O e-mail marketing é uma das maiores e mais antigas práticas para engajar os clientes e melhorar a confiança que eles possuem sobre a sua marca, sem haver a necessidade de telefonar o tempo inteiro.
Se você nunca chegou a trabalhar com o e-mail marketing e desconhece as melhores formas de criar um bom contato com os compradores, o Jornal de Marketing te ajuda a fortalecer a união com os seus compradores.
O que é o e-mail marketing?
Esta é uma estratégia voltada ao envio de e-mails a uma lista de contatos com a intenção de criar uma comunicação adequada, com diversos objetivos, uma vez que estes clientes tenham necessidades diferentes.
A prática de enviar e-mails aos clientes ajuda as empresas manterem determinados nomes engajados no pós-compra, a fortalecer o relacionamento com nomes em potencial e encaminhá-los ao final do funil.
Quando o e-mail surgiu?
Criado por Ray Tomlinson em 1971, o e-mail se tornou uma das principais formas das pessoas se comunicarem sem precisarem estar no mesmo lugar. O marketing incluiu a técnica para facilitar a rotina de milhões de empresas em todo o mundo para divulgarem produtos e serviços com mais agilidade.
Quais as vantagens do e-mail marketing?
Com o uso frequente e correto do e-mail, você obtém diversas vantagens com os clientes, como a construção de um bom relacionamento. Há mais benefícios adquiridos após a aplicar corretamente esta estratégia na empresa, como:
- Aumento das vendas: através do bom uso do e-mail, você tem possibilidades de elevar as vendas, uma vez que muitos clientes compram por impulso;
- Otimização de tempo: o e-mail marketing te auxilia a economizar tempo ao entrar em contato com os clientes, diminuindo também os gastos;
- Acompanhamento do e-mail: com o envio de e-mails você tem a possibilidade de verificar a taxa de cliques, rejeição e abertura.
Além disso, com o e-mail marketing você tem a chance de fidelizar o seu cliente de uma maneira simples e eficaz, sem precisar telefonar. Os e-mails, quando bem estruturados, permitem que a pessoa se interesse pelo que é ofertado e compre sem pensar tanto.
Por que fazer o e-mail marketing e qual a sua importância?
Trabalhar com o envio de mensagens frequentes é uma das maiores chances de vender mais, fidelizar clientes e estreitar o relacionamento. É importante às companhias que verdadeiramente desejam crescer no mercado apliquem o uso do e-mail marketing na rotina.
Além disso, este conteúdo gera resultados positivos em pouco tempo quando o cliente aceita receber o seu contato por e-mail. Seja pela assinatura da Newsletter ou o preenchimento de um formulário para fazer o download de um e-book gratuito, o fato é que você melhora a forma com a qual os consumidores enxergam a sua marca.
4 dicas com as melhores práticas para e-mail marketing
Com o Jornal do Marketing você entende a importância de trabalhar com uma das ferramentas que mais geram resultados às empresas, de forma adequada para gerar uma relação harmoniosa com quem compra de você ou quem deve comprar.
Nunca compre listas de e-mail
O maior e principal erro de quem tem pressa é fazer a aquisição de listas prontas, com nomes de empresas que nunca interagiram com o seu material, tampouco conhecem a sua marca. Esta é uma prática ilegal, além de incomodar aqueles que recebem o contato indevido.
Fortaleça o seu site para captar informações básicas dos clientes e, a partir destes dados, criar a sua própria lista. A Newsletter é uma das formas mais eficientes de conquistar o que precisa para iniciar o envio do seu e-mail marketing aos novos leads.
Atenção com os termos usados
Quando você escreve um “no-reply”, impossibilita que a pessoa interaja com a mensagem enviada. Ao invés de usar este termo, convide o leitor a clicar nos botões para ser enviado a uma das páginas do seu site e adquirir determinado produto ou contratar um serviço.
Dê novas opções de contato
No corpo do texto você tem a possibilidade de direcionar os leads a fazerem determinada ação através de convites (CTA). Apresente botões para serem clicados e mandá-los à loja virtual, ao WhatsApp, Instagram ou Facebook.
Crie excelentes e-mails em períodos sazonais
As épocas sazonais são as datas comemorativas como o dia da páscoa, das mães, dos pais, dos namorados, das crianças e Natal. São momentos como estes que você precisa criar ótimas campanhas de e-mail marketing e fazer os compradores clicarem para efetuarem a aquisição de um presente, seja pelo nível da urgência, os benefícios envolvidos ou pela raridade do produto.
Além disso, você pode aproveitar épocas de compras específicas do ano, como o Dia do Consumidor (15 de março) e a Black Friday, para construir o melhor e-mail marketing aos seus clientes.
Use de inspiração empresas como o Nubank, Dropbox, Amazon e Spotify que criam excelentes e-mails aos clientes e àqueles que têm interesse nas marcas, para você melhorar a criação de seus conteúdos.