O que é SEO – Search Engine Optimization?

Sumário

Posts relacionados

O que é SEO - Search Engine Optimization

O que é SEO – Search Engine Optimization?

Descubra todos os benefícios em utilizar o Search Engine Optimization para alcançar o público desejado na internet.

Através do Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO, é possível ter mais visibilidade e se destacar entre os seus concorrentes sem que haja investimento financeiro para alcançar esse resultado. 

Para esclarecer suas dúvidas sobre SEO, o Jornal do Marketing trouxe as principais informações sobre o tema. Quer saber como melhorar seu desempenho, as mais efetivas estratégias e muito mais? Acompanhe esse texto.

O que é o Search Engine Optimization?

O conjunto de técnicas para que os recursos digitais, tais como sites, blogs e lojas virtuais, apareçam melhor posicionados para buscas que os usuários façam através dos mecanismos de pesquisa é chamada de Search Engine Optimization (SEO), que traduzido ao português significa Otimização de Mecanismos de Busca.

O que é o Search Engine Optimization
Fonte/Reprodução: original

Boas práticas de SEO refletem diretamente para que o conteúdo existente no site torne-se relevante para poder se posicionar nas primeiras páginas quando certo tema é pesquisado. Quanto maior qualidade e originalidade do seu conteúdo, maior o retorno para impulsionar seu ranqueamento de forma orgânica.

Qual o objetivo do Search Engine Optimization?

O Search Engine Optimization tem como objetivo principal melhorar o posicionamento no ranking para gerar mais acessos no site ou loja virtual nos principais sites de pesquisa, como o Google, Bing e até mesmo o YouTube, e fazer com que o usuário veja este resultado, clique no link e encontre a informação que deseja.

Utilizar as estratégias de SEO mencionadas a seguir, influencia diretamente para que seu site possa se destacar nesses mecanismos de busca e atingir o público-alvo desejado decorrente do aumento do tráfego de forma orgânica. 

Quais estratégias usar no Search Engine Optimization?

Entregar uma boa experiência e focar na necessidade do usuário são estratégias do Search Engine Optimization que naturalmente contribuem para a melhor performance e ranqueamento do seu site. As principais estratégias de SEO para otimizar o site são:

  • SEO técnico;
  • SEO on page; 
  • SEO off page; 
  • SEO local.

Dessa forma, as estratégias de Search Engine Optimization citadas colaboram diretamente para alavancar o alcance do seu site. Veja a seguir o que cada estratégia citada representa e como elas podem ser utilizadas para melhorar sua visibilidade para que você se torne protagonista entre os concorrentes nos principais mecanismos de busca.

1- SEO técnico 

Essa estratégia refere-se a performance do seu site para o usuário, ou seja, todos os fatores técnicos que contribuem para uma melhor experiência do visitante. Um site com um sistema com uma otimização na velocidade, consequentemente, terá um tráfego qualificado.

2- SEO on page

Diz respeito ao conteúdo exibido para o usuário, dessa forma, os títulos das páginas e palavras-chave utilizadas que contribuem com a intenção de busca são aspectos que devem ser criteriosamente observados. É importante estabelecer uma palavra-chave para garantir que a mensagem que o conteúdo oferece seja transmitida.

3- SEO off page

Relaciona-se com tudo o que está fora do site. Uma boa forma de utilizar essa estratégia é fazer com que o seu conteúdo seja pertinente e de qualidade ao assunto abordado de forma que o link dele seja referenciado em outros sites.

4- SEO LOCAL

Essa é uma estratégia de Search Engine Optimization para quem tem um estabelecimento fixo ou oferece serviços locais, utilizando recursos de localização concentrados para que o usuário de determinada região possa encontrar o seu serviço.

Dessa forma, essa série de estratégias e práticas de Marketing Digital têm como objetivo aumentar o desempenho e tráfego do site por meio dos resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa. Com isso, continue explorando o Jornal do Marketing para aplicar as dicas e ter um melhor retorno para sua empresa.

Quais as vantagens?

Atender aos fatores que as maiores plataformas de busca indicam como uma boa experiência para o usuário utilizando o Search Engine Optimization como o carregamento rápido do site, interatividade, estabilidade visual, navegação segura e otimização para aparelhos móveis aumenta significativamente a projeção e performance do site.

Quais as vantagens
Fonte/Reprodução: original

O SEO utilizado de maneira correta influencia diretamente no aumento do tráfego orgânico, usuários mais qualificados, melhores taxas de conversão, resultados duráveis caso haja constância com o conteúdo, e proporcionar uma excelente experiência para o usuário.

Além dessas vantagens, o Jornal do Marketing oferece diversos conteúdos que podem otimizar os ganhos e melhor desempenho da sua empresa. Continue navegando para descobrir.

Como Funciona o Search Engine Optimization?

O Search Engine Optimization nada mais é que uma ferramenta gratuita que os principais mecanismos de busca fornecem. Estes principais sites de pesquisa não revelam uma fórmula correta para o melhor ranqueamento, entretanto, através dos estudos que foram indicados anteriormente é possível se destacar e mudar o posicionamento do seu conteúdo nessas plataformas.

Os principais sites de busca possuem um serviço interno de avaliação da relevância e autenticidade de todo conteúdo postado em seu armazenamento, dessa forma, eles conseguem categorizar em qual posição seu conteúdo aparecerá durante as pesquisas. 

O SEO funciona de acordo com as boas práticas, portanto, quanto mais enriquecido for o seu serviço, maior o retorno orgânico. É importante que o conteúdo pensado responda sempre às intenções de busca do usuário.