O que são atualizações do algoritmo do Google?

O que são atualizações do algoritmo do Google?

O algoritmo do Google serve para uma série de conteúdos relevantes e relacionados com os interesses do público. Ele está por trás dos mecanismos de busca, e, por isso, é atualizado com frequência para dar conta das interações entre site e usuários. Mas você conhece alguma dessas atualizações?

Existem mais de 10 e cada uma permite trazer mudanças importantes para os mecanismos de busca conseguirem entregar os melhores resultados de pesquisa até você ou ao seu público-alvo. Se você se interessa em saber como funcionam e por que são importantes para seu site, continue a leitura!

O que é o Algoritmo do Google?

Conjunto de recursos que ordena páginas conforme uma busca é feita na famosa plataforma, o algoritmo do Google funciona como um filtro e distribuidor das informações que um site contém. Além de selecionar isso segundo o que o usuário pesquisa, também se atenta a quais palavras-chave encontra na página, versões mobile, etc.

O que e o Algoritmo do Google O que são atualizações do algoritmo do Google?
Fonte/Reprodução: Original

Para usarmos um termo popular, o algoritmo é uma sequência de ações do robô do Google que está constantemente lendo páginas, verificando conteúdos, mídias e anúncios. Mas o foco está em apresentar resultados orgânicos, sendo os que aparecem nas páginas do Google.

O que são as atualizações do algoritmo do Google?

Se o robô trabalha para melhorar as pesquisas pensando primeiramente no usuário, então ele precisa de atualizações para lidar com a demanda e comportamento das pessoas na internet. Nesse sentido, as atualizações do Google são mudanças:

  • No SEO;
  • Na forma como o robô lê um conteúdo;
  • Classificação de conteúdos;
  • Para corrigir problemas, etc.

Na base de todas as atualizações está a responsabilidade do algoritmo em melhorar a experiência do usuário toda vez que pesquisar um termo, produto e interesses. Elas também são uma ferramenta que você pode seguir e se beneficiar.

Quais foram as principais atualizações do algoritmo do Google?

Saber quais são as atualizações do algoritmo do Google é um passo grande na sua estratégia, principalmente pelo fato de que você estará a par do que esse buscador prioriza para ranquear conteúdos. Você provavelmente já ouviu falar delas pelo nome, pois com tanta importância precisam ser reconhecidas.

Quais foram as principais atualizacoes do algoritmo do Google O que são atualizações do algoritmo do Google?
Fonte/Reprodução: Original

Das mais recentes mudanças, podemos ver que até mesmo os critérios mais antigos sofreram alterações, como o Rank Brain, que opera com algoritmo do Google sobre palavras-chave e outros. Confira 13 atualizações do Google para você aplicar no site:

Florida

Por uma questão de curiosidade, vale começarmos a lista com a primeira atualização do Google de grande importância na história. Florida, de 2003, lançou os critérios de SEO na plataforma como base para rebaixar sites que praticavam o keyword stuffing que é a repetição excessiva de palavras-chave.

Panda

Panda é uma das atualizações do algoritmo do Google de 2011 e operou para que diversos sites com conteúdo irrelevante e sem qualidade fossem listados da rede. Muitos destes incluíam, aliás, mais anúncios do que informações bem apresentadas para o público.

Penguin

Penguin foi ativada pouco tempo depois, em 2012, e ficou conhecida por trabalhar com o algoritmo do Google que equilibrava sites com otimização em excesso. O que foi algo inusitado. Penguin eliminou conteúdos que tinham palavras-chave em repetição, por exemplo, e outras práticas negativas conhecidas no Marketing como Black Hat.

Hummingbird

Na sequência, tivemos Hummingbird (2013) como uma das atualizações do algoritmo do Google mais famosas a estabelecer mudanças mais completas e complexas. Isso porque as pesquisas iam além de identificar as palavras-chave, mas também buscavam compreender o contexto em que elas eram inseridas e uso de sinônimos.

Pigeon

Em 2013, o algoritmo do Google mudou através do Pigeon juntamente com o Google Maps. Foi possível melhorar as pesquisas dos usuários de acordo com a localização em que estavam, o que trouxe diversos benefícios para o comércio local da época e hoje os e-commerces com loja física podem se destacar.

Https/SSL Update

O HTTPS chegou em 2014 promovendo uma camada a mais de segurança aos sites do mundo todo. Essa atualização passou a usar o algoritmo do Google para priorizar as páginas mais seguras e ranqueá-las entre os resultados de pesquisa mais confiáveis para o público. Ademais, trouxe o selo SSL como garantia de que as informações ali são criptografadas.

Mobilegeddon

Mobilegeddon, veio logo em seguida, no ano de 2015, para mostrar como o algoritmo do Google poderia ler também os sites com boa navegação através dos celulares. Se você procura atualizações para se inspirar, o Mobile Friendly Update significa muito para sites amigáveis que vendem online.

Rankbrain

Rankbrain, de 2015, é uma das atualizações do Google mais citadas no Marketing Digital. Ela simplesmente lançou o mecanismo de busca do Google vinculado à Inteligência Artificial (IA), que hoje já representa um dos mais importantes recursos para ranquear um site e otimizar a experiência do usuário.

Fred

Fred é o nome do update para algoritmo lançado em 2017 para voltar a revisar sites e conteúdos de baixa qualidade. Assim, a plataforma vem se desenvolvendo com atualizações para melhorar a visibilidade de sites com bom SEO.

Medical Update

Em 2018, o buscador lançou o Medical Update como importante alerta aos sites que costumavam falar de temas sensíveis sem capacidade devida e que deviam ter a participação de um especialista para falar ao público. Foi a famosa atualização do Google conhecida como YMYL (Your Money Your Life), sobre sites de saúde e vida financeira.

Mobile First Index

O Mobile First Index é um recurso atual que usamos na otimização de sites que tem tudo para navegar bem no mobile. Mas sua primeira atualização veio após 2016 e desde então vem servindo como referência para o algoritmo do Google avaliar sites que possuem versão mobile.

EAT

Entre as atualizações mais recentes, tivemos em 2019 o lançamento da EAT, sigla para Expertise, Autoridade e Credibilidade. Desta vez, ficou claro para os produtores de conteúdo online que eles deveriam abordar assuntos com capacidade e ter uma formação na área. 

Para isso, o algoritmo iria ranquear sites com especialistas, com autoridade no nicho e a confiança de fazer troca de dados – como adicionar dados de cartão de crédito num e-commerce.

Bert

Para fechar a lista de atualizações do algoritmo do Google, devemos lembrar de Bert (2019) que deu um importante destaque para as pesquisas feitas no idioma inglês. Mas o ponto principal do Bert foi entender o que os usuários (humanos) realmente queriam dizer ao digitar uma pesquisa.

Qual a importância do algoritmo do Google para o seu site?

Entender como o algoritmo do Google se comportou até então é importante para que você não corra o risco de ser eliminado ou ter seu site rebaixado. Vale ressaltar que quando falamos de atualizações do Google e seus respectivos anos, se trata do ano de lançamento, ou seja, até hoje sofrem alterações e melhoram aspectos das pesquisas atuais.

Aprenda mais sobre como o algoritmo do Google funciona se você aplicar as técnicas de SEO e otimização de navegação no seu site. Aqui no Jornal do Marketing você encontra muitos outros artigos para te ajudar.