O e-commerce, ou comércio eletrônico, obteve um crescimento gigantesco no mercado atual, tanto graças à pandemia como, também, à estratégia de conteúdo e ao crescimento tecnológico. Devido ao avanço da globalização, a maioria das pessoas realizam suas tarefas digitalmente e, com isso, as empresas estão se adaptando ao E-commerce para continuarem crescendo.
Neste artigo, nossa equipe do Jornal do Marketing mostra o que é o e-commerce, as principais oportunidades e ensina como estabelecer as estratégias de conteúdo – além de várias dicas para te ajudar a entender melhor e a crescer tanto quanto as outras empresas. Confira abaixo como alcançar o resultado perfeito com as melhores estratégias!
O que é E-commerce?
E-commerce é uma modalidade de comércio completamente digital, ou seja, a apresentação, a escolha do produto e a venda dele são totalmente online, assim como o pagamento. Ou seja, seu procedimento é similar a uma loja física, porém tudo ocorre no mundo virtual. Existem inúmeros tipos de E-commerce! E, no Brasil, os principais são:
- B2C (Business to Consumer): de empresa para pessoa física;
- B2B (Business to Business): de empresa para empresa;
- C2C (Consumer to Consumer): de pessoa física para pessoa física;
- D2C (Direct to Consumer): direto ao consumidor;
- M-Commerce (Mobile Commerce): comércio eletrônico via dispositivos móveis;
- S-Commerce (Social Commerce): comércio via redes sociais.
Para que essa modalidade funcione, é necessário definir a natureza do comércio, assim como também o canal de vendas e o público-alvo. Com isso, é possível seguir com a exposição dos produtos à venda e manter o controle do estoque, ter contatos de fornecedores, acompanhar todas as etapas do funil de vendas e muitas outras etapas do processo de vendas.
Principais oportunidades do E-commerce no mercado atual
Com a velocidade desenfreada da internet, o e-commerce é capaz de alcançar qualquer indivíduo no mundo, expandindo seu público-alvo e atingindo inúmeros consumidores. Além disso, por se tratar de uma modalidade virtual, você pode utilizar o Analytics para recolher informações sobre o comportamento de seus consumidores dentro do seu site. Outro aliado é o Marketing Digital que apresenta benefícios como:
- Auxílio na interação com o público;
- Aumento de engajamento;
- Gera mais vendas;
- Melhora a imagem da empresa;
- Gera vários Leads;
- Facilita o monitoramento dos resultados, entre outros.
As empresas adeptas ao E-commerce também podem se expandir com a integração em Marketplaces, como a Amazon, Mercado Livre, Ebay e muitos outros. Esse acordo auxilia muito no crescimento do E-commerce, junto com o crescimento tecnológico, e garante uma flexibilidade e um fluxo maior de consumidores.
Como estabelecer uma estratégia de conteúdo?
Para garantir um E-commerce de qualidade, é necessário estabelecer alguns pontos para que o seu funcionamento aja de forma organizada e eficiente. E um desses pontos, se não o mais importante, é a estratégia de conteúdo, que ajuda a atrair o público, definir os produtos, auxiliar no engajamento, organizar a empresa em si. Confira abaixo como realizar esse passo importantíssimo:
- Defina o objetivo principal da empresa;
- Defina o público-alvo;
- Faça um estudo de persona, priorizando localização, idade, hobbies, etc;
- Tenha um Calendário Editorial, ele auxilia na organização do briefing da empresa;
- Classifique a produção do produto em áreas de design, edição, revisão e outras;
- Divulgue seu produto, em mídias pagas ou em canais orgânicos.
Pronto, agora é analisar os resultados obtidos e avaliar cada ação da empresa, verificando o que funcionou e o que não, além de pensar nos ajustes. Para isso é possível contar com ferramentas como KPIs (do inglês, Indicador-chave de Desempenho) e métricas, sendo elas:
- Taxa de Rejeição: analisa a quantidade de usuários que entraram e saíram do site sem realizar nenhuma ação;
- Taxa de Conversão: mede a porcentagem de Leads que viraram consumidores;
- Origem do Tráfego: indica a origem do tráfego, que pode ser via redes sociais;
- CTR: é a taxa de cliques;
- CPL: mede o custo por Lead. É um dos KPIs mais importantes;
- CPC: refere-se ao custo por cliques;
- CAC: mede o custo de aquisição de clientes novos;
- ROI: é o retorno e resultado de um investimento realizado;
- Número de Leads: analisa os visitantes que possuem potencial de virarem consumidores fixos.
Para utilizar essas ferramentas efetivamente é necessário muito comprometimento e comunicação entre os membros da empresa. É preciso ser verificável, mensurável e ter objetividade, além de ser essencial o consenso em relação ao objetivo e às estratégias que serão utilizadas.
5 Dicas de estratégias de conteúdo para seu e-commerce
Além de traçar técnicas para fomentar o marketing de conteúdo, é importante enriquecê-la com dicas e informações sobre o comércio digital, para assim ter auxílio na caminhada de sucesso e nas realizações de objetivos. Existem inúmeras formas de se criar um e-commerce, basta ir atrás de informações e saber usá-las.
As estratégias são o fator mais importante para qualquer empresa, pois assim, com planejamento, você consegue alcançar melhores resultados em todas as áreas. Confira abaixo algumas dicas para entender melhor as estratégias, como defini-las e como administrar seu E-commerce de forma inteligente e eficiente, para alcançar o sucesso.
1. Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma tática muito eficaz que garante confiança e gera uma comunicação direta com o público. É uma tática de baixo orçamento, mas que precisa de criatividade e dedicação, e seu resultado não é instantâneo, mas é muito valioso e fortalece a base de clientes.
É uma estratégia que visa a criação e propagação de produtos, como artigos e ebooks, e sua principal característica é o fato de que sua função é atrair, influenciar e/ou informar o público, e não vender o produto em si. A empresa que utiliza do Marketing de Conteúdo anuncia seus produtos com base no que seus clientes precisam.
2. Marketing de Mídia Social
As mídias sociais são ótimas para promover produtos e criar um relacionamento direto com o público-alvo. Elas auxiliam na análise de insights, engajam seguidores, compartilham anúncios e claro, tudo isso com conteúdos de qualidade. Além de promover o produto, o marketing de mídia social também deve educar e interagir com o público que o consome ou que deseja consumir.
É importante definir qual o público-alvo para assim definir qual mídia social usar, pois cada mídia possui um público diferente, e vale ressaltar também que é necessário utilizar o perfil em versão empresarial, pois essa versão auxilia no engajamento da empresa com os clientes. Além disso, há também o Marketing de Influência e de Afiliados, que também auxiliam bastante a empresa a crescer.
3. SEO
SEO é a otimização para mecanismos de pesquisa, ou seja, essa estratégia aumenta a visibilidade de uma empresa através dos mecanismos de pesquisa, e é a estratégia mais comum para quem possui um E-commerce. O SEO trabalha de acordo com o algoritmo de cada pessoa, podendo assim analisar suas preferências e apontar os melhores produtos para cada pessoa em específico.
O SEO movimenta todo o tráfego orgânico diretamente para a sua empresa online, o que aumenta as conversões, vendas e engajamento. Os mecanismos de pesquisa operam de acordo com a experiência do usuário, então é importante otimizar o site, além de operar com a relevância do produto e a autoridade da empresa, pois esse mecanismo recomenda apenas sites confiáveis.
4. Personalização da Experiência da Compra
Personalizar a experiência de compra do público é capaz de garantir a satisfação do cliente e aumentar as vendas em até 10%. Uma das formas de personalizar é criando questionários que recomendam os produtos perfeitos para cada cliente dependendo das respostas, e é uma forma de interagir com o público direto no site.
Além disso, é interessante enriquecer o layout do site, com bate-papo como recurso de ajuda, com a criação de listas de desejos e até com conteúdos educacionais sobre como usar seus produtos ou vídeos de unboxing, por exemplo. Muitas empresas são adeptas aos conteúdos educacionais em seus sites, como é o caso da Nespresso, que utiliza de vídeos para apresentar seus produtos novos e como utilizá-los.
5. Descontos, Cupons e Ofertas
Pesquisas mostram que cerca de 94% dos clientes procuram ofertas, promoções e cupons no momento de fazer a compra, com isso sabemos que esses descontos chamam a atenção do público em geral. Dessa forma, é importante efetuar a criação de cupons e descontos na sua estratégia de marketing, pois ela garante o aumento de tráfego e de vendas.
Há também dados que comprovam que cerca de 93% do público tende a comprar mais itens quando o frete se torna gratuito. Portanto, em vendas maiores, é interessante oferecer frete grátis, cupons e até brindes aos clientes, dessa forma é possível limpar o estoque, aumentar o valor médio dos pedidos e conseguir clientes fixos que com certeza farão novas compras de vários produtos da sua empresa.
Resultados de uma boa estratégia de conteúdo em um E-commerce
O E-commerce é um comércio de crescimento constante, onde, em 2022, obteve um faturamento de 785% e não há indícios de diminuição ou estabilização. O maior faturamento de E-commerce no Brasil alcançou R$81 bilhões, de acordo com a Ebit Nielsen e a cada dia que passa vem se juntando novos clientes virtuais.
Se você possui uma empresa ou pensa em criar uma, amplie seus negócios com o E-commerce, será o melhor investimento para sua carreira. Esse comércio permite comodidade aos clientes, vendas ilimitadas, é de baixo custo e é o negócio do momento que veio para ficar, porém necessita de comprometimento. De acordo com o Statista e apresentado pela NuvemShop, as vendas no E-commerce em 2023 podem chegar a US$6,3 trilhões e apresentam dados de crescimento relevantes.
Para fazer parte dos dados e obter resultados com uma boa estratégia de conteúdo, basta seguir as nossas dicas e se informar cada vez mais sobre esse mercado digital de sucesso.
Agora que você possui as melhores dicas e conselhos, o que está esperando para criar seu E-commerce e começar a faturar? Seja o mais novo profissional na área de E-commerce seguindo as dicas do Jornal do Marketing!