A Importância do Analytics para o Crescimento do seu E-commerce

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A Importância do Analytics para o Crescimento do seu E-commerce

A Importância do Analytics para o Crescimento do seu E-commerce

O uso do Analytics é fundamental para qualquer negócio no e-commerce. Ele permite que empresários e gestores de empresas tenham informações mais aprofundadas em tempo real para conferir quais estratégias de marketing estão dando certo.

O Analytics permite a identificação de quais aspectos devem ser melhorados e tomar decisões com base nos dados mensurados. Neste artigo, o Jornal do Marketing vai mostrar o que é o Google Analytics, quais são seus benefícios e muito mais. Acompanhe!

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma disponibilizada pelo Google que permite que proprietários de sites e blogs façam uma análise de dados em tempo real. A plataforma fornece informações valiosas sobre como os visitantes se comportam em um site.

O que é o Google Analytics?
Fonte/Reprodução: original.

O Analytics é uma ferramenta poderosa para negócios e sites, pois ele possibilita que profissionais tomem decisões com base em dados precisos. Esse é uma das principais razões pelas quais as empresas no comércio eletrônico devem utilizá-lo.

A plataforma é uma das mais confiáveis e quando se tem um e-commerce ou site, por exemplo, é imprescindível utilizá-lo para obter informações concretas sobre os visitantes ou leitores.  

Benefícios do Google Analytics para o e-commerce

A ferramenta oferece uma diversidade de benefícios significativos para negócios online, os ajudando a entender o comportamento dos clientes em potencial e visitantes, para impulsionar vendas e o crescimento do e-commerce.

Segmentação de público-alvo

Com os dados obtidos no Analytics, é possível segmentar seu público-alvo com base nas características demográficas e interesses. Isso pode ajudar a otimizar campanhas, personalizando mensagens e aumentando a relevância da empresa.

Monitoramento de campanhas

A ferramenta também permite realizar o monitoramento de campanhas de marketing digital. Dessa maneira, é possível fazer ajustes nas campanhas como anúncios pagos, e-mail marketing e outros se necessário.

Otimização de SEO

O Analytics e o Google Search Console dispõem das palavras-chave que direcionam tráfego para o site. Com isso, é possível realizar alguns ajustes nas estratégias de SEO e criar conteúdo mais relevante para as plataformas de busca.

Comportamento do usuário

Compreender o comportamento do usuário é muito importante para melhorar a satisfação do cliente e aumentar conversões. O Google Analytics fornece insights detalhados sobre como os visitantes se comportam no site.

Insights úteis

Insights úteis é um dos principais benefícios em utilizar o Google Analytics para e-commerce. Esses insights ajudam a entender de onde vem o tráfego, horário com mais visitantes e muitos outros.

Análise ágil

Além das informações que a plataforma fornece para donos de sites, blogueiros e lojas virtuais, é possível encontrar os insights que deseja por meio da barra de pesquisa. Apenas com a palavra-chave, você pode encontrar o que deseja.

Fácil navegação

A plataforma é de fácil navegação, pois deixa as informações mais importantes dispostas e é possível conferir a monetização, relatórios, engajamento, retenção e outros dados provenientes do website.

Otimização de conteúdo

O marketing de conteúdo é muito utilizado para conquistar e reter clientes e é hoje considerado uma das melhores estratégias do marketing digital. No entanto, é necessário sempre investigar quais conteúdos estão dando certo ou não para poder corrigi-los caso necessário.

Com o marketing de conteúdo, muitos empresários e gestores de empresas criam blogs para obter um maior alcance de visitas na loja virtual e conseguir vender mais. Ao contrário do que muitos pensam, os blogs são poderosos nesse quesito e grandes empresas como a Sephora criam artigos de blog com conteúdo de qualidade para vender todos os dias.

Em um blog, por exemplo, nem todos os artigos podem conseguir o sucesso esperado em relação a visualizações, engajamento e outros. Nesse contexto, é crucial conferir o tráfego das postagens para poder otimizar a postagem com menos alcance. Por isso, entender qual é o tipo de conteúdo que os leitores gostam é a peça chave para o crescimento do blog e do e-commerce.

Informações demográficas

Outro benefício da plataforma, é que ela pode identificar os visitantes do site de acordo com gênero, interesses e região de qual tipo de dispositivo eles acessam e outros. Assim, é possível criar campanhas de marketing com base nessas informações para que elas alcancem seu público-alvo de modo assertivo.

O painel pode ser personalizado

De início, o painel da sua conta do Analytics dispõe de alguns widgets com informações básicas como sessões, visualizações por páginas e outros. A própria plataforma costuma sugerir alguns widgets para inserir na primeira página.

Estabelecimento de metas

Por meio da plataforma é possível traçar diferentes metas que incluem vendas, aumento de visitas e outros. Caso as suas metas não sejam alcançadas, é possível verificar por meio dessas informações para identificar onde é necessário melhorar.

Acesso à taxa de rejeição

A taxa de rejeição refere-se a quantidade de visitantes que saíram de um site após acessá-lo. Através da plataforma do Google, é possível verificar a taxa de rejeição de cada página individualmente para descobrir quais as menos aproveitadas pelos visitantes.

Com a taxa de rejeição, é possível otimizar as páginas rejeitadas para obter um maior retorno geral em sua loja virtual, site ou blog da loja, assim podendo atingir suas metas com êxito.

Quais métricas avaliar no Google Analytics?

Existe a possibilidade de mensurar diversas métricas no Google Analytics que podem ser utilizadas para obter informações específicas. Cada métrica varia conforme os objetivos do e-commerce e algumas das principais incluem:

  • Sessões;
  • Taxa de rejeição;
  • Usuários;
  • Buscas orgânicas;
  • Páginas mais visitadas;
  • Usuários por minuto.

Essas são apenas algumas das principais métricas que a plataforma disponibiliza para que empreendedores e gestores de negócio possam entender qual o caminho certo para crescer no e-commerce. O cientista de Mídias Sociais da Hubspot, Dan Zarrella, afirma que o marketing sem dados é como dirigir de olhos fechados.

Imagine que um e-commerce funciona há meses, no entanto, o gestor não se preocupa em analisar as métricas diariamente e no último mês houve um aumento de vendas. Esse empreendedor não pode identificar o motivo sem mensurar os dados obtidos no mês em que a empresa vendeu mais.

Ao entender isso, será mais fácil continuar aumentando o fluxo de tráfego para a loja virtual e consequentemente aumentar o número de vendas além de conseguir alcançar as metas traçadas.

Qual a importância do Analytics na loja virtual?

O Analytics é importante para uma loja virtual por muitos motivos e o principal é a possibilidade de entender quais estratégias estão dando certo e poder fazer ajustes em tempo real.

Além disso, através da ferramenta também é possível otimizar a experiência do usuário, identificando os padrões de comportamento e os problemas do site. Dessa maneira, é possível fazer melhorias para que os usuários possam navegar facilmente.

Qual a importância do Analytics na loja virtual?
Fonte/Reprodução: original.

A partir dos insights disponibilizados é possível conhecer os clientes de modo mais profundo. Isso inclui descobrir quais são os principais interesses para poder oferecer produtos ou serviços que eles realmente queiram e acabem comprando.

Em linhas gerais, o Analytics é uma ferramenta indispensável para o crescimento de negócios online. Ao utilizar a plataforma é importante focar nas métricas que mais se aplicam aos seus objetivos de negócio e não esquecer de sempre se informar sobre as atualizações da plataforma. 

Além disso, continue acompanhando o Jornal do Marketing para obter mais informações necessárias de como alcançar o sucesso no seu negócio de e-commerce e conhecer plataformas que podem te ajudar nesse sentido.