Os motores de busca são peças fundamentais às empresas que desejam crescer na internet, aparecer imediatamente aos leitores e iniciar o processo de fidelização a partir deste acesso primário.
Mas, para se destacar nos motores de busca, é importante você entender como eles funcionam e como é o funcionamento das posições de cada site nestas plataformas. O Jornal do Marketing explica tudo sobre o tema.
O que são os motores de busca e como funciona a posição dos sites?
Os motores são ferramentas que auxiliam as pessoas a encontrar informações pela internet, através de uma busca rápida ao digitar uma palavra-chave no Google. Quando o seu site é bem avaliado, significa que é relevante tanto por estar adequado dentro de questões técnicas, quanto por respeitar as regras e entregar dados verídicos aos leitores.
Cada um dos motores de busca funcionam através de rastreadores que fazem uma varredura completa na internet para encontrar conteúdos ou realizar a atualização frequente dos dados.
Além disso, é importante você saber que os motores de busca apresentam os principais conteúdos conforme o nível de relevância destacado pelo Google. O foco dos buscadores é proporcionar uma navegação otimizada e prática às pessoas que queiram tirar dúvidas ou consumir conteúdos novos.
Qual a importância de uma boa posição nos motores de busca?
Ao estar bem posicionado na primeira página do Google, os leitores que fizerem uma busca encontrarão o seu conteúdo para ler as informações dispostas no seu artigo. Quanto mais tempo essas pessoas passarem consumindo os conteúdos presentes no site, melhor para você porque o Google entende que a sua página é excelente.
O bom posicionamento nos motores de busca mostra que o seu site é um diferencial dentre tantos que existem e falam sobre o mesmo tema. É por estes motivos que você precisa trabalhar para agradar os algoritmos e nunca criar conteúdos irrelevantes aos leads.
Como posso melhorar minha classificação nos motores de busca?
Para melhorar a sua classificação, aposte no Search Engine Optimization, mais conhecido como Otimização para Mecanismos de Busca, responsável por tornar a navegação e a leitura dos clientes mais polida e agradável.
A estratégia trabalha exclusivamente com o bom uso de palavras-chave que, obrigatoriamente, precisam aparecer durante oito vezes ou mais dentro do texto, mas sem exageros. Caso contrário, os motores de busca entendem que o seu conteúdo é um spam e diminuem as suas posições de ranqueamento.
Além disso, para trabalhar com o SEO, você precisa ter em vista a importância de criar conteúdos relevantes para as pessoas. As informações devem estar bem dispostas, organizadas e agradáveis de serem lidas, sendo complementadas também com listas, tabelas, infográficos, vídeos ou imagens.
Quando você complementa o seu artigo com estas características, evita que os leitores tenham de sair da sua página para buscar mais informações complementares. Logo, o Google compreende que o seu site oferece ótimos conteúdos, que agradam os leitores porque eles ficam lendo o que foi criado por mais tempo.
3 dicas para uma boa posição nos motores de busca
Para você melhorar a posição nos motores é fundamental seguir as principais dicas a seguir para crescer, e fazer as pessoas certas encontrarem o seu conteúdo na primeira pesquisa que realizarem.
Crie conteúdo otimizado
Conteúdos originais, muito bem escritos, construídos adequadamente e enriquecidos são essenciais para os motores de busca rastrearem o conteúdo e aparecer na busca dos leitores. Conforme explicado, há uma série de formas de melhorar os seus artigos, como:
- Acrescentando tabelas: para explicar determinadas informações, usando tabelas com dados relevantes e falando sobre o que ela apresenta;
- Use vídeos: com os vídeos, você evita que o leitor saia da sua página para acessar o YouTube. Ele entende ainda mais sobre o tema e continua com o seu site aberto;
- Listas: além de facilitar a leitura das pessoas, torna o visual do artigo mais bonito e completo, entregando dados interessantes;
- Bom uso de keywords: mais conhecidas como palavras-chave, elas precisam estar dentro do seu texto em até oito vezes, dependendo do tamanho do conteúdo. Não pode aparecer de menos, nem de mais porque o Google entende que é spam e conteúdo criado por máquinas.
Ao analisar estas informações, você entende que precisa trabalhar focado no SEO para atingir os resultados esperados. Por se tratar de uma busca orgânica, as visitas não acontecerão em massa, porém é um material que permanece exposto na internet, diferente de um anúncio.
Tenha bons backlinks
Quando você trabalha com links de qualidade, faz o Google priorizar o seu material muito mais do que os de concorrentes. Converse com os seus parceiros para criar uma estratégia positiva de backlinks, pois, por se tratar de uma recomendação, os motores de busca avaliam que as páginas são ótimas e aumentam as posições no ranking.
Site responsivo
Com o site responsivo, você melhora o seu conteúdo à web e aos smartphones, uma vez que os principais acessos ocorram mais por celulares. Se você não pensa naqueles que usam outros meios de se conectarem à internet, o Google abaixa a sua posição e os concorrentes são recomendados ao invés do seu por terem um site adequado.
Além de você perder posições no ranqueamento, as pessoas deixam de acessar o seu conteúdo porque não conseguem ler as informações devido à falta de uma resolução adequada.
Com as dicas preparadas pelo Jornal do Marketing, você cria os melhores conteúdos para os motores de busca encontrarem o seu material e divulgá-lo às pessoas que pesquisaram com a palavra-chave usada em seu artigo e, assim, subindo as posições gradualmente.