Mantendo a Consistência da marca em e-commerce

Sumário

Posts relacionados

Mantendo a Consistência da Marca em Canais de E-commerce

Mantendo a Consistência da marca em e-commerce

Manter a consistência da marca em e-commerce é fundamental não apenas para o crescimento da marca ou empresa, mas também para a estabilidade dela como um todo. No entanto, muitos empreendedores que começam a aplicar estratégias de marketing digital não entendem como as vendas e o reconhecimento de marca podem ser mantidos.

Para te ajudar nesse sentido, o Jornal do Marketing vai mostrar como manter a consistência da marca em e-commerce para auxiliar no crescimento da empresa, continuar aumentando as vendas e mais. Acompanhe! 

O que é uma marca?

Uma marca é a identificação de um serviço, produto ou empresa. Ela é junção de alguns elementos que incluem nome, cores, logo e outros que fazem com que a empresa seja lembrada pelo público.

O que é uma marca
Fonte/Reprodução: original

Imagine que uma empresa de roupas adotou as cores rosa e dourado e as adiciona em todas as coisas relacionadas a marca, como caixa de envio, loja física, site, cartão de visita e outros. Isso vai fazer com que os clientes lembrem-se da empresa sempre que se depararem com uma das cores.

Qual a importância da marca para o E-commerce?

Empresas de diversos portes e profissionais de marketing buscam sempre manter a consistência da marca em e-commerce, visto que esse é um dos fatores que aumenta e mantém o crescimento do negócio. 

O e-commerce possui uma concorrência que cresce a cada ano e essas empresas mantêm a consistência da marca em e-commerce. Esse é um dos maiores motivos para evitar a inconsistência.

Como manter a consistência da marca em E-commerce?

Existem ferramentas de agendamento de postagem como o Tailwind, por exemplo, que podem ajudar na consistência da marca em e-commerce.

Como manter a consistência da marca em E-commerce
Fonte/Reprodução: original

Desse modo, os empreendedores podem focar nas demais demandas da empresa que normalmente exigem muito tempo de trabalho. Algumas redes sociais e ferramentas que permitem que as postagens sejam agendadas incluem:

  • Facebook;
  • Pinterest;
  • Postgrain.

Contudo, outro fator tão importante quanto a consistência da marca em e-commerce é a criação de conteúdo interessante para o público-alvo. O diretor Matt Goulart diz: “Social media é sobre pessoas. Não sobre sua empresa”. 

6 Dicas para melhorar sua marca no E-commerce

Existem estratégias que podem ser aplicadas para melhorar sua marca no e-commerce. Além da criação de conteúdo relevante e interessante para o público-alvo, utilize as seguintes estratégias:

1- Ofereça atendimento excelente

O atendimento pode contribuir muito com a decisão final do consumidor de comprar ou não comprar. Por isso, é fundamental atender as necessidades deles, os atendendo da melhor maneira possível.

2- Tenha um site responsivo

O site responsivo é fundamental para qualquer negócio, pois ajuda a melhorar a experiência dos consumidores. O melhor site é aquele que não demora para carregar, tenha letras em cores fáceis de ler e que seja de fácil navegação.

3- E-mail marketing

O e-mail marketing permite que os usuários personalizem e-mails para os clientes e potenciais clientes. Atualmente empresas de variados portes, incluindo a Amazon, utilizam a estratégia como maneira de aumentar as vendas.

4- Invista no pós-venda

O pós-venda é tão importante quanto a pré-venda. Esse fator fará com que o cliente se sinta mais confortável em continuar comprando em sua loja, que optar por uma concorrente. E-mails com produtos que o cliente talvez se interesse é uma das estratégias mais eficazes.

5- Mensure as métricas

A mensuração de métricas é fundamental para entender quais são as estratégias de marketing que estão dando certo. O Google Analytics, por exemplo, é uma das plataformas mais seguras e confiáveis para realizar análise de dados em tempo real.

6- Personalização

O marketing digital dispõe de diversas ferramentas para a personalização de atendimento ao cliente. Dessa maneira, o cliente em potencial pode ser convertido em comprador e possivelmente se tornará um cliente fiel.

Um bom planejamento de marketing é fundamental para manter a consistência da marca em e-commerce, pois ele vai ajudar a manter postagens, atendimentos e outros fatores sob controle. Assim, para ter um marketing digital mais assertivo veja outros conteúdos do Jornal do Marketing.