Entender sobre as fotografias de produtos é essencial para quem trabalha com vendas, especialmente no que diz respeito ao e-commerce. Isso porque as imagens são fundamentais para que os consumidores tenham uma boa percepção do que está sendo oferecido, influenciando na decisão de compra.
Dessa forma, ter as melhores fotos de um produto, é fundamental para garantir um volume maior de vendas e alavancar resultados, mostrando toda a qualidade e relevância desse produto através de boas fotografias. Confira neste guia completo do Jornal do Marketing, tudo sobre a fotografia de produto!
O que é fotografia de produtos?
Também conhecida como fotografia de still, a fotografia de produtos tem como finalidade dar destaque a um determinado produto comercializado, captando a o interesse do cliente para realizar sua compra. Por esse motivo, esse tipo de fotografia é importante, uma vez que através dela o consumidor terá detalhes do produto.
Independente do estilo de fotografias de produto escolhido, o objeto precisa ser apresentado ao cliente de maneira clara, explorando todos os seus detalhes e nuances a fim de transmitir as características do que está sendo vendido, ou seja, a imagem publicada precisa ser o mais realista possível e corresponder ao que o produto é, de fato.
Qual a importância da fotografia de produtos em E-commerce?
As fotografias de produto são importantes para que os clientes consigam conhecer um objeto e seus detalhes antes de realizar uma compra. Pois, é apenas por meio dessas imagens é que ele terá acesso a essas informações, que vão impactar na decisão final.
Em virtude dessa relevância, é necessário que o produto seja explorado ao máximo nessa fotografia, pois uma vez que o cliente possui detalhes do que está sendo vendido ele consegue conhecer melhor o objeto – considerando fazer a compra.
Quais os tipos de fotografias de produto?
É muito comum que as pessoas acreditem que as fotografias de produto sejam aquelas feitas em um estúdio ou com um fundo branco, dando destaque ao que está sendo fotografado. Na verdade, trata-se de alguns dos tipos que se pode ter. Confira a seguir os demais tipos e suas peculiaridades:
Comparativa
Nesse estilo, a fotografia tem a finalidade de mostrar ao cliente o seu tamanho real a fim de tornar a escolha do mesmo assertiva. Dessa forma, os produtos fotografados são comparados a outros itens que também estão relacionados na foto, indicando a comparação de tamanho.
Neste estilo de fotografias de produto, a escalabilidade deve ser bem explorada e isso deve ser muito bem apresentado para o consumidor ao fazer uma compra no site. Pois, com essa opção comparativa, é possível escolher qual o tamanho mais indicado para a sua necessidade, escolhendo então o que mais lhe atende.
Ambiente real
As fotografias de produto nesse caso são feitas em ambientes que conseguem traduzir o estilo de vida real. Dessa forma, a depender do produto, é comum que o item fotografado converse com a proposta da marca e de seu consumidor transmitindo um pouco mais de seus valores e história.
Esse tipo de fotografias de produtos é muito utilizado em ensaios relacionados às áreas de moda, beleza e decoração uma vez que conseguem mostrar a quem está vendo, um estilo de vida aplicado, o que ajuda na hora da compra por demonstrar ou não a essência pessoal de cada um.
Conjunto
Esse tipo de fotografia é muito utilizado quando o produto em questão possui diferença de estilo ou cores. Dessa forma, se torna mais fácil fotografar todos ao mesmo tempo para que o consumidor veja de uma vez essas diferentes possibilidades de um mesmo objeto, sem a necessidade de ir para outras páginas para buscar essa informação.
O modelo também pode ser utilizado para ilustrar ao consumidor que um kit de produtos ou para para indicar que determinado objeto é vendido separadamente, tornando o entendimento ainda mais claro.
Estúdio
Este é o tipo de fotografias de produto mais associado ao e-commerce, pois são criadas em estúdios fotográficos de maneira simplificada e organizada, ilustrando os sites e catálogos de maneira detalhada.
Para se ter uma foto nesse estilo, o fotógrafo precisa elencar na imagem todas as suas características com detalhes, considerando cores, a embalagem e os materiais que compõem o objeto que é vendido na foto.
Além disso, alguns detalhes para destacar os objetos são utilizadas, entre elas as sombras dando foco a forma e cores de fundo que destacam os materiais usados na composição do produto.
Fundo branco
Mais um tipo de fotografias de produto muito utilizado em sites e catálogos. Nesse formato, o objeto aparece de maneira minimalista justamente para que o consumidor tenha uma boa visualização de todos os seus detalhes sem maiores distrações.
Diferente da fotografia de estúdio, que se apropria de alguns detalhes para destacar o produto, aqui temos a eliminação da sombra, com o objetivo de dar mais destaque e profundidade ao item fotografado.
Composição
Esse estilo apresenta o objeto com um conjunto de outros elementos que são posicionados estrategicamente com o objetivo de se relacionar com o produto vendido em questão. É válido ressaltar que esse tipo de complemento deve ser feito com cautela e estratégia, fazendo com que objeto a ser vendido tenha destaque.
Este é um formato utilizado para fotos em redes sociais pois exemplificam o estilo de vida, tais como os estilos e valores, criando uma conexão com os consumidores. O estilo de fotografias de produto por composição também pode ser utilizado em sites e catálogos caso este seja compatível com o estilo da marca.
Quais os equipamentos usar na fotografia de produtos?
É preciso destacar que fotos de qualidade não estão necessariamente relacionadas aos equipamentos profissionais, mas sim a um bom conhecimento sobre fotografia, além de truques e estratégias desse ramo para produtos com a finalidade de destacar o que é fotografado. De qualquer forma, confira os equipamentos necessários para realizar uma boa foto.
- Boa câmera fotográfica ou um celular com uma câmera de qualidade;
- Tripé;
- Fontes de iluminação (softbox, ring light, plafons);
- Timer (para fazer a contagem do disparo);
- Rebatedor ou placa de isopor;
- Fundo infinito;
Uma boa foto de produto é aquela feita com estratégia, e que consegue traduzir na imagem tudo o que o consumidor precisa considerar para fazer sua compra, o que não necessariamente está relacionado a equipamentos profissionais. Portanto, a dica é estudar sobre este segmento fotográfico, a fim de conseguir as melhores fotos para o e-commerce da mercadoria.
3 Dicas para começar a fotografar seus produtos
Para que as fotos de um site saiam com qualidade e dentro do que um consumidor espera encontrar, algumas dicas podem auxiliar na hora de fazer essas fotos. Confira com o Jornal do Marketing algumas dicas para turbinar a qualidade das suas fotos!
Atenção a iluminação
A melhor opção é sempre fazer uso da luz natural, pois deixa as imagens com cores mais vibrantes. Porém o uso da iluminação artificial também pode ser utilizado, usando como base a luz branca, neutra para que ela se aproxime da luz obtida pelo sol.
Evite o uso de flash, pois ele pode deixar as sombras em evidência, o que diminui a qualidade da foto. Observar a iluminação é necessário para que se tenha uma boa foto com todos os elementos do produto destacado.
Capte os detalhes
Com a opção de zoom é possível fotografar os detalhes, inclusive dando a percepção de que o cliente está visualizando de perto o objeto, o que torna sua experiência muito melhor, além de auxiliar a sua decisão de compra.
Todos os pontos de um produto importam e são de relevância para o consumidor, por isso ao fotografar um item se atente a este fator e registre tudo a fim de oferecer máximo de informações ao cliente.
Use a criatividade ao seu favor
Esse é o momento de demonstrar a identidade da marca e criar uma conexão com os consumidores, por isso estabeleça um padrão de fotos que converse com o público ao mesmo tempo em que está alinhado ao perfil da marca, use fundos diferenciados a fim de estabelecer esse desejo de compra.
Uma marca com seu DNA bem impresso em todos os detalhes, inclusive nas fotos de seu site, tem mais chances de despertar no consumidor interesse e ter aquele produto, finalizando assim a venda com sucesso.
Ter um bom conhecimento a respeito de fotografia de produto é essencial para que a loja online tenha sucesso, conseguindo alavancar os resultados e vendas com estratégias assertivas nas fotos que demonstram ao cliente o que determinada marca tem a oferecer.
Portanto, intensifique os estudos neste estilo de fotografia a fim de aprender mais sobre as estratégias que podem ser feitas para destacar o que será fotografado, e conte com o Jornal do Marketing para se informar de tudo sobre o universo do marketing para empresas e lugares mais.