pesquisa de um determinado conteúdo para um usuário. Por esse motivo, ter essas estruturas em um site é tão importante.

O que são os backlinks
Fonte/Reprodução: original

Os mecanismos de busca compreendem que backlinks são indicações, isso porque se um site fez um link diretamente a outro é porque ele acredita na qualidade daquele conteúdo. Dessa forma, quanto mais “indicações” maior a autoridade de um site, assim como as chances de obter bons rankeamentos.

Qual a importância de construir backlinks?

Os backlinks podem ser entendidos como um tipo de referência, isso porque se um site já bem rankeado no Google e faz links para outro, o mecanismo de busca tende a acreditar que aquele é um site de relevância e com conteúdo de qualidade.

Porém, vale ressaltar que backlinks não são importantes apenas por isso, mas eles também podem impactar positivamente no fortalecimento das marcas, uma vez que elas passarão a ser vistas com mais credibilidade pelo maior volume de tráfego, pois se um site já estabelecido nos mecanismos de busca criar link com uma página que está nesse processo, a tendência é que ele tenha mais acessos.

Com os backlinks, o ganho de autoridade é um ponto de destaque e faz com que o conteúdo de um site ganhe visibilidade através de uma indicação qualificada, além de mais acessos para um perfil na internet.

Objetivo dos backlinks

Os backlinks possuem a finalidade de potencializar o conhecimento dos leitores de um site sobre determinado assunto e gerar tráfego orgânico e de qualidade a um site, uma vez que são entendidos como uma referência pelos buscadores.

Dessa forma, cada vez que um site de autoridade estabelecida sugere em seus conteúdos um site para aprimorar seu conhecimento sobre um assunto, os mecanismos de busca conseguem compreender que aquele endereço trata-se de algo relevante e com conteúdo qualificado, e propõem o ranqueamento dele acerca do tema.

Tipos de backlinks

A estratégia de backlinks é muito vantajosa, mas é importante ressaltar que nem todos são iguais, já que apresentam boa qualidade e logo podem ajudar outros sites a conquistarem o ranqueamento através das indicações, e alguns são duvidosos e podem prejudicar o desempenho do site. Confira os diferentes tipos.

Fontes confiáveis e com autoridade

Para que um site seja beneficiado com os backlinks, eles precisam ter certa autoridade na rede e principalmente ser confiáveis, o que fortalece a autoridade de domínio no SEO. Vale ressaltar que estas são as fontes favoritas do Google, e são as que mais auxiliam no ranqueamento de uma página ao passar para um site parte de sua autoridade, uma vez que faz sua indicação.

Além disso, o contrário também pode acontecer, por isso ao ter o site relacionado a páginas de confiança duvidosa, com conteúdos de baixa qualidade no mecanismo de ranqueamento, tende a não recomendar o endereço, uma vez que entende que ele não possui a segurança necessária, assim como a qualidade em seus conteúdos publicados.

Textos-âncora

Esse é mais um tipo de backlink que pode ser utilizado para trazer valor e autoridade para um site. Os backlinks de textos-âncora são clicáveis, e mostram ao leitor o assunto que ele irá encontrar. Confira os tipos:

  • Correspondência parcial: A palavra-chave aparece em uma frase de forma natural no texto;
  • Marca: Link que faz uso do nome da empresa a qual a linkagem é feita;
  • Marca e palavra-chave: São textos clicáveis que fazem uso de palavras-chave relacionadas a empresa, assim como o seu nome;
  • Correspondência exata: Texto-âncora que faz uso da palavra-chave exata do tema o qual faz o link;

Esse é um formato de texto muito valorizado pelo Google e pode aparecer em diversos tipos diferentes para agregar autoridade e bons conteúdos ao leitor. Por isso ter o entendimento de cada um deles é fundamental na produção de conteúdo.

Sites relacionados ao segmento de atuação

Este é mais um formato muito apreciado por buscadores, uma vez que indicações vindas de sites que atuem na mesma área tendem a fazer com que o algoritmo compreenda que o site é relevante em seu meio de atuação.

Sites relacionados ao segmento de atuação
Fonte/Reprodução: original

Porém, uma dica para as empresas que optam por seguir essa estratégia, é evitar o uso incorreto dos links em seu próprio site ou sites conhecidos que não tenham relevância com o nicho de atuação, apenas para ter palavras-chave ranqueadas.

Conhecer os tipos de backlinks é fundamental para que cada empresa escolha qual o melhor formato para seu site e, assim, obter um retorno positivo de visitantes e autoridade, o que ajudará no ranqueamento entre os mecanismos de busca.

5 melhores ferramentas de backlinks

Algumas ferramentas são indispensáveis para quem deseja obter backlinks e ser melhor ranqueado nas ferramentas de busca. Por isso, confira algumas das melhores ferramentas de backlinks para ter sucesso em um site.

Tenha um blog

Com um blog é possível produzir conteúdos de qualidade, que podem ganhar destaque a ponto de outros sites já ranqueados na web o utilizarem como referência, o que traz um novo volume de acessos e mais autoridade ao site.

Além disso, o blog é uma forma das empresas conseguirem estabelecer uma maior conexão com seu público, que oferece conteúdos com dicas relacionadas a área de atuação, lançamentos e novos produtos através dos conteúdos deste blog.

Guest Post

O Guest Post é mais uma ferramenta importante para quem deseja ter backlinks de qualidade, isso porque ele se caracteriza por parcerias de outras empresas e pessoas em um site.

É importante ressaltar que quanto maior a familiaridade entre os conteúdos, maiores são as chances de conseguir ranquear o site, isso porque o Google realiza a análise desses fatores e identifica que se uma página faz referência a outra com o conteúdo parecido, ela possui relevância.

Google Meu Negócio

O serviço trata-se de um cadastro oferecido pelo Google para que as empresas sejam localizadas, diversos dados são colocados nesse anúncio para que a empresa seja localizada com mais rapidez, entre eles o site, o que por vezes é o primeiro contato do cliente.

Ou seja, é possível fazer com que pessoas tenham acesso à empresa e ao que ela oferece através das informações do site, fortalece a marca inclusive na localidade onde ela se encontra, o que pode trazer resultados fantásticos.

Redes sociais

Muitas pessoas fazem uso das redes sociais, o que as coloca como mais uma ferramenta essencial para quem deseja atrair backlinks e ter o volume de acessos em seu site ainda maior. Isso acontece porque nas redes sociais é possível realizar o compartilhamento do link em questão e faz com que outras pessoas o compartilhem, o que amplia a rede de visibilidade.

Além disso, nesses espaços a comunicação com os consumidores tende a ser mais facilitadora, assim como o contato com parceiros, o que facilita as parcerias para troca de backlinks e guest posts com mais frequência.

Faça contatos

Ter bons contatos significa estabelecer uma boa relação com as demais páginas e não tratá-las como concorrentes, especialmente as que já se encontram bem ranqueadas nos mecanismos de busca ou as que atuam em segmentos parecidos.

Para isso, é importante montar uma rede de contatos, estabelecer relações, além de oferecer espaço na página para realizar backlinks, uma vez que essa troca pode ser favorável às marcas envolvidas.

Mais do que conhecer os backlinks é preciso que as empresas tenham o entendimento de que através dessa estratégia é possível conseguir visibilidade, acessos e autoridade, uma vez que se a recomendação for feita por uma página de boa autoridade na web, parte dessa confiabilidade passa ao consumidor e aos mecanismos de busca, que entenderão que o site é de fato relevante.

Fique por dentro do universo do marketing e suas estratégias com o Jornal do Marketing, e saiba todas as novidades sobre as técnicas que podem fazer as empresas crescerem, com assertividade e técnicas inteligentes.