Ao falar do SEO, nos referimos a uma das mais importantes e principais estratégias de Marketing Digital! Afinal, investir nessa técnica de maneira correta pode contribuir para que se apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de busca de maneira orgânica.
Fazer parte dessas páginas é estar entre as opções mais visualizadas pelos usuários, e também as mais relevantes, uma vez que eles não costumam passar da primeira página para procurar o que desejam.
Dessa forma, a melhor alternativa é apostar nas estratégias de SEO para garantir que o site apareça entre as primeiras opções nos buscadores, o que garante maior autoridade, volume de acessos e altas chances de conversões.
O que é SEO?
Entende-se como SEO um conjunto de estratégias de otimização para os mecanismos de busca. Isso significa que a meta com essas estratégias é buscar sempre um bom posicionamento nesses mecanismos de maneira orgânica – ou seja, sem a compra de anúncios.
Seja no Google ou em outros buscadores na internet, ao utilizar essa estratégia, é possível alcançar melhores resultados de ranqueamento na busca por uma boa posição na primeira página ao entregar conteúdos de qualidade que sejam capazes de proporcionar aos usuários uma boa experiência, além de soluções para o que eles procuram.
Quais as estratégias de SEO?
As estratégias de SEO estão relacionadas diretamente à organização do conteúdo presente no corpo de uma página em título, introdução, tópicos ou intertítulos e a conclusão. Dessa forma, os mecanismos de busca identificam de maneira mais precisa o tema pesquisado e suas respectivas hierarquias de informação.
Ao dividir os conteúdos de um site dessa forma, o usuário tende a ter uma melhor experiência e também auxilia os mecanismos de busca a compreenderem o que de fato ele deseja com sua pesquisa, o que faz com que o material localizado atenda às suas necessidades e traga a solução.
Quais os benefícios de um SEO bem estruturado?
As estratégias de marketing digital sempre refletem bons benefícios às empresas e com as técnicas de SEO não é diferente. Uma vez bem implementadas elas podem traduzir bons resultados, confira alguns deles e os considere para investir ainda mais nessa técnica.
Aumento de autoridade da marca
Existem dois tipos de resultados ao que um usuário busca algo na internet, os pagos e os orgânicos. Dito isso, assim que uma empresa aparece para um usuário de maneira orgânica, isso tende a agregar maior credibilidade para uma empresa do que quem pagou para aparecer.
Vale ressaltar que isso não significa que uma empresa que investe em conteúdo pago não possui credibilidade, mas demonstra que aquele resultado que aparecer organicamente investiu corretamente em técnicas de SEO. E esse retorno de credibilidade e autoridade tende a aumentar cada vez mais se sempre que o usuário fizer uma pesquisa ele encontrar o site entre as opções, pois ele entenderá que aquela é uma fonte de conteúdo confiável.
Aumento do tráfego
Ao estar entre as primeiras opções nos resultados de um usuário, isso faz com que os acessos ao site aumentem, isso porque os sites que aparecem na primeira página são aqueles considerados as melhores opções para se achar o que precisa.
Além disso, ao considerar as etapas de jornada de venda, uma vez que a empresa faz a estratégia de SEO de forma correta elas se refletem em um bom ranqueamento, o que favorece também o aumento de cliques em um site, o que reflete positivamente nas vendas e volume de visualizações
Tráfego qualificado
Ao fazer uma pesquisa em um buscador e encontrar determinada empresa, isso garante que o site terá um volume de acesso qualificado, uma vez que a pessoa que visita a página tem interesse exatamente no que é oferecido.
Com isso as chances de se tornar cliente e engajar com o conteúdo oferecido são
ainda maiores. Além disso, vale ressaltar que esta é uma das etapas de grande importância na jornada de compra do consumidor, e ter esse retorno é essencial para se alcançar o objetivo final que é justamente a venda.
Auxílio no funil de vendas
Um usuário ao fazer uma pesquisa nos sites de busca está a procura das melhores opções para fazer uma compra. Ao ter contato com o conteúdo que recebe ao fazer a busca ele pode considerar finalizar a compra ou pesquisar um pouco mais.
Assim, para que ele considere realizar a compra, o conteúdo produzido precisa ser de qualidade, o que fará com que o cliente considere fazer a compra naquele momento. Isso significa que a resposta que o cliente receberá para o que ele busca, ainda que ele não esteja com a intenção de fechar a comprar naquele momento, será determinante para que ele decida em qual empresa irá avançar na etapa de funil.
O SEO é uma estratégia de marketing digital que tem muito a potencializar as empresas e os seus posicionamentos dentro dos sites de busca, dito isso para que se tenha melhores resultados através dessa estratégia é preciso entender suas técnicas e aplicá-las da melhor forma a fim de obter volume de vendas, acessos, autoridade e visibilidade.
Como melhorar seu SEO?
Para que as estratégias de SEO sejam melhores e um site consiga aparecer na primeira página dos mecanismos de buscas, algumas dicas podem ajudar. Confira com o Jornal do Marketing o que fazer para ter um melhor retorno dessa técnica.
Conteúdos relevantes: A qualidade do conteúdo é essencial para que se tenha um bom ranqueamento, isso porque ele deve trazer ao usuário uma solução rápida e objetiva ao responder rapidamente às dúvidas que o usuário possa ter a respeito do assunto;
Mantenha o site atualizado: É necessário que o site esteja sempre atualizado, pois dessa forma os mecanismos de busca conseguem realizar o rendimento, especialmente se ele for de qualidade. Vale ressaltar que os buscadores prezam por sites com publicações frequentes e atualizadas;
Não esqueça da palavra-chave: A boa pesquisa de palavras-chave é essencial para o sucesso de uma estratégia de SEO. Por isso, é essencial que ao longo do texto elas estejam posicionadas, que incluem o título, intertítulos, e no texto alternativo das imagens do site;
Velocidade do site: Mais do que um conteúdo relevante, é preciso pensar na experiência do cliente em relação ao site, por invista na velocidade de carregamento do site, pois se dentro de 3 segundos um site não carrega, os buscadores tendem a preferir por sugerir um que carregue mais rápido.
Através dessas orientações é possível obter melhores resultados para que os sites tenham melhores posições nos buscadores, além de consequentemente garantir um volume maior de acessos, conversões e autoridade perante os usuários.
5 dicas para alavancar o seu site usando SEO
Para alavancar um site, a melhor estratégia é adotar as práticas de SEO para conseguir os melhores resultados que o posicionam entre as primeiras opções. Saiba como isso pode ser feito com essas 5 dicas:
Faça URLs amigáveis
A URL trata-se do endereço da página web e por isso ela deve ser fácil de ler e memorizar a fim de fixar mais rapidamente na mente dos usuários. Também é necessário que sejam atemporais, pois isso faz com que se possa atualizar o conteúdo sempre que necessário e manter a mesma estrutura de URL.
Vale ressaltar que elas nunca devem ser alteradas, por isso a necessidade de pensar nesses links de maneira otimizada. Mudar o endereço faz com que se perca a autoridade conquistada naquela publicação. Apostar em modelos não muito longos também é interessante e a presença de caracteres e números deve ser evitada.
Atualize o conteúdo
A atualização de conteúdo faz com que ele esteja sempre relevante aos leitores, servindo para informar, educar e trazer ao seu conhecimento mudanças e tendências do momento que devem ser consideradas.
De nada adianta publicar um conteúdo mais extenso se ele não passa por atualizações, uma vez que estes tendem a se tornar obsoletos e nada agregadores para quem precisa de uma informação de qualidade, por isso atualize!
Seja visual
O conteúdo visual tende a chamar muito mais a atenção dos usuários, uma vez que estas imagens são de fácil memorização e podem ser compartilhadas. Além disso, elas podem aparecer em outros locais como imagens e vídeos bem posicionados nos buscadores, o que aumenta a visibilidade do site em questão.
Por isso, vídeos, fotos e infográficos são uma alternativa bacana para quem deseja ter uma maior visualização ao atrair seguidores com a chance de conquistar melhores posições em mecanismos de busca, o que favorece a autoridade do site.
Ajuste os links para abrir em novas abas
A fim de melhorar a experiência do cliente, pensar em algumas funcionalidades do site é necessário, pois torna a navegação ainda mais satisfatória. Entre esses detalhes estão direcionar a abertura de links externos ou internos para uma outra aba, por exemplo.
A primeira razão para investir nesse mecanismo é deixar a experiência de navegação do usuário melhor, especialmente se o acesso for feito de telefones celulares, pois dessa forma os visitantes não perdem o conteúdo e nem precisam clicar diversas vezes para voltar a uma página. O segundo motivo é para não prejudicar o time on page e nem potencializar o bounce rate.
Corrija erros do blog
Com a mesma importância que os conteúdos devem ser atualizados ou até removidos, caso atrapalhe o desempenho de seu blog, é necessário que possíveis falhas sejam ajustadas a fim de deixar seu site ainda mais otimizado e com mais chances de ranqueamento.
Dessa forma, vale se atentar a links quebrados, conteúdos que não estejam otimizados corretamente, além de erros 404, títulos duplicados e qualquer outra coisa que possa prejudicar o desempenho do site em questão.
Para solucionar essas problemáticas, vale utilizar o Search Console e na opção “Erros de rastreamento” identificar todos os problemas apontados para traçar estratégias de correção.
Apostar em alternativas para alavancar os resultados de SEO de um site é a melhor forma de conseguir deixar a página devidamente otimizada a fim de alcançar as primeiras posições nos buscadores.
Se deseja ter melhores resultados com a estratégia de SEO, a dica é preparar o site com todas as técnicas consideradas pelos mecanismos de busca a fim de atrair mais visitantes, aumentar a autoridade e converter vendas para a empresa. Continue ligado no Jornal do Marketing para saber tudo a respeito do universo de vendas e marketing, e assim alavancar os seus resultados.