O SEO negativo pode parecer um termo estranho, sendo que uma das estratégias mais seguras de melhorar um site é otimizando o SEO. Contudo, é realmente preocupante, pois existem práticas que fazem justamente o contrário: prejudicam o site e o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
Mas a pergunta que fica é: como consigo identificar essa prática? É necessário conhecer o assunto e saber lidar com empresas, a concorrência e criminosos da web. Para te ajudar, o Jornal do Marketing reuniu nesse texto tudo o que você deve saber sobre SEO negativo e o que deve fazer para se proteger.
O que é o SEO negativo?
SEO negativo é uma prática desleal aproveitada no Marketing Digital e quem a realiza visa impedir que um site consiga aparecer nas melhores posições do Google, Bing e outros buscadores. Tal prática é geralmente cometida a partir de ações concorrentes como:
- Plágio na internet;
- Cópia de conteúdo já existente, mas publicar em site diferente;
- Criar links aparentemente relevantes, mas com vírus ou spam;
- Esconder palavras-chave no código-fonte ou colocar textos e links camuflados na página;
- Hiperlinks criados por hackers para conseguir acessar o seu site, etc.
Basicamente, o SEO negativo é qualquer ação mal-intencionada por sites concorrentes, empresas ou criminosos, os quais o fazem para que o Google desqualifique um site ou conteúdo original.
Consequências do SEO negativo para o site
Quem promove essas ações de SEO negativo certamente está colocando seu conteúdo e site como todo em risco.
Tal como ir contra a política de publicidade e associar um site válido e relevante a links que não contribuem em nada, mas só desmerece o site de onde foi tirado. Abaixo, explicamos as consequências da prática:
O site cai de posição
O SEO negativo tira a relevância de sites que foram copiados. Tanto que quando um público-alvo faz pesquisas relacionadas, não verá mais o seu site entre os melhores resultados de busca.
Fere a política de publicidade
Existe a prática de SEO negativo que fere a política sobre conteúdos na internet copiados ou duplicados por terceiros. Mas isso pode impactar o seu site, pois o Google entende que esse conteúdo é prejudicial e você pode ser penalizado.
Ser invadido por hackers
Hackers também praticam o SEO negativo com o intuito de invadirem um site. E, uma vez ali dentro, podem modificar informações, códigos, estrutura de URLs e até mesmo excluírem o site. Algo comum de acontecer, por exemplo, é a alteração das páginas para que elas não apareçam nos buscadores.
Como identificar o SEO negativo
Se você acompanha as atualizações dos algoritmos, agora você pode se proteger contra o SEO negativo e como identificar, uma vez que se tornou mais fácil rastrear sites que o praticam, como através do Google Search Console. Abaixo, listamos 8 ferramentas para identificar a versão prejudicial do SEO:
- Google Search Console;
- Google Disavow Tool;
- Pingdom;
- Mention;
- Copyscape;
- Moz (com a função Open Site Explorer);
- Bing Webmaster Tools;
- Monitor Backlinks.
Estas ferramentas e softwares são capazes de identificar SEO negativo instantaneamente para você, principalmente se há links duplicados ao realizar seu cadastro no Google Search Console que é gratuito. Tal como o Bing Webmaster Tools, também gratuito e interessante verificar no buscador Bing.
Como tomar cuidado com o SEO negativo
Você já sabe que criminosos, hackers e concorrentes mal-intencionados podem ser autores de SEO negativo e, com isso, suas ações podem prejudicar o seu site e o ranqueamento do mesmo.
Contudo, você também deve exercer cuidados com o SEO negativo para evitar que seu site se acostume com práticas de autossabotagem ou desatualizadas. As boas ações para se prevenir de penalizações do tipo são:
- Contratar uma empresa de hospedagem de site confiável, segura e atualizada;
- No Google, digite um trecho de conteúdo que você publicou entre aspas e pesquise para saber se foi duplicado;
- Não crie acessos ou não use links de sites penalizados pelo Google;
- Não faça plágio e nem reproduza conteúdos sem dar o devido crédito;
- Não esconda palavras-chave no código-fonte, pois isso é uma forma de SEO negativo para enganar o robô do Google;
- Não compre links;
- Monitore seu SEO e o atualize.
As dicas de cuidados com o SEO negativo te ajudam tanto a prevenir o seu site de ser um alvo de criminosos web ou de concorrentes maliciosos, como também a corrigi-lo, pois algumas práticas podem, na verdade, enviar a mensagem errada aos mecanismos de busca.
Continue aprendendo mais dicas e formas de melhorar seu site contra SEO negativo, mas com estratégias poderosas que o Jornal do Marketing compartilha com você. Leia agora mais de nossos conteúdos e atinja seus objetivos!