Google Analytics métricas: quais as principais?
Google Analytics métricas: quais as principais?

Google Analytics métricas: quais as principais?

Google Analytics métricas são indispensáveis para o marketing, pois resume, de forma didática, dados para auxiliar aqueles que desejam aumentar sua presença online. Muitos acreditam que o Google Analytics é uma ferramenta exclusiva para especialistas. No entanto, qualquer pessoa pode aproveitar dos benefícios e insights valiosos fornecidos pela plataforma.

Ao explorar as principais métricas oferecidas pelo Analytics, é possível ter acesso a uma diversidade de informações precisas sobre a performance do seu site para desenvolver estratégias de marketing efetivas. Por essa razão, é fundamental obter conhecimento sobre Google Analytics métricas para impulsionar o desempenho e alcance do seu site ou blog, implicando em melhorias para as operações de marketing.

Visitas ou sessões

As sessões ou visitas são métricas essenciais, pois representam o número de usuários que visitam seu site, mesmo que ele o acesse mais de uma vez. Com isso, a sessão é contabilizada sempre que alguém acessa o website. A partir desses dados, você pode saber o volume de visitas diárias para entender se as estratégias de marketing aplicadas deram bons resultados ou se será necessário desenvolver novas técnicas.

Visitas ou sessões
Fonte/Reprodução: original.

E, ao analisar o tráfego, será possível otimizar campanhas de marketing, identificar oportunidades de melhoria e favorecer o crescimento do empreendimento virtual de modo eficiente. 

Números de usuários

O número de usuários corresponde ao total de visitas recebidas pela página online, ou seja, a quantidade de pessoas que a visitou. Isso ocorre independente do número de vezes que as pessoas entraram na página.

Essa métrica essencial fornece uma visão ampla do alcance do seu negócio online. Ao acompanhá-lo, poderá facilmente identificar o impacto das campanhas de publicidade, variações sazonais e tendências do momento.

Visualizações em tempo real

O dado indica o número de usuários ativos na página em tempo real. Esse indicativo é fundamental para descobrir os horários em que as pessoas mais acessam seu blog ou site para desenvolver métodos eficientes, caso necessário.

Visualizações em tempo real
Fonte/Reprodução: original.

Nesse contexto, os informativos possibilitam a designação de recursos e de soluções aprimoradas de maneira inteligente para obter melhoras significativas. Além disso, o monitoramento frequente permite a identificação de possíveis problemas.

Em alguns casos, por exemplo, a diminuição de tráfego repentina pode indicar algumas adversidades, como o desinteresse dos leitores e consumidores ou até mesmo complicações de conteúdo. 

Duração da sessão

A duração da sessão aponta o tempo que um usuário permanece em um website, o que o torna essencial dentre os dados do Google Analytics métricas. Esse é um indicador da experiência do cliente ou leitor e da qualidade do conteúdo.

Quanto mais tempo as pessoas permanecem em determinada página, melhor para o reconhecimento de marca, relevância e como consequência, a lucratividade de uma empresa ou proprietário de site.

Criar um conteúdo relevante, não é lotar um artigo de palavras, mas requer entendimento sobre o tema e exige aprofundamento. Esse fator contribui para a autoridade da marca e para o estreitamento de relações, fazendo com que as pessoas deem preferência ao seu conteúdo para comprar um produto ou realizar uma pesquisa para encontrar informações sobre um assunto específico.

Taxa de rejeição ou Bounce Rate

A taxa de rejeição, também chamada de Bounce Rate do Google Analytics métricas, é um dado crucial. Ela mostra a porcentagem de pessoas que deixam um site após visitar a primeira página.

Uma alta taxa de rejeição pode indicar que os visitantes não encontraram as informações que procuravam ou que o carregamento da página está lento. Por isso, pode ser necessário realizar algumas intervenções que incluem:

  • Layout responsivo;
  • Melhorias na velocidade do site;
  • Fazer um bom CTA;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Remoção de anúncios desnecessários;
  • Otimização da escalabilidade do texto.

Analisar a taxa de rejeição é uma ação indispensável para profissionais de marketing e proprietários de websites. Isso possibilita a tomada de decisões informadas para melhorar esse aspecto e driblar contratempos que podem prejudicar o rendimento.

Localização dos usuários

O Google Analytics métricas dispõe de informações com todos os países que os visitantes acessam um site, o que permite a segmentação otimizada de público alvo ao aplicar técnicas de marketing ou investir em tráfego pago.

Localização dos usuários
Fonte/Reprodução: original.

A informação da distribuição geográfica é primordial para quem deseja expandir a presença global de um negócio, otimizar os direcionamentos de publicidade e conteúdo para atender as necessidades de pessoas em suas localizações.

Como os usuários acessam seu site

Embora seja uma informação simples, a métrica é essencial para entender de quais dispositivos os visitantes acessam sua página. Hoje, o maior número de acessos provém de smartphones, o que significa que sites não responsivos podem receber menos visitantes, pois não estão preparados para o tráfego.

Com a crescente valorização dos dispositivos móveis como tablets e smartphones, é importante garantir um site responsivo para oferecer uma melhor navegabilidade para os consumidores e leitores.

Para ter acesso a mais informações, basta acessar a “categoria de dispositivo” na plataforma, que fornece dados detalhados ao distribuir o tráfego de cada tipo de dispositivo, bem como o sistema operacional deles.

Usuários por dia e horário

‌O Google Analytics métricas também disponibiliza a categoria de visitantes por dia e horário, que é um fator fundamental para entender quais são os horários em que o site recebe mais visitas.

Assim, você obterá um conhecimento de perspectivas mais amplas e informações específicas para traçar metas atingíveis, realizar melhorias para potencializar o alcance e publicar conteúdo em horários mais pertinentes.

Páginas mais visitadas

As páginas mais visitadas de um site são informações extremamente úteis. Esse fator ajuda profissionais, blogueiros e proprietários de páginas na web a entender o comportamento dos visitantes em relação às suas preferências.

Páginas mais visitadas
Fonte/Reprodução: original.

Portanto, identificar quais são as páginas que possuem mais visitas é vital para compreender quais conteúdos mais relevantes para o público, pois permite o aprimoramento das postagens e o desenvolvimento de métodos eficazes para alcançar o público-alvo.

Um aspecto essencial da métrica, é a possibilidade de identificar em determinados períodos potenciais tendências, mudanças no mercado e eventos sazonais. Oferecer o conteúdo que seu público-alvo deseja ver é uma maneira de melhorar o tráfego orgânico.

Origem do tráfego

A origem do tráfego é um recurso disponível no Google Analytics métricas muito importante para entender o comportamento dos usuários que provém de cada plataforma. Ele identifica quais fontes geram mais visitas para entender quais trazem melhores resultados.

Os dados informativos de origem do tráfego são essenciais para acrescentar melhorias para as técnicas de marketing utilizadas e expandir o número de visitantes ou clientes. As principais fontes de tráfego podem ser provenientes dos seguintes meios:

  • Busca orgânica: amostra de palavras-chave pelas quais os visitantes são direcionados para uma página por meio do Google e outros mecanismos de busca;
  • Campanhas (CPC): palavras-chave que levaram usuários a um site através de tráfego pago pelo Google AdWords;
  • Tráfego direto: pessoas que acessam um website ao digitar o endereço diretamente na barra de pesquisa;
  • Outros sites: também conhecidos referral ou tráfego de referência. A métrica informa links de terceiros que levaram as pessoas até a página. Eles podem incluir redes sociais como Pinterest, Facebook, Instagram e outros.

A análise das principais origens de tráfego viabiliza que o gestor de um negócio ou blogueiro crie estratégias voltadas para as redes sociais que trazem um maior volume de acessos.

O Google Analytics métricas fornece noções baseadas em número de acessos, páginas mais visitadas, visitantes por dia ou horário, localização, taxa de rejeição e diversos outros elementos que podem favorecer diretamente o crescimento de um empreendimento online ou blog. Continue acompanhando o Jornal do Marketing para obter mais informações sobre como alcançar o sucesso online!