Landing Pages de Sucesso: Estratégias, Design e Otimização para Maximizar Conversões
Landing Pages de Sucesso: Estratégias, Design e Otimização para Maximizar Conversões

Landing Pages de Sucesso: Estratégias, Design e Otimização para Maximizar Conversões

Ter landing pages de sucesso é o sonho de qualquer empresa que atua na internet, com elas é possível conseguir bons leads e realizar vendas com mais qualidade e volume. Uma landing page é uma página chamada “página de captura”, pois serve para capturar novos clientes para sua loja, e-commerce, redes sociais e consumidores do seu produto e serviço em geral. Seja de forma direta, ou recolhendo leads, a página de captura pode mudar para sempre o seu negócio na internet! 

A importância das landing pages no marketing digital

Investir em landing pages de sucesso é uma das funções mais essenciais para o marketing digital. Os clientes estão espalhados em toda internet e cada um desses usuários pode significar uma oportunidade de venda. E para atraí-los é preciso uma boa estratégia, que seja chamativa e possa converter tráfego em vendas, sendo essa a função dessas páginas.

A importância das landing pages no marketing digital
Fonte/Reprodução: original.

As landing pages não só recolhem os dados de contato para que a equipe de vendas possa realizar a abordagem e negociação, mas também evidencia os produtos e serviços de sua empresa para os visitantes da página de forma direta, convertendo automaticamente esses acessos em uma compra.

Fundamentos das Landing Pages

Para que uma landing page seja considerada de sucesso, é necessário que apresente pontos fundamentais em sua estrutura como, por exemplo: 

  • Contexto: Uma boa landing page deve estar muito bem contextualizada ao seu público. Não pode ser apelativa, exagerada e nem chamar a atenção por meios que não tem a ver com aquilo que o consumidor precisa e deseja. Caso uma landing page falhe no seu contexto, dificilmente conseguirá atingir o seu objetivo, que é conquistar um novo cliente; 
  • Direto ao assunto: Um bom conteúdo combinado com uma landing page é ótimo, porém tome cuidado para não exagerar nos elementos externos que não vão direto ao assunto. Isso pode acabar “distraindo” seu cliente com muita informação. Neste caso menos é mais e a simplicidade é um ponto fundamental de uma comunicação de sucesso;
  • Agilidade: landing pages devem ser rápidas e ágeis. Invista em ótimos desenvolvedores web para criar páginas que carregam com velocidade e que não sejam pesadas. Uma má experiência com um site afasta clientes e diminui suas chances de venda e conversão;
  • Apresentar seu produto: É impossível existir landing pages sem um produto para apresentar. E uma boa landing page deve evidenciar as qualidades do produto ou serviço que sua empresa deseja vender; 
  • CTA: Call to Action é o coração da landing page, o chamado a uma ação que a página solicita ao seu cliente. Esse chamado pode significar diversas coisas como comprar o produto, seguir nas redes sociais, baixar um conteúdo, fornecer seus dados, ler um artigo, entre outros.

São esses os principais elementos que quando bem feitos fazem landing pages de sucesso, ou seja, as que convertem clientes com maior volume e qualidade! 

Definição e propósito das landing pages

Landing pages são, como já dito, páginas de capturas. Seu principal propósito é atrair público e transformá-los em clientes, seja oferecendo um produto de maneira direta com o link para a compra ou recolhendo os dados desse público para serem trabalhados pela equipe de vendas, transformando-os em leads.

Há ainda outras funções para as landing pages, por exemplo, arrecadar fundos para uma campanha, seguidores para uma rede social ou qualquer tipo de chamada para realizar uma ação, como visitar um blog. Mas essas funções são alternativas e secundárias, já que na maior parte das vezes o propósito é comercial. 

Tipos de landing pages e seus objetivos

E não pense você que existe apenas um tipo de landing page no mercado. Elas podem existir de diversas formas e no geral variam de acordo com o que está sendo oferecido aos seus consumidores. Algumas oferecem um serviço pronto, outras um produto. Há landing pages de eventos e que chamam a atenção dos clientes para uma data específica. Confira a seguir os principais tipos! 

Landing Pages de leads

Páginas utilizadas para conseguir informações para contato dos seus clientes. Geralmente oferecem um tipo de conteúdo como ebooks, newsletters, artigos ou qualquer outro infoproduto e em troca solicita e-mail, nome, telefone e outras informações de contato. Esses contatos são posteriormente utilizados pela equipe de vendas para prospecção, qualificação e abordagem.

Squeeze Pages

Este é o tipo de landing page mais frequente, onde um produto, serviço ou uma ação é oferecida de modo específico.

O benefício desse tipo de landing page é que a mensagem é muito mais objetiva, o produto que deve ser vendido fica em evidência e o cliente sai informado sobre ele. Esta página de captura também pode ser usada para promoções e descontos pontuais e ainda mais específicos.

Landing Pages de venda

As landing pages de vendas são criadas especificamente para vender alguma coisa. Essa prática representa a maioria dos casos, mas não todos, já que indicamos que landing pages podem ter outros objetivos, como conseguir seguidores em redes sociais.

Uma landing page de venda é sempre objetiva, ela deve ser curta e levar o cliente diretamente para a página da compra, de preferência no checkout. Quando este tipo de página apresenta um conteúdo ele deve ter ligação direta com o serviço ou produto a ser vendido.

Landing Pages de eventos

Como o nome deixa claro, a landing page de eventos está apresentando um determinado evento, audiência, assembleia, feira, workshop ou atividade em conjunto para um grupo de pessoas com interesses em comum. São criadas geralmente em tom de convite, seja este evento pago ou não. 

O principal objetivo é declarar as vantagens do evento, como ele será importante e porque é tão imperdível. Para eventos corporativos são ótimas, em especial quando evidenciam vantagens como a criação de um network. 

Elementos essenciais de uma landing page eficaz

Vimos uma série de fatores que dão consistência às landing pages, o que são e quais seus tipos. Agora iremos entender melhor o que deve ter em uma para que seja uma ferramenta eficaz e atinja seus objetivos. 

Oferta

‌O primeiro item das landing pages de sucesso é a oferta. Toda landing page está comunicando algo que deve ser vantajoso, imperdível e tentador ao seu público alvo. Em outras palavras, essas páginas servem como uma oferta, seja de um conteúdo especial, item, produto, serviço, evento ou apenas entretenimento. 

Pense que o público não irá se interessar por qualquer coisa. Ele precisa ter seus gatilhos emocionais e de recompensa acionados e a única forma de fazer isso é com uma boa isca.

Um bom título

Toda landing page necessita de um bom título, até mesmo para ser combinada com outras práticas do marketing digital como o SEO. Mas atenção: um bom título nunca e em hipótese alguma é um título mentiroso ou falso. 

Ele deve ser honesto, pode se aproveitar do que é chamado de clickbait, que é uma forma de chamar a atenção e cliques, mas deve corresponder ao conteúdo e ao assunto prometido. Você precisa chamar a atenção dos consumidores evidenciando as qualidades da oferta.

Descrição

Abaixo do título deve estar a descrição da oferta. A melhor oferta precisa ser muito bem apresentada ao seu cliente, caso contrário ela não será convertida em vendas. O consumidor terá pouco motivo para comprar se o produto não for acompanhado de uma boa descrição. Mas uma boa descrição não é uma descrição detalhada e que toma tempo do seu público.

Call To Action

A Call To Action, ou CTA, é o principal ponto de uma landing page. É quando a página pede algo do cliente, ela o chama para realizar um ato, seja a compra do produto, o cadastro de suas informações, ou até o download gratuito de um programa e infoprodutos. É comum que a CTA venha acompanhada de uma frase imperativa como: 

  • Descubra agora;
  • Baixe agora;
  • Clique aqui e receba/compre;
  • Compre nosso produto;
  • Encontre aqui o conteúdo completo;
  • Nos siga nas redes sociais; 
  • Botões do tipo “Quero Comprar”, “Quero Meu Exemplar”, “Quero Aproveitar” que redireciona ao link do produto.

Todas essas frases são exemplos de CTAs de qualidade, simples, diretas e que empolgam seu público. 

Conteúdo Visual

Landing pages de sucesso devem ter um conteúdo visual chamativo que crie um interesse e passe uma mensagem. Conteúdos visuais são uma forma rápida de passar uma informação e mesmo os clientes mais desatentos prestam atenção em um bom design, colorido e com letras chamativas.

O conteúdo visual pode se constituir de imagens, vídeos, banners diferentes, um logo chamativo, cores vibrantes, quadros, entre outros elementos.  

Estratégias e Planejamento

Criar landing pages a esmo não é uma boa ideia, é apenas gasto de energia, tempo e criatividade. Para a criação de uma boa landing page é preciso planejar e criar estratégias inteligentes, assim seu esforço será recompensado em novas vendas ou pelo menos novos leads. Confira como criar ótimas estratégias para landing pages de sucesso que farão a diferença para seu negócio.  

Definindo o objetivo e público-alvo da landing page

O primeiro passo é descobrir e entender qual é o seu público-alvo, ou pelo menos o público-alvo daquela landing page.

Todo serviço, produto ou conteúdo tem um consumidor ideal, aqueles que precisam ou se interessam por ele. Esses devem ser priorizados para receber o impacto de uma landing page, pois são mais acessíveis a ela e geram melhores conversões de venda. 

Definindo o objetivo e público-alvo da landing page
Fonte/Reprodução: original.

Há certos casos onde o público alvo da landing page é ainda mais específico. Uma landing page pode ser utilizada para captar um consumidor que está à margem do consumidor ideal ou até pessoas que não conhecem o seu produto. Independente do caso, é necessário que esse público seja especificado e toda a página criada para atendê-lo. 

Identificando a proposta de valor e call-to-action (CTA)

A proposta de valor é a base não só da sua CTA, mas do seu produto de forma geral. Seja para vendê-lo no seu e-commerce, por meio do marketing ou mesmo presencialmente, é preciso que a proposta de valor seja identificada. 

Chamamos de proposta de valor a exposição das características do seu produto como benefícios, vantagens e diferenciais que cativam o cliente. Sempre que um vendedor vende e argumenta a favor da negociação, ele está expondo a proposta de valor do seu produto ou serviço. E para realizar uma boa CTA é preciso que essa proposta seja identificada e então reforçada pela landing page. Confira como identificá-la!

Do que se trata o produto? 

Essa é uma pergunta que deve ser respondida pelo CTA, ou mesmo na landing page na área da descrição. O cliente deve entender o que está comprando ou pelo menos o que está sendo oferecido, suas características e o resumo do seu funcionamento e benefícios. 

Por que ele é diferente? 

Aqui a empresa deve explicar o que diferencia o seu produto e serviço de outros disponíveis no mercado. Por que o cliente deve comprar de você e não dos seus concorrentes? Essa é uma resposta que deve ser dada de modo direto e sucinto. 

Objetividade

Toda CTA deve ser o mais objetiva possível, sem rodeios e sem margem para assuntos paralelos. Embora a empresa possa e deva argumentar em favor do seu produto, esses argumentos devem estar integrados principalmente nos dois passos anteriores, na forma de descrição e ênfase no diferencial do seu produto. 

Planejando a estrutura e o fluxo da página

Para que sua landing page seja efetiva, estruture as informações do modo mais orgânico possível. Imagine um fluxo de informações que tenha uma estrutura que carregue o cliente até seu CTA, isso permite ao público uma leitura mais agradável, confortável e que seja natural, o que aumenta suas chances de conversão de venda. 

Design e Layout

Não descuide do design e layout de sua landing page. Ele precisa ser adequado para o tipo de página, produto e público alvo que você quer atingir. O peso do design é inegável e ele pode definir o sucesso de sua ação. 

Princípios de design para landing pages

Existem uma série de princípios que os designs de landing pages de sucesso devem seguir para que a mensagem atinja o público-alvo e gere melhores leads e vendas. Uma landing page não deve ser apenas bem planejada, ela deve ser também bem executada, e é aí que entra o design. Confira quais são os princípios essenciais! 

Experiência de Usuário UX

A Experiência de Usuário (UX) é um dos princípios mais importantes do design de uma landing page. A UX é quem dita a forma como o público irá interagir com a página, o modo como ela corresponde às suas expectativas e é capaz de satisfazer aquilo que ele procura e precisa. 

Um bom UX para landing pages é capaz de melhorar a velocidade do site e oferecer uma melhor visualização para as informações que são importantes e relevantes através de testes que comprovem essas funcionalidades antes de tornar a página disponível publicamente. 

Simplicidade

Já mencionamos que para a maior parte das landing pages o menos é mais. Apostar em um design simples e que vá direto ao ponto é uma das decisões mais acertadas para uma boa comunicação. 

Aposte em designs objetivos, que favoreçam o CTA e o entendimento do cliente para que a mensagem venha de maneira clara, envolva o público e o guie para realizar o que a página está solicitando. 

Chamativo

Por fim, um design de uma boa landing page deve ser chamativo para aumentar o número de pessoas que aderem ao CTA. Use um bom título, elementos visuais, bons argumentos e até mesmo cores vibrantes. O grande trabalho do design neste ponto é ser chamativo sem ser apelativo e isso somente os melhores profissionais podem conseguir.  

Escolha de cores, fontes e imagens

As cores são essenciais para uma boa landing page e podem aumentar as chances de venda na internet. Segundo pesquisa, 26% dos anúncios coloridos são mais reconhecidos pelo público e as melhores cores podem mudar de acordo com o produto ou público alvo que você quer atingir. Uma ótima estratégia é usar as cores da sua marca, empresa, logo e da identidade visual do seu negócio. 

As fontes e imagens utilizadas também devem ser bem pensadas. Chamar a atenção é essencial, como acabamos de comentar, porém, é preciso que nada seja exagerado demais. Uma página de captura deve ter em primeiro lugar harmonia.

Exemplos de design de landing pages bem-sucedidas

Para que você entenda melhor como são landing pages de sucesso, confira 5 grandes exemplos abaixo de empresas, marcas, produtos e serviços que criaram ótimas opções de páginas de captura. 

Netflix

A gigante dos streamings, Netflix, tem uma excelente landing page que funciona ainda hoje. Como podemos ver, ela é extremamente direta.

Em meio a um design muito simples, o e-mail é solicitado na CTA que é clara e objetiva. O título já expõe o que o usuário encontra no site e também já funciona como uma breve descrição. 

Airbnb

A landing page utilizada pelo Airbnb, plataforma de aluguel de quartos e apartamentos, é uma das mais inteligentes, criativas e eficazes que já vimos. 

A página oferece campos que simulam o lucro de um anfitrião, o que já argumenta em favor do usuário se tornar um locatário de imóveis para a plataforma. 

Uber

A Uber, líder de carros por aplicativo, oferece uma aula de como realizar uma ótima landing page. 

Nela há tudo o que uma landing page precisa: elementos visuais condizentes com a marca, descrições dos benefícios e, claro, um ótimo CTA. 

Intercom

O Intercom tem uma landing page curiosa, onde o CTA é acompanhado de uma amostra grátis do serviço que vendem. 

A empresa vende um aplicativo de mensagem para outras empresas se comunicarem com seus clientes. E a landing page é acompanhada com um chat que demonstra a funcionalidade do serviço. 

Nubank

O Nubank é um banco digital muito famoso pelo seu trabalho de fidelização e relacionamento com seus clientes. Sua landing page expressa essa qualidade da marca. 

A CTA recebe relevância na página, as cores usadas combinam com as do banco roxinho, e o design é limpo e agradável. 

Redação e Copywriting

O texto de sua landing page é muito importante para sua página. Embora ela possa usar áudio e vídeo, por motivos de design e pela praticidade da mensagem, o texto é muito melhor. 

‌Tanto na descrição quanto no título e na CTA, o texto deve ser de qualidade, com ortografia correta, sem erros de português ou de gramática, e muito fluído, simples e direto, mas envolvente. Veja outras dicas abaixo! 

Como criar títulos e subtítulos persuasivos

A primeira parte de um texto que será lida é o título e subtítulo, e como início da leitura eles têm grande responsabilidade para que toda a landing page funcione. Faça um título de qualidade, que chame a atenção e combine com toda a CTA. Entre outras dicas e práticas que você pode adotar para que sejam persuasivos estão: 

  • Seja chamativo, interessante e curioso; 
  • De alguma forma, tente resumir toda a CTA no título e subtítulo; 
  • Seja marcante, use palavras fortes e que chamem a atenção;
  • Entenda o que o seu público busca e gosta, e use o título para chamar sua atenção. 

Essas são ótimas dicas para você criar títulos de landing pages que funcionam e consiga conquistar seu público.  

3 dicas para escrever um texto claro e envolvente

O texto da descrição e da própria CTA deve receber ainda mais atenção do que o título e subtítulo. E para que você consiga criar ótimos textos, fique com 3 dicas essenciais para conquistar seu público. 

Conheça bem o assunto

Antes de escrever seu texto sobre o tema da landing page e a CTA, entenda perfeitamente qual será o produto e serviço vendido, o objetivo da página e da CTA usada. Domine esses pontos para que os melhores argumentos sejam evidenciados na escrita de forma breve e completa. 

Use linguagem simples

Fale de maneira direta e simples. Mesmo que o produto seja rebuscado ou possa ser condizente com uma linguagem estilizada, dê preferência a um texto simples e direto para atingir um público mais abrangente. 

Se necessário, contrate um profissional

Caso seja necessário, não hesite em contratar um profissional que seja redator, copywriter ou profissional de marketing que entenda de maneira mais completa sobre como fazer bons textos e CTAs. 

Uso de depoimentos e provas sociais

‌O marketing consegue maior autoridade quando usa depoimentos, comprovações ou mesmo pesquisas para evidenciar a qualidade do seu produto, serviço e da sua própria CTA. 

Esses depoimentos em texto podem, por exemplo, estar no centro da CTA, no topo da página ou até mesmo em seu rodapé como slides onde antigos clientes elogiam seu produto e comprovam a qualidade. 

Otimização e Conversão

‌Entenda que um texto deve servir como guia e orientar o público até a CTA. Este é o seu objetivo. Portanto, um bom texto para uma landing page deve ter essa qualidade, apontar a CTA e explicar porque o cliente deve consumir o produto, colocar seus dados ou mesmo comprar o serviço. Isso irá aumentar a conversão de maneira muito mais eficiente. 

Testes A/B e ajustes para melhorar a performance

Landing pages de sucesso podem demorar um tempo para serem criadas e até atingir sua forma madura você pode criar diversos protótipos. Um ótimo teste para chegar até a página de captura perfeita é o teste A/B. 

Os testes A/B sempre testam um elemento da landing page de cada vez, o que permite resultados muito mais específicos. Para realizar o teste você deve criar sua landing page, e então ir variando seus diversos elementos um de cada vez. Conforme as variações ocorrem, você analisa os resultados e verifica o que foi efetivo e o que não foi. Entre esses elementos estão: 

  • Texto do CTA;
  • Cor do CTA;
  • Vídeos e imagens;
  • Design;
  • Cores da Landing Page;
  • Título;
  • Subtítulo;
  • Descrição;
  • E diversos outros elementos. 

Mas lembre-se: cada um desses elementos deve ser testado separadamente para que o teste seja aplicado de maneira correta. 

Análise de métricas e ajustes de design e conteúdo

O teste A/B não é o único teste que gera resultados. Existem outras métricas que devem ser observadas e estudadas para entender o sucesso da sua landing page. As principais são: 

  • Taxa de conversão: O quanto seus clientes aderem ao CTA;
  • Taxa de rejeição: Quantos entraram no site e não aderiram ao CTA;
  • Tráfego: Quantas pessoas entraram na landing page;
  • Tempo médio: Quanto tempo as pessoas costumam ficar na landing page. 

Analise essas métricas em sua landing page para ficar de olho em como ela está se saindo. Conforme os resultados são colhidos e analisados, é possível realizar alterações no design e conteúdo para melhorar seu desempenho. 

5 estratégias para aumentar a taxa de conversão

Para alavancar a conversão de sua página e ela se tornar uma das landing pages de sucesso, fique com 5 estratégias imperdíveis! Com certeza suas páginas de captura serão muito mais eficientes depois de adotá-las. 

Otimize o Layout

Layout é tudo para uma landing page. A disposição de todos os seus elementos como título, descrição, CTA, imagens entre outros deve estar muito bem feita. Assim o seu público conseguirá navegar de modo mais fácil, identificar o que deve ser feito e, portanto, aderir à CTA. Um layout ruim pode deixar o cliente confuso e sua página perde conversões porque o usuário não soube o que fazer nela. 

Um bom conteúdo

Para que uma landing page tenha sucesso, o conteúdo deve ser chamativo. É impossível que seus clientes se interessem por landing pages cujo assunto é um produto sem apelo e que não chame a atenção. Muitas páginas de captura são bem feitas, mas falham porque o conteúdo não é adequado e nem foi bem construído. 

Pratique nas práticas SEO

O SEO é uma das áreas do marketing digital que mais crescem nos últimos anos. A sigla significa Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, e com as práticas SEO é possível colocar sua landing page em evidência no Google, o maior buscador do planeta. 

Quando sua landing page recebe atenção do Google seu tráfego aumenta e com isso se recebe mais atenção do público e aumentam-se as taxas de conversão.

Não hesite em mudar

Faça testes de métricas e os testes A/B que mencionamos e mude o conteúdo, a descrição, o título e a forma da CTA se for necessário. Não seja inflexível quanto a sua landing page, e se permita testar novos conteúdos quando as métricas apontarem que esta é a melhor escolha. 

Passe credibilidade

Já mencionamos um ótimo método para passar credibilidade que é o uso de depoimentos, pesquisas e toda prova que possa embasar seu conteúdo. A credibilidade é essencial para o sucesso de uma landing page, em especial quanto é feita para captar leads. 

Integração com outras ferramentas e plataformas

‌A landing page pode ser combinada com outras plataformas e ferramentas para ter ainda mais desempenho. Em muitos casos, a página pode ser criada com esse intuito, para ser combinada com outras ferramentas e plataformas e assim conseguir maiores e melhores resultados. Confira ótimas dicas de como combinar sua landing page! 

Conectando sua landing page com ferramentas de e-mail marketing

Uma das ferramentas mais importantes de uma empresa, o e-mail marketing permite se conectar com seus clientes, estreitar a relação com público, fazer campanhas, vender e realizar anúncios. 

Você pode conectar sua landing page e dispará-la para diversos contatos com o uso do e-mail marketing. Essa estratégia funciona especialmente com landing pages de vendas de novos produtos. 

Incorporando elementos de mídia social e compartilhamento

As redes sociais são ótimas para landing pages e são tão ou mais versáteis que o e-mail marketing. A grande vantagem das redes sociais é que permitem um compartilhamento em massa, então aposte em estratégias que usem virais e conteúdo que tenha grande apelo nas redes sociais, como vídeos, campanhas e outras modas de engajamento na internet. 

Anúncios pagos

O tráfego orgânico é muito bom para qualquer site, página ou empresa. Mas o anúncio e tráfego pago tem sua utilidade, em especial quando combinado com as landing pages, onde é necessário que usuários entrem em contato com o site de maneira mais rápida. Combine sua landing page aos anúncios pagos, principalmente com ótimas plataformas feitas para anúncios como o Google Analytics e Facebook Ads. 

Como rastrear e analisar o tráfego com o Google Analytics

E falando em Google Analytics, a plataforma oferece uma das melhores ferramentas para acompanhar tráfego que temos em todo mercado. Com ele é possível verificar o desempenho do seu site e é muito útil para certos testes como o A/B que já mencionamos. 

Em primeiro lugar é necessário ter a ferramenta instalada em sua página, para isso basta criar sua conta no Google Analytics e configurá-la para atender sua landing page. Após tudo estar configurado e funcionando, vá até Relatórios e depois até Aquisição. Lá você terá acesso aos relatórios sobre seu site e também tráfego, em especial na seção Aquisição de Tráfego. 

No print acima você pode ver a opção onde seu tráfego pode ser analisado, e muitas outras informações sobre seu site e como ele é visto pelo público. 

Técnicas avançadas e tendências

‌Existem outras tendências que devem estar presentes nas landing pages de sucesso. Não apenas por uma moda passageira, mas por necessidade do mercado e para acompanhar as transformações que estão ocorrendo no mundo digital. Confira as principais técnicas e tendências que impactam hoje a criação de páginas de captura. 

Landing pages responsivas e otimizadas para dispositivos móveis

Um design responsivo significa que a página responde bem tanto em desktops quanto em smartphones. De acordo com o IBGE, quase 58% dos brasileiros usam a internet através do celular, então sua página de captura deve responder bem para este público. 

Mas não descuide dos usuários de desktop, que também precisam de bons designs para se sentir confortáveis em sua página e aderirem ao CTA. 

Técnicas de personalização e segmentação de público

É possível criar landing pages para um público muito abrangente e com isso aumentar a capacidade de sua empresa prospectar e atingir novos consumidores. Porém, quanto mais específico o alvo da sua landing page, mais chances para melhores conversões. 

E o que não faltam hoje são ferramentas para isso no mercado. As empresas de prospecção realizam um ótimo trabalho para personalizar, em especial aquelas que trabalham com big data, CRM , ICP e outras técnicas e ferramentas. Você pode integrar e combiná-las à criação da sua landing page para aumentar sua personalização. 

Inovações e tendências no design e otimização de landing pages

A internet atualmente está passando por uma grande revolução que é a utilização e criação das Inteligências Artificiais. E muitas landing pages já contam com esse funcionamento, onde é possível que usuários conversem com um Chat de IA e consigam tirar dúvidas sobre o CTA, o produto ou serviço. 

Para infoprodutos, uma tendência e inovação é fornecer uma amostra grátis direto no site. O trecho de um livro ou certos funcionamentos de um aplicativo são alguns exemplos da prática. 

3 Dicas de ferramentas e aplicativos complementares para aprimorar seu trabalho

Buscando ferramentas para criar landing pages de sucesso? Confira 5 ferramentas essenciais que mudarão para sempre o modo como cria suas páginas de captura! 

  • MailChimp: Para quem está começando a desenvolver e precisa de um aplicativo simples para criar landing pages, o MailChimp é uma das ferramentas mais recomendadas do mercado e sua simplicidade não significa falta de funcionalidades. O programa serve para integrar domínio, otimizar a captura de novos leads e até mesmo aplicar estratégias de marketing digital e SEO;
  • Wix: Esta é uma ferramenta gratuita e muito acessível. Na Wix você pode criar sua página do zero ou utilizar um dos diferentes modelos que o aplicativo oferece, personalizando do modo como acha mais adequado e para o público que pretende atingir. O aplicativo também é excelente para as práticas SEO e é muito útil se você deseja aplicar o design responsivo para smartphones em sua página; 
  • Weebly: O Weebly é mais uma opção gratuita e intuitiva. A ferramenta oferece opções de domínio, é fácil para ser integrada às práticas SEO e garante funções para analisar a captura de leads. Há ainda outras funções pagas oferecidas pelo Weebly que ficam a critério do usuário contratar. 

Essas são algumas das ferramentas que você pode usar para criar as melhores landing pages da internet. 

4 Exemplos de comunidades e grupos para contratar profissionais de landing pages

As melhores oportunidades para conseguir grupos de pessoas ligadas a landing pages são sem dúvidas encontradas em plataformas para contratar desenvolvedores Web. Podemos listar as melhores para você! Confira! 

  • Crowd: A Crowd reúne uma série de profissionais e jovens talentos. Ligados principalmente à tecnologia, como desenvolvedores web e profissionais que criam landing pages, mas também redatores, editores e copywriters, que podem ser muito úteis. A plataforma também pode te sugerir profissionais conforme sua demanda e necessidades; 
  • 99Freelas: O 99Freelas é uma das plataformas de freelancers mais conhecidas e nela você também pode contratar profissionais que desenvolvem landing pages de sucesso! O melhor é que o 99Freelas é sinônimo de garantia e segurança para contratar qualquer profissional; 
  • Workana: A Workana conta com aproximadamente 2,5 milhões de usuários cadastrados! Um número imenso de talentos e de profissionais que oferecem seus serviços, entre eles de desenvolvedores para você contratar ótimas landing pages. A plataforma chama a atenção pela sua variedade de profissionais e pela versatilidade de serviços oferecidos. 

Com tantas opções, e todas nossas dicas para realizar ótimas landing pages, sem dúvidas você terá muito mais facilidade para criar a sua. Capture leads e conquiste melhores clientes com alta conversão de vendas com landing pages de sucesso!