O Marketing Multicanal para E-commerce pode desempenhar um papel fundamental para negócios de diversos portes. Esse método visa o aumento da visibilidade da marca ou empresas.
O universo digital mudou o comportamento dos consumidores, por isso, estudar sobre estratégias de marketing como o Marketing Multicanal para E-commerce é fundamental. Para te ajudar, o Jornal do Marketing mostrará algumas vantagens e dicas para implementar em seu negócio.
O que é Marketing Multicanal para E-commerce?
O Marketing Multicanal para E-commerce é uma estratégia do marketing digital que envolve o uso de vários canais de comunicação. Atualmente os empreendedores podem contar com diversas mídias sociais para expandir o alcance da empresa ou marca.
As principais mídias sociais utilizadas incluem o Facebook, E-mail marketing, Instagram, Twitter, TikTok, Pinterest e diversas outras. As mídias e plataformas funcionam como os outdoors do marketing tradicional, pois podem desempenhar um papel fundamental no que se refere ao alcance do público-alvo.
O empresário e fundador do Melhor do Marketing, André Damasceno, afirma: “Redes sociais são canais de relacionamentos. Relacionamentos são negócios disfarçados”. Nesse contexto, investir nas mídias sociais é ideal para as empresas.
Como aplicar o marketing multicanal em e-commerce?
Para aplicar o Marketing Multicanal para E-commerce de modo eficaz, é necessário seguir algumas etapas fundamentais. Essas etapas envolvem estratégias voltadas para atrair e converter o público-alvo em clientes. Algumas delas incluem:
- Conheça seu público;
- Crie conteúdo interessante;
- Faça integração de canais;
- Crie campanhas;
- Envie mensagens personalizadas;
- Use o e-mail marketing.
Essas são apenas algumas estratégias para implementar durante o Marketing Multicanal para E-commerce. Dentre elas, o e-mail marketing é o mais importante, pois funciona como uma maneira de aproximar o cliente ou potencial cliente da empresa. Algumas empresas como Amazon e Magazine Luiza utilizam essa estratégia.
6 dicas para implementar o marketing Multicanal em E-commerce
Existem algumas dicas que podem ser implementadas no Marketing Multicanal para E-commerce para garantir resultados satisfatórios. Confira agora as principais dicas para aplicar ao seu negócio:
1- Pense nos canais de comunicação que vai utilizar
Embora o Marketing Multicanal para E-commerce envolva o uso de diversos canais de comunicação, no entanto, utilizar todas as mídias existentes nem sempre é a estratégia mais eficaz. Por isso, estudar os canais de comunicação para entender quais são as que trazem melhores resultados para o negócio.
2- Invista em SEO
O SEO é um conjunto de estratégias voltadas para ranquear sites e blogs nos mecanismos de busca como o Bing e o Google. Essa é uma estratégia a longo prazo, porém, muito eficaz.
3- Inbound marketing
O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital que utiliza os canais de comunicação para alcançar um público que já está interessado em um serviço ou produto específico.
4- Anúncios pagos
Os anúncios pagos são utilizados como uma estratégia rápida de marketing. Algumas plataformas como Facebook, Google Ads e Pinterest permitem que os usuários paguem para divulgar a marca.
5- Site seguro
O Site seguro é fundamental para qualquer tipo de negócio. Além disso, é imprescindível que o site seja fácil de navegar e ágil no carregamento para que o cliente não desista da compra.
6- Planeje suas estratégias
O planejamento de estratégias é essencial para organizar a rotina diária de estratégias que vai aplicar. Você pode notar ou utilizar alguma ferramenta como o Trello ou Google Agendas para isso.
Vantagens do Marketing Multicanal para E-commerce
Existem muitas vantagens no Marketing Multicanal para E-commerce e a principal delas é o maior alcance do público-alvo.
O marketing digital permite a segmentação precisa destinando suas publicações ao público ideal. Outras vantagens incluem:
1- Maiores oportunidades de negócio
O Marketing Multicanal para E-commerce possibilita a expansão de qualquer negócio, pois atualmente as redes sociais e outros canais de comunicação possuem uma grande visibilidade.
2- Ferramentas diversas
O marketing digital conta com uma diversidade de ferramentas para facilitar a implementação das estratégias escolhidas para expandir uma marca ou empresa. Algumas delas incluem as plataformas de e-commerce e o marketplace das mídias sociais.
3- Agendamento de postagens
O agendamento de postagens, que pode ser feita no Pinterest ou plataformas, como Tailwind, permite que os usuários se empenhem em outras demandas do negócio, visto que as postagens podem ser agendadas para o dia e hora estipulados.
4- Alcance global
Os canais de comunicação permitem que os usuários obtenham alcance global e segmentar seu público de modo direto. Por meio delas é possível escolher em quais países os anúncios serão exibidos, por exemplo.
5- Maior engajamento
As estratégias de marketing digital se usadas corretamente podem aumentar o engajamento. Usando hashtags, técnicas, e legendas para atrair engajamento, é possível conseguir mais comentários, compartilhamentos e curtidas.
Ao utilizar o Marketing Multicanal para E-commerce para impulsionar uma marca ou empresa, é fundamental entender as especificações de cada canal de comunicação e estudar as estratégias de marketing para aplicá-las corretamente.