O que é SEO mobile?
O que é SEO mobile?

O que é SEO mobile?

SEO mobile é o SEO para dispositivos móveis, o qual reúne todas as boas práticas e estratégias de Marketing Digital para você e sua equipe aplicarem no e-commerce. Bem como uma loja virtual ou marketplace, seja um site ou aplicativo acessados de um celular ou outros dispositivos.

Desde 2019 o Google prioriza sites com interface boa, ou seja, com o SEO mobile. Pois, é cada vez mais comum as pessoas fazerem compras online usando um smartphone do que um desktop. E para te ajudar, o Jornal do Marketing mostra rapidamente o que você pode melhorar no seu e-commerce e como estruturar o SEO Mobile.

Definição de SEO Mobile

A melhor definição de SEO Mobile é um conjunto de ações técnicas num site que otimizam a navegação quando se usa um dispositivo móvel com internet, afinal, você pode entender como uma estratégia para deixar o site e seus conteúdos fáceis de acessar. Configurar o site com SEO mobile contribui para:

  • A velocidade para carregar os conteúdos, imagens e outros elementos;
  • Experiência do usuário (UX design);
  • Adaptar o site ao tamanho da tela e ao comportamento do usuário, etc.

Nese sentido, o SEO mobile contém várias práticas de otimização para o site funcionar bem para aqueles usuários que preferem usar o celular ou tablet. Portanto, esta é uma estratégia focada nesse público e você pode criar uma versão mobile do seu site.

Qual a importância do SEO Mobile?

O Google agora prioriza o SEO Mobile. Isso significa que o seu site precisa ter mudanças que passam pelo sistema atualizado do Google e seus mecanismos de busca. Abaixo explicamos os dois novos recursos para você se atentar:

Mobile First Index

O primeiro recurso do Google para melhorar os mecanismos de busca de um site com SEO mobile é o Mobile First Index. Como o nome sugere, é uma ferramenta usada pelo robô do Google para indexar, primeiro, os sites para dispositivos móveis. Ou seja, ele prioriza esses sites na lista de pesquisas feitas por qualquer pessoa e de qualquer dispositivo, até mesmo de um computador.

Mobile friendly

Por outro lado, você tem o Mobile Friendly como outra ferramenta do Google para identificar sites com SEO mobile para quem usa somente o celular ou tablet. Em resumo, o mobile friendly prioriza, pela lógica, os sites que possuem uma versão mobile exclusiva.

Diferenças entre SEO Mobile e SEO Tradicional

O assunto sobre SEO mobile pode te fazer lembrar do SEO tradicional, pois ambos possuem as mesmas práticas de otimização, como palavras-chave. Contudo, a diferença entre SEO mobile e o SEO tradicional, é que os usuários são diferentes. Você descobre que uma parte do público do seu site é de usuários de dispositivos móveis.

Diferenças entre SEO Mobile e SEO Tradicional
Fonte/Reprodução: original.

Saber disso te ajuda a otimizar ainda mais o site com técnicas específicas, pois a velocidade de carregamento de um site aberto nos dispositivos móveis deve ser maior. Então é importante lembrar dessas diferenças e priorizar o SEO mobile.

Dicas para estruturar um bom SEO Mobile

Se você tem um site ou blog tradicional, saiba que existem passos simples que você pode desenvolver juntamente com um profissional de UX e conhecimentos em SEO mobile. Logo, aqui listamos 4 dicas de SEO mobile para você começar a estruturar seu site para dispositivos móveis:

  1. Veja o que o seu site precisa

O primeiro passo para fazer o SEO mobile é analisar seu site, conteúdos, arquivos, imagens, bem como a própria plataforma de e-commerce ou blog. Você pode fazer isso tanto manualmente quanto usando a ferramenta gratuita do Google, o Mobile Friendly.

  1. Veja a velocidade e a otimize

A velocidade é o principal fator para o site com SEO mobile para carregar rapidamente num dispositivo móvel. Para essa dica, você pode utilizar outra ferramenta do Google chamada Google Page Speed Insights. Ele analisa se as informações principais do site carregam mais rápido.

  1. Implemente o UX (experiência do usuário)

Implementar o UX significa tratar da velocidade e de outros elementos que irão responder bem toda vez que o usuário acessar. Então você pode pensar em equilibrar tudo que pode sobrecarregar o site. Coloque menus minimalistas, imagens otimizadas, cores e desenhos simples e títulos com fontes e tamanhos agradáveis.

  1. Aposte na pesquisa por voz

O Voice Commerce, ou pesquisa por voz, é uma tendência do e-commerce e para sites com SEO mobile. Com esse recurso no seu site, os usuários poderão encontrar um conteúdo de blog, ou produto fazendo uma pesquisa por voz no celular. 

Finalmente, você tem 4 dicas básicas e valiosas para começar a estruturar o seu site com SEO mobile ou fazer as mudanças necessárias. Além de utilizar as ferramentas gratuitas do Google, leia mais conteúdos sobre termos técnicos de SEO aqui no Jornal do Marketing!