O tráfego orgânico é uma das maneiras mais eficientes de impulsionar um negócio de e-commerce. Isso é crucial para atrair clientes em potencial, além de aumentar a visibilidade e, consequentemente, aumentar o volume de vendas.
Neste artigo, o Jornal do Marketing vai te mostrar quais são as estratégias que pode utilizar para obter tráfego orgânico, quais são os seus benefícios e qual a diferença dele e do tráfego pago – confira!
O que é o tráfego orgânico?
Tráfego orgânico é definido como o momento no qual um site ou blog obtém visitas por meio das redes sociais ou mecanismos de busca, sem pagar por isso. Isso significa que esse tipo de tráfego é espontâneo e não é necessário investir em campanhas de marketing, como os anúncios para que as pessoas visitem o site.
O tráfego orgânico é muito valorizado pelos criadores de conteúdo e gestores de lojas virtuais, pois ele indica que as pessoas estão em acesso no site por meio de pesquisas e de recomendações.
Imagine que um consumidor pesquisou no Google qual é o melhor Notebook para comprar esse ano e se deparou com muitas opções. As primeiras lojas que aparecem estão ali por terem utilizado estratégias de marketing e, por isso, se tornaram relevantes para os mecanismos de busca.
Diferença entre tráfego orgânico e pago
A diferença entre o tráfego pago e orgânico está na maneira como o usuário encontrou a sua página. Enquanto o tráfego orgânico requer um tempo e trabalho contínuo para obter resultados, o tráfego pago é imediato e não é considerado ‘’natural’’, pois tem origem em anúncios que estão lá após o pagamento.
Benefícios do tráfego orgânico para o e-commerce
O tráfego orgânico traz uma série de benefícios para os negócios do comércio eletrônico. Além do fato dele ser uma opção econômica por não exigir investimento, outros principais benefícios são:
- Visibilidade de marca;
- Resultados a longo prazo;
- Melhoria de experiência dos usuários;
- Credibilidade.
Essas são apenas alguns dos diversos benefícios do tráfego orgânico que é uma estratégia sólida e sustentável para o crescimento do e-commerce, que ajudam as empresas a construírem sua presença online. Empresas de grande porte como o IFood, investem em profissionais de marketing para aumentar a credibilidade da marca.
5 estratégias para impulsionar o tráfego orgânico do e-commerce
No marketing digital existem uma diversidade de estratégias para impulsionar o tráfego orgânico do e-commerce. Abaixo, listamos algumas das técnicas mais eficazes para o crescimento do seu negócio:
Otimização de SEO
O SEO é uma estratégia amplamente utilizada em sites e artigos de blog. Essa é uma alternativa indispensável para qualquer negócio online, pois traz resultados a longo prazo. O SEO é fundamental para ser notado na internet, por isso, deve ser prioridade em qualquer página.
Mídias sociais
As mídias sociais são as principais responsáveis pelo crescimento de negócios no e-commerce e são ferramentas poderosas no que se refere ao tráfego orgânico. As principais redes sociais utilizadas pelas empresas atualmente incluem Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia crucial para o reconhecimento de qualquer marca e principalmente para obter fluxo de tráfego de forma orgânica. Esses incluem artigos de blog, conteúdo para mídias sociais e e-mails.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das estratégias mais poderosas para empresas de e-commerce. Essa estratégia consiste no envio de e-mails personalizados para clientes em potencial. Esses e-mails podem conter algum conteúdo específico ou sugestões de produtos.
Conteúdo visual
Compartilhe conteúdo visual de qualidade para chamar a atenção do público. Para isso, você pode contratar designers profissionais ou criar seus designs gratuitamente no Canva, que oferece uma diversidade de fotos, elementos gráficos e fontes para utilizar.
Obter tráfego orgânico é um processo que requer tempo, adaptação e consistência. É necessário utilizar várias estratégias para entender quais delas valem a pena utilizar. Por isso, ao utilizar técnicas de marketing para impulsionar o tráfego espontâneo, é necessário mensurar dados para verificar quais precisam de ajustes ou estão em falha e precisam de alterações.