Ao abrir um negócio online o empreendedor pode se deparar com muitos fatores não esperados como a escolha da melhor plataforma de e-commerce, por exemplo. Por isso, antes de mais nada, é importante conhecê-las.
Atualmente os empresários e gestores de empresas podem contar com uma diversidade de ferramentas para criar e administrar uma loja online. Essas são plataformas de e-commerce fundamentais para qualquer negócio, independente do porte ou área de atuação.
Para ajudar a definir qual a melhor plataforma de e-commerce para seu negócio, o Jornal do Marketing reuniu algumas das principais plataformas essenciais para o crescimento de uma empresa. Acompanhe!
O que é uma plataforma de E-commerce?
As plataformas de e-commerce são sistemas voltados para vendas online. Essas plataformas incluem diversas ferramentas fundamentais para a comercialização online, como gerenciamento de estoque, formas de pagamento, personalização de site e outros.

Normalmente as plataformas oferecem todo suporte possível, além de serem seguras e possibilitarem que os empreendedores construam o próprio site, adicionando as cores da marca, registrando produtos e outros.
Outro fator que os empreendedores precisam estar atentos, é o layout do site. Ele precisa facilitar o acesso do consumidor com cores fáceis de enxergar. O inventor Steve Jobs, afirmou: “Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona”.
Como escolher a melhor plataforma de E-commerce?
Em linhas gerais, a melhor plataforma de e-commerce para a sua empresa é aquela que atende todas as necessidades do negócio. Por este motivo, é necessário analisar alguns fatores que incluem:
1- Recursos
Cada plataforma dispõe de recursos diferentes. Alguns são mais simples que outros, por isso, podem ser um pouco limitados em relação a algumas coisas. A plataforma Iluria, por exemplo, é uma das melhores para quem está começando, pois oferece uma variedade de ferramentas com preços acessíveis.
2- Valores
As plataformas oferecem valores diferentes e alguns são mais acessíveis que outros, no entanto, é fundamental pensar primeiramente na qualidade do serviço de cada uma, considerando serviços e ferramentas disponíveis.
3- Integrações
Antes de montar a loja é importante pensar em quais ferramentas de marketing serão integradas ao site. As ferramentas de atendimento como chat integrado, por exemplo, são essenciais e não devem estar fora da lista.
4- Segurança
A segurança é fundamental para qualquer loja online. Por este motivo, é importante escolher uma plataforma que forneça segurança adequada para a empresa e para os consumidores.
Quais as melhores plataforma de E-commerce?
Embora existam muitas opções, definir a melhor plataforma de e-commerce para um negócio não é uma tarefa fácil. É necessário analisar quais vantagens cada uma oferece e o motivo pelo qual deve ser escolhida. Para te ajudar, reunimos abaixo algumas das melhores plataformas:
1- Bagy
A Bagy está entre as melhores plataformas de e-commerce, pois permite que os empreendedores criem uma loja virtual de maneira rápida e fácil. No entanto, diferente de outras, a plataforma é voltada para pequenos empreendedores.
2- Shopify
A Shopify é uma plataforma completa e funciona com planos que variam entre o Basic, Shopify e Advanced. Os valores são em dólar, contudo, a plataforma oferece 3 dias gratuitos para que empreendedores possam testá-la.
3- Loja integrada
A Loja Integrada é considerada por muitos empresários como a melhor plataforma de e-commerce. Durante a pandemia, a plataforma cresceu bastante e continua crescendo desde então.
4- Shopee
A Shopee é utilizada por diversos empreendedores para vender seus produtos. O marketplace possibilita que vendedores integrem sua loja adicionando seus produtos à plataforma com facilidade.
5- Mercado Livre
Também conhecida por muitos como a melhor plataforma de e-commerce, o Mercado Livre é um marketplace mais populares, pois permite que os empreendedores adicionem seus produtos na plataforma de duas maneiras: integrando o site ou colocando-os manualmente.
6- Magazine Luiza
O Magalu Marketplace permite que os usuários integrem seus produtos ou lojas virtuais na plataforma. Desse modo, a loja ganha mais visibilidade e fará com que os consumidores sintam-se seguros de obter algum produto da loja.
Quais as vantagens e desvantagens de usar plataforma E-commerce?
Optar pela melhor plataforma de e-commerce tem suas vantagens e desvantagens. Uma das maiores vantagens do uso delas é a segurança. Conhecer e entender os aspectos disso é fundamental. Confira abaixo as principais vantagens:
- Custo-benefício;
- Facilidade de configuração;
- Maior alcance.
Embora existam muitas vantagens em usar uma plataforma de e-commerce, também há desvantagens nisso. Uma das principais desvantagens é a maior competitividade.

No entanto, nesse sentido, é fundamental desenvolver estratégias para obter mais visibilidade. Algumas desvantagens incluem:
- Maiores pedidos de devolução;
- Tempo de entrega;
- Valor de frete.
Essas são apenas algumas das vantagens e desvantagens do e-commerce. Porém, vale destacar que as desvantagens podem ser reduzidas com outras ferramentas utilizadas para vendas online.
Ao definir a melhor plataforma de e-commerce, é fundamental estudar como ela funciona, além de entender quais são as melhores estratégias de marketing para seu negócio. Para aprender estratégias que ajudarão a alavancar seu negócio, continue acompanhando o Jornal do Marketing!