Ferramentas no marketing digital: Quais devo usar?

Sumário

Posts relacionados

Ferramentas no marketing digital Quais devo usar

Ferramentas no marketing digital: Quais devo usar?

Para ter sucesso em um negócio, é fundamental utilizar as ferramentas no marketing digital. Porém, existem muitas opções disponíveis e isso pode gerar muitas dúvidas em quem começa a implementar as estratégias em sua empresa.

Felizmente, no marketing digital existem uma diversidade de ferramentas que podem ajudar a impulsionar o seu negócio, gerando leads, aumentando o número de vendas, receitas ou alcançando qualquer objetivo.

Para te ajudar a melhorar a visibilidade da sua marca na internet, reunimos aqui quais são as ferramentas no marketing digital que você deve utilizar. Acompanhe!

O que é ferramenta no marketing digital?

Ferramentas no marketing digital são softwares que ajudam a impulsionar, gerenciar, automatizar e otimizar campanhas de marketing em plataformas digitais. Essas ferramentas são fundamentais para o crescimento de um negócio, pois costumam oferecer uma otimização no desempenho das campanhas.

Muito provavelmente, você já recebeu um e-mail de alguma marca dando ênfase às promoções. Isso ocorreu, pois, grandes marcas do mercado utilizam constantemente ferramentas do marketing digital, como o e-mail marketing, para enviar promoções de produtos e dar outras informações.

O que é ferramenta no marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Essas empresas também utilizam ferramentas como o Google Analytics para mensurar as métricas do site ou blog, informando para os gestores da empresa se suas ações surtem os efeitos desejados.

Desse modo, os profissionais de marketing podem criar, gerenciar e analisar as campanhas de marketing implementando novas estratégias, além de poder verificar quais delas trazem resultados mais satisfatórios, como mais vendas e mais receita para um blog, por exemplo.

Qual o objetivo das ferramentas no marketing digital?

As ferramentas no marketing digital desempenham um papel fundamental para as empresas e marcas. Isso acontece porque elas têm como objetivo auxiliarem qualquer tipo de campanha de marketing de um negócio. 

No geral, elas podem ajudar empresários, gestores de negócios e profissionais do marketing a gerenciar campanhas e realizar a análise de métricas. Alguns deles exercem as seguintes funções:

  • E-mail marketing;
  • Análise de métricas;
  • Criação de blog;
  • Análise de palavras-chave.

São tantas opções que é difícil conhecer todas, porém, é muito importante conhecer ao menos as principais ferramentas no Marketing digital.

Quais as vantagens de usar ferramentas no marketing digital?

Essas ferramentas podem automatizar, otimizar e facilitar o dia a dia ao facilitar a aplicação das estratégias de marketing. Algumas das principais vantagens de seu uso, são:

Análise de dados

Essas ferramentas permitem que os gestores ou profissionais do marketing façam análises de dados. O Google Search Console, por exemplo, é uma ferramenta que mostra o desempenho de um blog ou site no Google, além de verificar se uma URL está incluída no mecanismo de busca.

Contudo, diferente do Google Analytics, o Google Console Search mostra apenas o desempenho no Google, não em outros mecanismos de busca ou redes sociais.

Economia de tempo

As ferramentas automatizam diversas tarefas e algumas plataformas disponibilizam funções para agendar postagens, por exemplo. Com isso, o tempo é otimizado, permitindo que se preocupe com as demais demandas da empresa.

Eficiência

As ferramentas no marketing digital, permitem que as marcas e empresas segmentem seu público-alvo de maneira mais eficaz. Isso sem contar que elas também podem ajudar a criar conteúdo relevante, encontrar palavras-chave mais lucrativas e muito mais.

Quais as melhores estratégias?

Existem ferramentas para cada tipo de negócio e, por isso, as melhores estratégias podem variar de acordo com o tipo de empresa. 

  1. SEO: o SEO é a sigla para Search Engine Optimization (ou, no português, otimização de mecanismos de busca). Ele serve para ranquear blogs e sites nas primeiras páginas dos mecanismos de busca;
  2. E-mail marketing: essa estratégia é utilizada por grandes empresas como a Sephora, Buscapé e diversas outras. Ela permite o envio de e-mails personalizados para gerar leads;
  3. Redes sociais: as redes sociais são essenciais nas estratégias de marketing digital. Isso ocorre devido ao grande número de pessoas que essas mídias recebem por dia. A Netflix, por exemplo, utiliza bastante esses canais para se manter em contato direto com seu público.

Essas são apenas algumas das melhores estratégias do marketing digital. Você pode começar pelas mídias sociais buscando por seu público-alvo. Porém, é importante lembrar que cada uma das redes sociais existentes funcionam de modo diferente e possuem públicos diferentes.

Como usar ferramentas no marketing digital?

Se você é profissional de marketing, gestor de negócios ou empresário, pode contar com diversas ferramentas para alcançar seus objetivos empresariais. Essas ferramentas podem ser utilizadas das seguintes maneiras:

1- Criação de designs

A criação de designs é uma questão fundamental para as empresas que querem utilizar estratégias de marketing digital. Para desenvolvê-los, diversas ferramentas podem ser utilizadas e tornar a dinâmica mais ágil e prática.

O Canva é uma ferramenta de criação de designs que oferece uma variedade de templates, fontes, fotos e figuras sem direitos autorais para qualquer rede social.

Se você quer criar boas postagens para o Instagram, pode utilizar a ferramenta criando os designs ideais para o seu negócio. Vale ressaltar que embora o Canva forneça itens sem direitos autorais, a venda de produtos digitais ou físicos que os utilize, é proibida.

2- Gestão de campanhas e projetos

Existem ferramentas que podem te auxiliar na gestão de uma campanha ou projeto. Implementando essas ferramentas no marketing digital, você pode distribuir funções, compartilhar documentos e mais. Algumas dessas plataformas incluem:

  • Trello: site para dividir funções e gerenciar projetos;
  • Asana: permite criar tarefas, atribuir funções e acompanhar os projetos;
  • Jira: ferramenta de gerenciamento de projetos que permite que os usuários atribuam tarefas e acompanhem seu desenvolvimento.

Utilizando essas ferramentas, poderá gerir a sua empresa de maneira mais organizada e eficiente. E maior parte das ferramentas conta com plano gratuito que possibilita experimentar suas funções.

3- Análise de palavras-chave

As ferramentas de palavras-chave são essenciais para negócios online. Isso porque existem palavras-chave mais relevantes e lucrativas que outras. O Google Trends e Ubbersugest são ferramentas ideais para isso.

Ao criar uma postagem para blog, por exemplo, você pode recorrer a essas ferramentas fazendo uma pesquisa de palavras-chave e analisando quais são as mais utilizadas e lucrativas.

5- SEO

O SEO é essencial para ranquear sites nos mecanismos de busca. Ele é responsável por melhorar a visibilidade de um site ou blog, resultando em mais visualizações e, consequentemente, receita. 

A agência especializada em marketing digital Bruce Clay traz a observação sobre o SEO, que afirma que “Não é trabalho de SEO fazer um porco começar a voar. É trabalho de SEO fazer uma reengenharia genética no site para torná-lo uma águia”.

Para aplicar o SEO em seu site ou blog, utilize palavras-chave relevantes, listas, imagens, vídeos, informações assertivas e meta-description chamativa. Além disso, sempre fique de olho nos resultados através do Google Analytics ou Google Search Console.

Quais ferramentas devo usar para o marketing digital?

Identificar quais as ferramentas que você deve utilizar para o marketing digital depende das necessidades da empresa.

Quais ferramentas devo usar para o marketing digital (1)
Fonte/Reprodução: original

Você pode utilizar ferramentas como:

1- Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para que possa verificar métricas. Ele permite que tenha acesso ao número de visitas no site, origem de tráfego e muito mais.

Diariamente você pode verificar o crescimento do seu negócio através da ferramenta para implementar estratégias eficientes no marketing digital.

2- Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta que permite que os usuários criem e-mails personalizados para clientes e leitores. As ferramentas de e-mail marketing são utilizados por grandes empresas como Magazine Luiza, Sephora, Netshoes, entre tantas outras.

O e-mail marketing tem como objetivo gerar leads e manter o relacionamento com clientes, fornecendo a estes conteúdos de seu interesse, que podem ser desde artigos relacionados a seus serviços e produtos, até ofertas, novidades e promoções. 

3- Semrush

A semrush é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, otimização de SEO e análise de concorrência. Esse conjunto de serviços que a plataforma oferece, resulta na melhora do posicionamento dos resultados de busca no Google.

4- Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta útil para sites e blogs, pois, ele monitora o tráfego proveniente do Google mostrando as palavras-chave que os usuários utilizam para encontrar seu site. Além disso, a ferramenta conta com uma função de inspeção de URL, que permite que veja se a página está presente nas páginas do Google.

5- Canva 

O Canva é uma ferramenta de design que permite criar imagens para redes sociais. Através dele se pode criar designs gráficos para o Pinterest, Facebook, YouTube ou qualquer outra plataforma que esteja utilizando no marketing digital.

6- Google Ads

O Google Ads é uma das maiores plataformas de tráfego pago. Ela permite que crie campanhas pagas no Google e em sites parceiros, otimizando os resultados de suas táticas de marketing pago.

Em resumo, as ferramentas no marketing digital são imprescindíveis para o bom funcionamento de uma empresa e para as suas campanhas. Se você pretende iniciar campanhas de marketing digital, considere utilizar as ferramentas mencionadas neste conteúdo e acompanhe o Jornal do Marketing para obter mais informações sobre o marketing digital!