Ter dicas de SEO (Search Engine Optimization) é essencial para qualquer empresário ou gestor de negócios que deseja obter resultados a longo prazo. Porém, é fundamental entender como funciona e como aplicar a estratégia.
No geral, o SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para classificar websites nas primeiras páginas do Google ou Bing, por exemplo. De fato, as páginas que conseguem aparecer na primeira página do Google obtêm mais tráfego.
Para te ajudar a entender como funciona, o Jornal do Marketing vai mostrar qual a importância desse conjunto de técnicas, seus principais benefícios, tendências futuras e muito mais. Confira!
Qual a importância do SEO para o e-Commerce?
Uma das estratégias de marketing mais utilizadas para alcançar objetivos, o SEO pode aprimorar o reconhecimento de uma marca, aumento de tráfego orgânico de sites e atrair e converter consumidores em clientes.
Atualmente, o Google é uma rica fonte de tráfego para sites e blogs e o SEO é o principal responsável por isso. Ao utilizar palavras-chave populares e lucrativas, isso se torna cada vez mais possível.
Empresas de variados portes investem no Search Engine Optimization para alcançar seu público-alvo de modo mais eficaz. As mídias sociais podem trazer bons resultados, no entanto, o SEO pode alavancar o site resultando em visibilidade por muito tempo.
Rand Fishkin, um dos maiores profissionais especializados em SEO atualmente, diz o seguinte: “Em 2004, o bom SEO tornou você notável na web. Em 2014, o bom SEO é o resultado de ser notável na web”.
5 dicas de SEO para o seu E-Commerce
Para que o ranqueamento nos mecanismos de busca seja possível, é necessário entender como aplicar o SEO corretamente. Confira abaixo algumas das melhores técnicas que pode utilizar para aumentar a visibilidade do seu site:
1- Crie artigos considerando palavras-chave
Existem palavras-chave mais relevantes que outras e para que as pessoas possam encontrar um artigo em específico no Google, por exemplo, normalmente elas utilizam palavras específicas. O Google Trends é uma ferramenta eficiente disponibilizada pelo Google que pode mostrar quais as palavras-chave mais utilizadas e lucrativas.
2- Utilize URLs curtas
As URLs curtas são ideais para artigos de blog. A maneira que um site estrutura uma URL pode ser o principal motivo para o seu bom posicionamento. Um dos motivos é que muitos mecanismos de busca não conseguem processar URLs muito longas e por isso esses tipos de artigos podem ficar muito abaixo nas páginas.
3- Faça metas-descriptions
A meta descrição é fundamental para o ranqueamento das páginas, por isso, escrever uma que informe sobre a postagem utilizando a palavra-chave principal é um dos segredos para obter mais tráfego.
4- Escreva conteúdo de utilidade duradoura
O conteúdo de utilidade duradoura é aquele que não importa quanto tempo passe, ele ainda é útil para as pessoas. Com isso seu site ou blog pode continuar crescendo com o passar dos anos.
5- Publique conteúdo relevante e original
Criar conteúdo relevante, ou seja, que ensine algo para as pessoas e que as ajude de algum modo, é imprescindível. O conteúdo original também é um dos principais motivadores para o ranqueamento do blog ou site.
Por exemplo, um blogueiro resolveu abordar um assunto não muito falado na internet. Criando um artigo bem estruturado utilizando estratégias de SEO corretamente, o blog sem dúvida obterá tráfego e o Google o considerará como autoridade no assunto.
Quais são os benefícios de um SEO bem estruturado para o e-Commerce
Os benefícios de um SEO bem estruturado para e-commerce pode trazer bons resultados que incluem diversos como o aumento de tráfego, vendas, geração de leads e outros que incluem:
- Fortalecimento de marca;
- Atrair clientes;
- Melhora o posicionamento;
- Ganho de autoridade.
Esses são apenas alguns dos vários benefícios do uso correto da técnica de SEO para e-commerce e outros negócios. Até mesmo um negócio físico pode obter bons resultados com a técnica.
Imagine que o proprietário de uma loja de produtos de beleza acabou de criar um blog para divulgar seus produtos. Nesse caso, ele pode criar seus textos aplicando a estratégia para otimizar o artigo.
Tendências futuras para o SEO no E-commerce
O SEO no e-commerce tende a evoluir cada vez mais e daqui para frente ele será ainda mais integrado, acessível e tecnológico. Embora exista uma grande concorrência no universo do e-commerce, fica cada vez mais fácil se destacar com o uso da estratégia de marketing.
Agora que entendeu como utilizar a estratégia de modo eficaz, é o momento de começar a aplicar em seus artigos considerando até mesmo atualizar os antigos para aumentar a visibilidade do seu e-commerce.