Imagens e fontes online seguras: veja algumas novas formas de verificar!

Sumário

Posts relacionados

Imagens e fontes online seguras: veja algumas novas formas de verificar!

Imagens e fontes online seguras: veja algumas novas formas de verificar!

Ter maneiras de verificar fontes online, seja em imagens ou em conteúdos escritos, é essencial para conseguir garantir o uso de informações de qualidade. Considerando a constante demanda por dados confiáveis, é indispensável conhecer várias maneiras diferentes para cumprir os objetivos da melhor forma possível.

Por isso, é interessante ter o entendimento completo de como avaliar fontes online através de ferramentas práticas e eficientes na sua proposta. Para auxiliar você, nós do Jornal do Marketing separamos 3 ferramentas muito recomendadas pelos usuários!

Search Generative Experience

O Search Generative Experience (SGE) é uma das fontes online mais interessantes justamente por fornecer uma interface de pesquisa produzida pelo Google. Através do SGE, você pode obter respostas mais adequadas à sua necessidade devido ao fato da ferramenta tentar compreender as origens da pergunta, intenções de quem buscou e outros dados importantes da pesquisa.

Como funciona?

Basicamente, o funcionamento do SGE se baseia em inteligência artificial generativa que oferece de maneira organizada as respostas acima dos primeiros resultados de busca. Junto a isso, a ferramenta também possibilita ao usuário realizar perguntas e receber as respostas praticamente de maneira instantânea.

Para ativar o SGE, você deve acessar o navegador Google Chrome e garantir que o login tenha sido feito sem o modo de navegação anônima. Após isso, abra uma nova guia e, depois de estar nela, clique no ícone que leva ao Google Labs e busque o ícone do SGE, ativando-o em sequência.

Qual a melhor maneira de utilizar fontes online?

A melhor forma de usar o SGE é através das pesquisas por determinado assunto para que seja gerado um texto com todas as informações necessárias para aquela busca. Vale mencionar que a ferramenta permite que o usuário ouça o material caso não deseje realizar a leitura.

Qual a melhor maneira de utilizar?
Fonte/Reprodução: original.

Vale comentar que a ferramenta segue com atualizações periódicas que cada vez mais objetivam potencializar a capacidade de atuação do recurso. Por isso, é preciso manter-se atualizado a respeito das mudanças a fim de retirar o maior proveito do SGE!

Vantagens da ferramenta

A primeira vantagem observada é o fornecimento de resultados cada vez mais relevantes. Devido a sua característica de tentar compreender o contexto pelo qual a pergunta foi realizada, o SGE consegue fornecer respostas mais precisas e com alto grau de qualidade.

Outro ponto muito importante é a praticidade, já que os resultados com essa ferramenta estarão acima dos primeiros endereços que também falam a respeito do conteúdo. Isso, por sua vez, pode auxiliar o leitor a criar uma noção mais adequada a respeito do conteúdo pesquisado, mesmo que não se aprofunde nas buscas em outros sites.

Por fim, o SGE permite que o usuário construa toda a sua pesquisa em forma de diálogo. Através desse formato, a pessoa se sente em uma consulta com um assistente que fornece respostas extremamente precisas e completas para satisfazerem as necessidades daquela conversa. 

Muitos donos de blog, entretanto, acabam por temer que os resultados orgânicos caiam bastante, já que a ferramenta oferecerá respostas aos usuários, fator esse que pouparia o trabalho deles buscarem em um local na web. Por conta disso, é importante conhecer maneiras adequadas para que seu blog ofereça os resultados desejados, assunto este que você pode absorver adequadamente no Jornal do Marketing.

Fact Check Explorer

O Fact Check é uma das fontes online que é a escolha ideal para garantir que as notícias lidas são verdadeiras. Com essa segurança, o leitor pode formar opiniões em base de fatos mais precisos e evitar a propagação de fake news. Através do julgamento de várias fontes confiáveis, essa ferramenta é essencial para te proteger de notícias falsas!

Quais são as funcionalidades?

A principal funcionalidade do Fact Check é juntar vários conteúdos já verificados por diversas organizações competentes. Por contar com o ClaimReview, componente muito importante do protocolo HTML, a ferramenta apresenta bastante eficácia em checar publicações já tidas como checagem na internet. 

Como usar?

O uso do Fact Check se dá, basicamente, através da barra de pesquisa principal que ele disponibiliza. Nela, você pode digitar por palavras-chave que remetem a determinado conteúdo para que a busca por postagens verificadas seja realizada.

Após fazer a pesquisa, a ferramenta te mostrará a quantidade de resultados encontrados de acordo com o filtro aplicado para a busca. Nas notícias, por sua vez, você saberá o título do conteúdo, a avaliação recebida e o site responsável pelo julgamento.

Benefícios do Fact Check Explorer

Os principais benefícios do Fact Check Explorer envolvem as vantagens de se ter uma maneira confiável de julgar a veracidade das informações. Portanto, o primeiro destaque vai para a confiabilidade dos dados estudados, o que permite a formação de opiniões mais precisas e proveitosas.

Este primeiro ponto é indispensável para profissionais que lidam diariamente com a criação de conteúdos de qualidade como repórteres, acadêmicos e outros interessados. Através dessa capacidade de reunir boas quantidades de conteúdos verificados, os trabalhos dos profissionais terão maiores probabilidades de possuírem informações verdadeiras.

Também existe a possibilidade de ver vários sites diferentes que rebatem a mesma notícia falsa. Além de contribuir para a bagagem intelectual do usuário, essa vantagem ajuda muito a observar os padrões repetidos pelas fake news, facilitando bastante a identificação de outras que possam surgir no futuro.

Por último, o Fact Check permite que você compreenda quais são as fake news mais divulgadas a respeito do assunto pesquisado. A partir disso, é possível saber quais são os argumentos falsos que podem aparecer no momento presente ou no futuro caso a notícia se espalhe com muita força.

About this image

O About This Image é uma das fontes online mais interessantes para verificar a credibilidade das imagens. Para realizar essa tarefa, a ferramenta apresenta diversas funcionalidades aperfeiçoadas constantemente a fim de oferecer maior precisão nas análises. Portanto, cabe entendê-las adequadamente para bom uso do recurso!

O que essa ferramenta consegue fazer?

A primeira função do About This Image é fornecer o histórico de imagens. Através disso, você consegue verificar se aquela imagem ou suas semelhantes já foram utilizadas em alguma página da web e em outras fontes online antes. 

O que essa ferramenta consegue fazer?
Fonte/Reprodução: original.

A ferramenta também permite o usuário compreender a maneira com a qual outras fontes online utilizam aquela imagem. Isso significa que ele saberá o que foi descrito daquelas fotos por diversas fontes (inclusive as verificadoras de fatos), permitindo assim a obtenção de mais informações a respeito do conteúdo.

Para fechar, ela também oferece os metadados acrescentados pelos responsáveis daquela imagem, como os criadores e editores, por exemplo. Quando essas informações forem disponibilizadas, é possível conhecer até mesmo campos que determinam se aquela foto foi gerada por Inteligência Artificial, para se ter noção da importância dessa funcionalidade.

Como mexer?

O uso do About This Image é bem simples, já que basta acessar uma imagem no Google, através do celular, tocar nos três pontos e clicar na opção com nome da ferramenta. Informações sobre o histórico da imagem aparecerão logo acima e conforme você explorar a aba aparecerão todas as funcionalidades citadas anteriormente.

Quais são as vantagens?

Ter acesso ao About This Image já fornece como vantagem principal o combate a fake news. Para os que trabalham contra as notícias falsas, por exemplo, é possível utilizar a função de histórico da ferramenta para saber informações sobre as origens da foto e, notar se ela foi tirada de contexto para ser utilizada em algumas fontes online duvidosas.

Ainda com base no combate às fake news, a ferramenta permite observar se há credibilidade naquela imagem. Com a observação cuidadosa dos metadados e, junto a isso, com o estudo de como os outros sites utilizaram, você é capaz de ver se a foto foi gerada por I.A., o que evita acreditar em imagens enganosas.

No fim, é perceptível como as fontes online são extremamente importantes para garantir um trabalho adequado dentro do marketing. Pelas características desses mecanismos, é muito importante ter acesso a materiais de qualidade para que as ferramentas sejam utilizadas adequadamente para o contexto do seu marketing.

Todos esses conteúdos capazes de transformar completamente a forma com a qual você trata com o marketing estão no Jornal do Marketing. Conheça outros artigos de extrema competência e mude completamente o cenário de suas estratégias!